Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A utilização do CRM nas organizações tem como objetivos específicos

I – gerenciar relacionamentos com os clientes.

II – padronizar ofertas para todos os clientes.

III – coordenar as comunicações em cada ponto de contato com o cliente.

IV – capturar e analisar as informações de diferentes canais de comunicação.

V – monitorar o ambiente externo à organização.

Estão corretos, APENAS, os objetivos específicos indicados em

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

Segundo Paul Conway (2001), em “Preservação no universo digital”, publicado pelo projeto cooperativo Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos, quatro conceitos descrevem o contexto para ação de preservação: custódia, importância social, estrutura e cooperação. Este último conceito é bem conhecido de bibliotecários que dispõem de poucos recursos e enfrentam dificuldades para selecionar os artefatos culturais que consideram valiosos, submetendo-se a critérios que nem sempre atendem à missão de suas bibliotecas. Nesse aspecto, a abordagem de cooperação mais reivindicada pelos bibliotecários e recomendada na literatura é a

  • A. hierarquizada ou conforme os recursos.
  • B. nacional ou de interesse coletivo.
  • C. internacional ou de interesse mundial.
  • D. centralizada ou geral.
  • E. regional ou entre pares.

As estratégias recentes de gerenciamento de preservação consideram que uma ação de preservação deverá ser aplicada a um item, com o objetivo de

  • A. torná-lo disponível para uso.
  • B. atribuir-lhe condições de acesso digital.
  • C. intensificar sua importância funcional.
  • D. reconhecer seu valor patrimonial.
  • E. garantir sua integridade material.

  • A. estrutura de um sistema de comunicação científica e tecnológica, resultante da interseção das leis de Bradford, Lotka e Zipf.
  • B. padronização de distribuição das leis e dos princípios bibliométricos de uma determinada área de pesquisa em sistemas de informação e comunicação.
  • C. três principais leis bibliométricas, seus respectivos focos de estudo e suas relações com os sistemas de informação e comunicação científica e tecnológica.
  • D. leis e os princípios empíricos da organização do conhecimento e suas relações com a informação e a comunicação científica e tecnológica.
  • E. teorias que compõem o corpo teórico da gestão do conhecimento, considerado no âmbito de sistemas de informação e comunicação.

O indicador bibliométrico que reflete o grau de aceitação de uma revista por outras, isto é, número de citações de artigos publicados pela revista em análise em outras revistas do mesmo campo, denomina-se índice de

  • A. concentração.
  • B. sobrecidade.
  • C. afinidade.
  • D. conteúdo.
  • E. imediação.

Nos sistemas de indexação pós-coordenados, a combinação dos termos é feita no momento da recuperação da informação, podendo ser os termos combinados entre si de qualquer forma.

PORQUE

Na combinação dos termos, nos sistemas de indexação pós-coordenados, preserva-se a multidimensionalidade das relações entre os termos, sendo a todo termo atribuído peso igual.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

  • A.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

  • B.

    as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

  • C.

    a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

  • D.

    a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

  • E.

    as duas afirmações são falsas.

Dentre os processos de gestão do conhecimento, aquele que garante a recuperação rápida, fácil e correta do conhecimento é

  • A. captura.
  • B. aplicação.
  • C. identificação.
  • D. acesso e distribuição.
  • E. organização e armazenagem.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Bibliotecário, em relação a usuários e clientes, o bibliotecário deve

  • A.

    orientar a técnica da pesquisa e a normalização do trabalho intelectual, de acordo com suas competências.

  • B.

    zelar pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento da biblioteca a que está vinculado.

  • C.

    ser solidário, sem conivência com erros que venham a infringir a ética e as normas que regulam a profissão.

  • D.

    guardar sigilo no desempenho de suas atividades, independente de solicitação do usuário.

  • E.

    formular críticas e propostas com o fim de preservar o desempenho profissional.

Para obter maior conhecimento sobre os clientes de uma unidade de informação, quando estes estão em interação direta com o serviço de informação, em virtude das limitações das técnicas de observação direta, como alternativa disponível cita(m)-se

  • A. pesquisa de opinião.
  • B. conhecimento intuitivo.
  • C. sondagens.
  • D. grupos de foco.
  • E. entrevistas.

Com base na CDU – 2ª edição padrão internacional em língua portuguesa, associe as tabelas auxiliares com suas características.

As associações corretas são:

  • A.

    I - P , II - S , III - R , IV - T

  • B.

    I - Q , II - P , III - T , IV - S

  • C.

    I - R , II - Q , III - S , IV - P

  • D.

    I - S , II - T , III - P , IV - R

  • E.

    I - T , II - R , III - P , IV - Q

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