Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

O texto acima é exemplo de resumo

  • a.

    objetivo.

  • b.

    indicativo.

  • c.

    crítico.

  • d.

    descritivo.

  • e.

    informativo.

Costuma-se afirmar que a informação é um recurso. Para a administração de unidades de informação,

  • A. o seu valor não é afetado pelo uso.
  • B. deve estar disponível apenas para grupos específicos, por ser um recurso escasso.
  • C. tem valor e pode ser administrada como outros recursos.
  • D. não está sujeita a leis de oferta e demanda, sendo um recurso infinito.
  • E. independe das características do consumidor.

Cansado, o aluno não consegue ficar atento durante toda a aula. Ouve palavras esparsas, proferidas pelo professor, como sense-making. Um colega, ao final da aula, diz que esta tinha como tema

  • A.

    o estudo de uso, período de 1940 a 1950.

  • B.

    o estudo de comunidade, propostas do início do século

  • C.

    o estudo de usuários, abordagens alternativas.

  • D.

    a educação de usuários, período intermediário − 1950-1965.

  • E.

    a caracterização de comunidades, primeiros estudos.

Fixa as condições exigíveis para a prática normalizada do exame de documentos, da determinação de seus assuntos e da seleção de termos de indexação. É dirigida aos sistemas de indexação nos quais os assuntos dos documentos são expressos de forma resumida. Esse é o objetivo da NBR

  • A.

    10719 / 1989

  • B.

    12676 / 1992

  • C.

    10520 / 2002

  • D.

    14724 / 2002

  • E.

    6022 / 2003

As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

O tipo de resumo, cujo exemplo vemos acima, tem por características

  • a.

    transcrever o objetivo da obra, elencando os temas tratados e avaliando a sua relevância para transmitir a sua essência ao leitor.

  • b.

    informar objetivos, metodologia, resultados e conclusões do documento, dispensando a consulta ao original.

  • c.

    destacar as principais idéias do autor da obra, permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.

  • d.

    constituir uma sistematização de trechos significativos oriundos do documento original.

  • e.

    elencar os pontos principais do trabalho, sem incluir dados qualitativos e quantitativos, por isso, não dispensa a leitura do original.

O sucesso de um projeto em unidades de informação está diretamente relacionado com o conhecimento

  • A. da cultura organizacional e do prazo para sua execução.
  • B. dos recursos disponíveis e da área em que será realizado.
  • C. das implicações econômicas e da sistemática para implementação.
  • D. da realidade social e do contexto em que será aplicado.
  • E. dos benefícios a serem obtidos e do apoio da instituição mantenedora.

A NBR 6032/1989 define regras para a abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas com o objetivo de

  • A.

    simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas; por exemplo: "não se abreviam palavras com menos de cinco letras".

  • B.

    normalizar as entradas principais de fichas catalográficas de publicações seriadas; por exemplo: "abrevia-se o tipo do periódico com uma letra maiúscula (Boletim = B)".

  • C.

    uniformizar a apresentação e a edição de publicações periódicas; por exemplo: "deve-se suprimir artigos, preposições e locuções similares nas notas de rodapé".

  • D.

    padronizar a descrição de periódicos e possibilitar uma recuperação eficaz; por exemplo: "abreviam-se substantivos com a primeira letra maiúscula e adjetivos em minúscula".

  • E.

    orientar o processo de produção editorial e facilitar o uso do periódico pelo usuário; por exemplo: "não se abreviam os títulos constituídos de uma só palavra".

As questões de números 39 a 41 baseiam-se no texto abaixo.

Na elaboração do resumo acima, o bibliotecário considerou certas recomendações em relação ao conteúdo e ao estilo, mas não observou outras. Entre as recomendações que não foram seguidas, podemos citar

  • a.

    a omissão de expressões introdutórias e o uso da voz ativa.

  • b.

    o emprego da terceira pessoa do singular e a concisão.

  • c.

    o uso de frases curtas e a supressão de redundâncias.

  • d.

    o emprego de frases na ordem direta e a precisão.

  • e.

    a preferência por frases afirmativas e a clareza.

Sobre a depredação de materiais em bibliotecas, Oswaldo F. Almeida Junior afirma que

  • A. processos administrativos com punições severas para combater a depredação só ocasionam problemas ainda maiores.
  • B. esse problema é eterno e praticamente sem solução para as bibliotecas.
  • C. as campanhas educativas pouco adiantam, visto que são incapazes de implementar ações punitivas eficazes.
  • D. a transformação do livre acesso ao acervo em acesso fechado deve ser considerada entre as opções prioritárias no combate à depredação.
  • E. é preciso utilizar metodologias apropriadas para avaliar a eficácia das campanhas educativas em bibliotecas.

Na década de 1990, vários textos discutiam a mudança de paradigma da biblioteconomia. A principal afirmação era a de que

  • A.

    os vários paradigmas voltados para a preservação se transformaram no paradigma da virtualidade.

  • B.

    o paradigma do acervo deu lugar ao paradigma da informação.

  • C.

    os paradigmas existentes se fundiram no paradigma da recuperação.

  • D.

    o paradigma da informação deu lugar ao paradigma do acervo.

  • E.

    o paradigma da recuperação cedeu espaço para o paradigma do acervo.

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