Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Entre os fatores que mais interferem na gestão de pessoas em unidades de informação, é correto mencionar

  • A. as características da equipe funcional.
  • B. a cultura organizacional.
  • C. O treinamento em serviço.
  • D. as características dos clientes.
  • E. os programas de incentivo.

Na elaboração de projetos, o quadro que indica os recursos necessários para sua execução especificados por item, elemento ou categoria de despesa e por origem dos recursos é conhecido como

  • A. fluxograma.
  • B. plano de metas.
  • C. cronograma de investimentos.
  • D. orçamento.
  • E. previsão de financiamento.

O Comitê Técnico de Informação e Documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas fixa as condições exigíveis para uma série de práticas relativas a bibliotecas e centros de documentação e informação, entre as quais estão as normas para

  • A. bases de dados.
  • B. classificação de livros.
  • C. aquisição de materiais.
  • D. serviço de referência.
  • E. projetos de pesquisa.

Para a redação de resumos, a NBR 6028 da ABNT recomenda que se deve

  • A. indicar a abordagem ou categoria do documento, como estudo, pesquisa etc.
  • B. dar preferência ao uso da primeira pessoa do plural e do verbo na voz ativa.
  • C. empregar parágrafos separados para cada item ou assunto abordado.
  • D. destacar o objetivo e o assunto do original mesmo que evidentes em seu título.
  • E. enumerar os tópicos tratados na mesma ordem em que aparecem no original.

A ementa jurisprudencial está relacionada ao conceito de

  • A. índice, uma vez que enumera soluções dadas pelos tribunais a questões do direito.
  • B. resumo, pois oferece uma idéia geral do que o pronunciamento judicial contém.
  • C. tesauro, porque traz os termos autorizados para representar conceitos jurídicos.
  • D. repertório, devido ao fato de transcrever o inteiro teor do acórdão judicial.
  • E. coletânea, visto que é um conjunto de excertos de julgamentos e de decisões legais.

Neusa Dias de Macedo afirma que o serviço de referência e informação

  • a.

    se constitui no momento em que o acervo informacional se transforma em acervo documental.

  • b.

    tem, entre suas linhas de atividades, os estudos de comunidade.

  • c.

    deve se valer de metodologias dos outros setores da biblioteca, uma vez que não as possui de maneira específica.

  • d.

    tem, na figura do usuário, o principal interpretador do acervo.

  • e.

    visa melhor canalizar o fluxo final da informação e otimizar o seu uso.

O termo reference work, traduzido no Brasil por serviço de referência,

  • a.

    surge, pela primeira vez, em 1891 no índice da Library Journal.

  • b.

    foi cunhado em 1925 por Melvil Dewey.

  • c.

    foi criado para atender necessidades das bibliotecas universitárias implantadas em meados do século XX.

  • d.

    aparece em 1835, vinculado às concepções básicas dos estudos de usuários.

  • e.

    foi empregado por Paul Otlet, em 1910, a partir de suas propostas para a documentação.

Acompanhando as concepções de Nice Figueiredo, é possível afirmar que

  • a.

    o processo de referência envolve uma confrontação face a face entre bibliotecário e usuário.

  • b.

    a entrevista de referência, nas etapas do atendimento ao usuário, faz parte da estratégia de busca.

  • c.

    o aspecto mais estudado do atendimento do serviço de referência é a seleção da questão apresentada pelo usuário.

  • d.

    vários estudos de usuários apontam que os cientistas, na busca por informação, preferem inicialmente visitar uma pessoa próxima, com notório saber.

  • e.

    suas idéias, em relação ao processo de referência, baseiam-se nos pressupostos de L. Shores.

A expressão acima apresenta a sintaxe típica de uma linguagem de indexação

  • a.

    pré-coordenada.

  • b.

    pós-coordenada.

  • c.

    automática.

  • d.

    facetada.

  • e.

    em cadeia.

O uso das linguagens pós-coordenadas apresenta algumas vantagens em relação a outras linguagens de indexação, entre as quais

  • a.

    uma grande consistência, porque os termos são relacionados no momento da indexação.

  • b.

    uma maior precisão, pois é possível recuperar itens especificamente sobre um tópico.

  • c.

    o fato de usar termos compostos, o que ajuda a definir a busca com maior exatidão.

  • d.

    a liberdade de combinar termos autorizados que são relevantes para a pesquisa.

  • e.

    uma maior revocação, pois é possível recuperar um grande número de documentos.

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