Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A referência bibliográfica de legislação, de acordo com a NBR 6023/2002, terá como elementos essenciais

  • A.

    o número do ISBN, o título e a numeração.

  • B.

    a jurisdição, o número do ISBN e as notas.

  • C.

    a numeração, a data e as notas.

  • D.

    o título, a numeração e a data.

  • E.

    a data, a jurisdição e as notas.

“É ele impossibilitado de fazer uso do conteúdo existente na biblioteca. Isso ocorre devido a não possuir ele as habilidades necessárias para a apropriação das informações (estas em estado latente) acessíveis via mediação dos bibliotecários e dos produtos documentários disponíveis nas bibliotecas”.

O texto conceitua o

  • A.

    usuário em potencial.

  • B.

    não-usuário.

  • C.

    usuário real.

  • D.

    quase-usuário.

  • E.

    usuário possível.

A NBR 6023/2002 determina que "quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida

  • A.

    do tipo de participação, entre colchetes."

  • B.

    da abreviação, no singular, do tipo de participação, entre parênteses."

  • C.

    do tipo de participação, por extenso, entre colchetes."

  • D.

    da abreviação, no singular, do tipo de participação, entre colchetes."

  • E.

    do tipo de participação, por extenso, entre parênteses."

O Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação é um evento vinculado à

  • A.

    FEBAB.

  • B.

    ANCIB.

  • C.

    ABEBD.

  • D.

    ABECIN.

  • E.

    IFLA/LAC.

Na coleta de dados para realização do diagnóstico organizacional em unidades de informação, os bibliotecários podem utilizar o grupo focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, não-diretiva, desenvolvida para coletar dados e informações que reflitam opiniões, conhecimentos, percepções e preocupações de pequenos grupos sobre determinado assunto. Entre as vantagens dessa técnica está a de

  • A. ajudar a criar um ambiente em que as discussões fluem soltas.
  • B. ser de fácil organização e realização.
  • C. obter pronta cooperação do grupo desejado.
  • D. ser amplamente utilizada na área de ciência da informação.
  • E. prescindir da presença de qualquer tipo de moderador.

É possível afirmar, acompanhando a NBR 6023/2002, que

  • A.

    os títulos das séries e coleções serão indicados entre parênteses e separados da numeração, por vírgula. A numeração deve ser apresentada em algarismos arábicos.

  • B.

    devem ser incluídas notas com informações complementares − sempre que necessário à identificação da obra −, ao final da referência, com algum destaque tipográfico.

  • C.

    quando o documento for constituído de apenas uma unidade física, ou seja, um volume, indica-se o número total de páginas ou folhas, antecedido da abreviatura p. ou f.

  • D.

    quando a publicação não for paginada ou a numeração de páginas for irregular, não se indica esta característica.

  • E.

    quando houver duas editoras, indicam-se ambas, com seus respectivos locais (cidades). Se as editoras forem três ou mais, indica-se a primeira seguida da expressão "et al."

Entre as editoras que publicam livros na área da biblioteconomia é possível destacar a

  • A.

    Summus e a Loyola.

  • B.

    Thesaurus e a Ática.

  • C.

    Briquet de Lemos e a Summus.

  • D.

    Thesaurus e a Loyola.

  • E.

    Briquet de Lemos e a Polis.

Anualmente, as bibliotecas costumam realizar uma avaliação nas estatísticas de utilização de periódicos correntes, com o objetivo de

  • A. verificar o estado físico dos materiais, com vistas ao descarte e ao remanejamento.
  • B. cancelar aqueles títulos que não foram utilizados uma única vez.
  • C. retomar a assinatura de títulos que haviam sido cancelados anteriormente.
  • D. colher subsídios para tomada de decisões de renovação ou cancelamento das assinaturas.
  • E. identificar títulos que possibilitam formas alternativas de acesso.

Na gestão de unidades de informação, ao designar os membros da equipe para posições que impliquem contato direto com o cliente, os funcionários devem estar motivados e habilitados a

  • A. incutir no cliente o respeito às regras de comportamento estabelecidas pela instituição.
  • B. atender o cliente de acordo com as necessidades da unidade de informação.
  • C. fornecer um serviço que atenda às expectativas do cliente.
  • D. cumprir as normas estabelecidas.
  • E. determinar as prioridades de atendimento, independentemente de demandas.

"Uma combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e através da qualidade. O principal ingrediente dessa combinação é a contínua melhoria do desempenho, é a conquista e a manutenção da vantagem competitiva".

A definição acima, de autoria de Gregório Bouer, refere-se ao conceito de

  • A. Benchmarking.
  • B. Gestão Estratégica da Qualidade.
  • C. Controle Estatístico de Processos.
  • D. Gestão da Qualidade Total.
  • E. Conformidade.
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