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Na gestão de unidades de informação, é importante ter clara a diferença entre produtos e serviços. Nesse sentido, o profissional deve considerar que
Em serviços de informação, os indicadores são escolhidos
A implantação de processos de avaliação em unidades de informação que não estejam preocupadas com a qualidade de seus serviços e produtos e com a satisfação dos clientes demanda um esforço considerável e somente conseguirá
Neusa Dias de Macedo afirma que serviço de referência e informação "é o momento em que
O usuário chega à biblioteca, conversa com o bibliotecário e aguarda enquanto este vai ao acervo à procura de materiais para atender à questão formulada. Segundo Nice Figueiredo, o exemplo acima cumpriu quatro etapas do processo de referência, ou seja,
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Há várias fontes de informação na área de direito no Brasil. É possível citar, entre as que veiculam leis, decretos etc., o periódico
Lex.
Leis e Decretos.
Revista Brasileira de Direito.
Consolidação das Leis do Trabalho.
Panorama Jurídico Semanal.
Em muitas bibliotecas brasileiras, o pessoal menos capacitado é designado para atuar nas atividades de atendimento ao público. Isso, em última instância, evidencia
baixa prioridade dos serviços ao usuário.
falta de uma política de treinamento de pessoal.
gerência desatenta.
dificuldade na captação de recursos humanos apropriados.
falta de pessoal especializado para atendimento ao público.
Em uma máquina do tempo você retorna ao ano de 1876 e participa de um Congresso da ALA. O palestrante é Samuel Sweet Green. Antes mesmo do início da palestra, você sabe que ele vai apresentar uma proposta de
reserva de mercado para os bibliotecários norteamericanos.
metodologia para análise de necessidades do usuário.
avaliação holística da biblioteca.
criação de uma base de dados sobre biblioteconomia e documentação.
serviço formalizado de atendimento ao usuário.
O perfil de interesses informacionais aplicado a usuários de uma biblioteca especializada em direito detectou que cinco deles lêem sempre os novos fascículos de um determinado título de periódico. O bibliotecário elabora uma lista com os nomes dos usuários e, anexando-a a cada novo fascículo do periódico de interesse, encaminha-o para o primeiro usuário da lista. Solicita a este que, após o uso, envie o fascículo para o segundo da lista e assim por diante. Nesse caso, o bibliotecário implantou um serviço de empréstimo
sistematizado.
dirigido.
em rodízio.
encadeado.
apriorístico.
O usuário percorre as estantes de uma biblioteca que permite o livre acesso ao acervo. Depara-se casualmente com um livro que será útil para a pesquisa que realiza no momento. O processo que lhe permitiu encontrar esse livro é denominado, no jargão da biblioteca, como
aproximação.
occasional.
contextualidade.
browsing.
intervencionismo.
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