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Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.
O texto acima é exemplo de resumo
objetivo.
indicativo.
crítico.
descritivo.
informativo.
Costuma-se afirmar que a informação é um recurso. Para a administração de unidades de informação,
Cansado, o aluno não consegue ficar atento durante toda a aula. Ouve palavras esparsas, proferidas pelo professor, como sense-making. Um colega, ao final da aula, diz que esta tinha como tema
o estudo de uso, período de 1940 a 1950.
o estudo de comunidade, propostas do início do século
o estudo de usuários, abordagens alternativas.
a educação de usuários, período intermediário − 1950-1965.
a caracterização de comunidades, primeiros estudos.
Fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. É dirigida aos sistemas de indexação nos quais os assuntos dos documentos são expressos de forma resumida. Esse é o objetivo da NBR
10719 / 1989
12676 / 1992
10520 / 2002
14724 / 2002
6022 / 2003
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.
O tipo de resumo, cujo exemplo vemos acima, tem por características
transcrever o objetivo da obra, elencando os temas tratados e avaliando a sua relevância para transmitir a sua essência ao leitor.
informar objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento, dispensando a consulta ao original.
destacar as principais idéias do autor da obra, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.
constituir uma sistematização de trechos significativos oriundos do documento original.
elencar os pontos principais do trabalho, sem incluir dados qualitativos e quantitativos, por isso, não dispensa a leitura do original.
O sucesso de um projeto em unidades de informação está diretamente relacionado com o conhecimento
A NBR 6032/1989 define regras para a abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas com o objetivo de
simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas; por exemplo: "não se abreviam palavras com menos de cinco letras".
normalizar as entradas principais de fichas catalográficas de publicações seriadas; por exemplo: "abrevia-se o tipo do periódico com uma letra maiúscula (Boletim = B)".
uniformizar a apresentação e a edição de publicações periódicas; por exemplo: "deve-se suprimir artigos, preposições e locuções similares nas notas de rodapé".
padronizar a descrição de periódicos e possibilitar uma recuperação eficaz; por exemplo: "abreviam-se substantivos com a primeira letra maiúscula e adjetivos em minúscula".
orientar o processo de produção editorial e facilitar o uso do periódico pelo usuário; por exemplo: "não se abreviam os títulos constituídos de uma só palavra".
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.
Na elaboração do resumo acima, o bibliotecário considerou certas recomendações em relação ao conteúdo e ao estilo, mas não observou outras. Entre as recomendações que não foram seguidas, podemos citar
a omissão de expressões introdutórias e o uso da voz ativa.
o emprego da terceira pessoa do singular e a concisão.
o uso de frases curtas e a supressão de redundâncias.
o emprego de frases na ordem direta e a precisão.
a preferência por frases afirmativas e a clareza.
Sobre a depredação de materiais em bibliotecas, Oswaldo F. Almeida Junior afirma que
Na década de 1990, vários textos discutiam a mudança de paradigma da biblioteconomia. A principal afirmação era a de que
os vários paradigmas voltados para a preservação se transformaram no paradigma da virtualidade.
o paradigma do acervo deu lugar ao paradigma da informação.
os paradigmas existentes se fundiram no paradigma da recuperação.
o paradigma da informação deu lugar ao paradigma do acervo.
o paradigma da recuperação cedeu espaço para o paradigma do acervo.
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