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Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na elaboração de projetos, o quadro que indica os recursos necessários para sua execução especificados por item, elemento ou categoria de despesa e por origem dos recursos é conhecido como
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O Comitê Técnico de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas fixa as condições exigíveis para uma série de práticas relativas a bibliotecas e centros de documentação e informação, entre as quais estão as normas para
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para a redação de resumos, a NBR 6028 da ABNT recomenda que se deve
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A ementa jurisprudencial está relacionada ao conceito de
Neusa Dias de Macedo afirma que o serviço de referência e informação
se constitui no momento em que o acervo informacional se transforma em acervo documental.
tem, entre suas linhas de atividades, os estudos de comunidade.
deve se valer de metodologias dos outros setores da biblioteca, uma vez que não as possui de maneira específica.
tem, na figura do usuário, o principal interpretador do acervo.
visa melhor canalizar o fluxo final da informação e otimizar o seu uso.
O termo reference work, traduzido no Brasil por serviço de referência,
surge, pela primeira vez, em 1891 no índice da Library Journal.
foi cunhado em 1925 por Melvil Dewey.
foi criado para atender necessidades das bibliotecas universitárias implantadas em meados do século XX.
aparece em 1835, vinculado às concepções básicas dos estudos de usuários.
foi empregado por Paul Otlet, em 1910, a partir de suas propostas para a documentação.
Acompanhando as concepções de Nice Figueiredo, é possível afirmar que
o processo de referência envolve uma confrontação face a face entre bibliotecário e usuário.
a entrevista de referência, nas etapas do atendimento ao usuário, faz parte da estratégia de busca.
o aspecto mais estudado do atendimento do serviço de referência é a seleção da questão apresentada pelo usuário.
vários estudos de usuários apontam que os cientistas, na busca por informação, preferem inicialmente visitar uma pessoa próxima, com notório saber.
suas idéias, em relação ao processo de referência, baseiam-se nos pressupostos de L. Shores.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A expressão acima apresenta a sintaxe típica de uma linguagem de indexação
pré-coordenada.
pós-coordenada.
automática.
facetada.
em cadeia.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O uso das linguagens pós-coordenadas apresenta algumas vantagens em relação a outras linguagens de indexação, entre as quais
uma grande consistência, porque os termos são relacionados no momento da indexação.
uma maior precisão, pois é possível recuperar itens especificamente sobre um tópico.
o fato de usar termos compostos, o que ajuda a definir a busca com maior exatidão.
a liberdade de combinar termos autorizados que são relevantes para a pesquisa.
uma maior revocação, pois é possível recuperar um grande número de documentos.
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