Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A documentação representa uma transformação em relação à biblioteconomia, ao deslocar o seu foco

  • A.

    da recuperação para o acesso à informação.

  • B.

    do acervo para a recuperação da informação.

  • C.

    do conteúdo dos documentos para a organização da informação.

  • D.

    da preservação do conhecimento registrado para o uso da informação.

  • E.

    da coleta e armazenamento para a transferência da informação.

Os bibliotecários de um centro de documentação desenvolveram um estudo com a finalidade de avaliar o uso da sua coleção de periódicos de direito com vistas a eventuais cortes de assinatura. Para isso, contabilizaram, durante um período de três meses, o número de consultas e de empréstimos desse material, anotando a edição e o ano de cada fascículo consultado. Esse estudo adotou uma abordagem

  • A.

    tradicional, pois é baseado em dados quantitativos.

  • B.

    alternativa, pois considera as necessidades da instituição.

  • C.

    cognitiva, pois está focado nos interesses do usuário da informação.

  • D.

    construtivista, pois trata a informação como um fenômeno objetivo.

  • E.

    sense-making, pois registra o ponto de vista dos usuários.

Em uma biblioteca especializada, o gerente determinou que todos os profissionais envolvidos com processamento técnico façam o revezamento com os profissionais de referência, realizando o atendimento aos usuários em um dos dias da semana. A medida foi implementada, trazendo benefícios aos serviços.

Neste caso, o princípio de administração que está direcionando essa atitude administrativa é o da

  • A.

    subordinação dos interesses individuais aos coletivos.

  • B.

    unidade de direção.

  • C.

    autoridade e responsabilidade.

  • D.

    ordem.

  • E.

    espírito de equipe.

Na literatura especializada, existem divergências quanto ao número de estágios da indexação, mas, em linhas gerais, esses estágios incluem as seguintes operações: análise, síntese e representação. A operação de síntese

  • A.

    verifica a especificidade dos termos atribuídos a um documento.

  • B.

    compreende a leitura do texto para identificação e seleção de conceitos.

  • C.

    está relacionada à elaboração de resumos.

  • D.

    é realizada com o uso de uma linguagem documentária.

  • E.

    envolve o exame de partes do documento, como sumário e introdução.

Considere as afirmativas abaixo.

I. Em uma situação normal das atividades de aquisição de materiais de informação, a modalidade que mais ocupa o tempo dos profissionais do setor é a doação.

II. As atividades de aquisição devem estar próximas, na estrutura organizacional, das atividades de seleção de materiais.

III. O selecionador muitas vezes não tem ideia muito clara sobre as dificuldades que podem existir para a aquisição de determinados materiais de informação.

IV. O manual de aquisição representa um valioso instrumento para orientação e integração de novos profissionais à equipe de trabalho.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Analise os seguintes critérios de seleção: características físicas, tratamento e conveniência. Eles pertencem, respectivamente, às categorias que abordam

  • A.

    adequação ao usuário, aspectos adicionais e conteúdo dos documentos.

  • B.

    conteúdo dos documentos, aspectos adicionais e adequação ao usuário.

  • C.

    aspectos adicionais, conteúdo dos documentos e adequação ao usuário.

  • D.

    conteúdo dos documentos, adequação ao usuário e aspectos adicionais.

  • E.

    aspectos adicionais, adequação ao usuário e conteúdo dos documentos.

Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento.

II. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

III. A avaliação é uma ocorrência isolada, que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais.

IV. O processo de escolha de prioridades, a alocação de recursos e a definição de métodos e processos técnicos e operacionais fornecem subsídios para a realização da avaliação.

V. Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

A norma técnica da ABNT para resumo estabelece, entre outras, as seguintes definições:

I. Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

II. Resumo indicativo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.

III. Resumo informativo: informa os pontos principais do documento, apresentando dados qualitativos e quantitativos, sem dispensar a consulta ao original.

É correto afirmar que o item

  • A.

    III está correto; por oferecer dados qualitativos, o resumo informativo também é chamado de crítico ou resenha.

  • B.

    II está correto; a ordem e a extensão do resumo dependem do tratamento que cada ponto recebe no documento original.

  • C.

    I está correto; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto.

  • D.

    III está incorreto; o resumo informativo é aquele redigido por especialistas, também denominado recensão.

  • E.

    II está incorreto; o resumo indicativo ressalta objetivo, método, resultados e conclusões, dispensando a consulta ao original.

As características das escolas de Administração Científica, Recursos Humanos e Estruturalista são, respectivamente,

  • A.

    o reconhecimento dos conflitos organizacionais, a múltipla abordagem da organização e a proposição de recompensas materiais e sociais.

  • B.

    o estudo de tempos e movimentos, a divisão do trabalho e a remuneração de acordo com a produção.

  • C.

    o controle do desenvolvimento do trabalho, a ênfase nos aspectos emocionais e a organização informal.

  • D.

    a proposição de recompensas não-materiais, o comportamento social dos trabalhadores e a importância do conteúdo dos cargos e tarefas.

  • E.

    a organização racional do trabalho, o estudo de grupos informais e a burocracia.

Segundo Lancaster, a ...... refere-se comumente à atribuição de cabeçalhos de assuntos para representar o conteúdo total de itens bibliográficos inteiros (livros, relatórios, periódicos etc.) no catálogo das bibliotecas. A ...... é uma expressão usada de modo mais impreciso; refere-se à representação do conteúdo temático de partes de itens bibliográficos inteiros, como é o caso de um índice no final de um livro. [...] O fato é que a ......, em seu sentido mais amplo, permeia todas as atividades pertinentes ao armazenamento e recuperação da informação.

Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto são

  • A.

    catalogação de assuntos − indexação de assuntos − classificação.

  • B.

    catalogação descritiva − indexação alfabética − representação temática.

  • C.

    descrição bibliográfica − elaboração de índices − análise temática.

  • D.

    representação descritiva − análise conceitual − análise documentária.

  • E.

    representação do conteúdo − identificação de conceitos − linguagem documentária.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...