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A documentação representa uma transformação em relação à biblioteconomia, ao deslocar o seu foco
da recuperação para o acesso à informação.
do acervo para a recuperação da informação.
do conteúdo dos documentos para a organização da informação.
da preservação do conhecimento registrado para o uso da informação.
da coleta e armazenamento para a transferência da informação.
Os bibliotecários de um centro de documentação desenvolveram um estudo com a finalidade de avaliar o uso da sua coleção de periódicos de direito com vistas a eventuais cortes de assinatura. Para isso, contabilizaram, durante um período de três meses, o número de consultas e de empréstimos desse material, anotando a edição e o ano de cada fascículo consultado. Esse estudo adotou uma abordagem
tradicional, pois é baseado em dados quantitativos.
alternativa, pois considera as necessidades da instituição.
cognitiva, pois está focado nos interesses do usuário da informação.
construtivista, pois trata a informação como um fenômeno objetivo.
sense-making, pois registra o ponto de vista dos usuários.
Em uma biblioteca especializada, o gerente determinou que todos os profissionais envolvidos com processamento técnico façam o revezamento com os profissionais de referência, realizando o atendimento aos usuários em um dos dias da semana. A medida foi implementada, trazendo benefícios aos serviços.
Neste caso, o princípio de administração que está direcionando essa atitude administrativa é o dasubordinação dos interesses individuais aos coletivos.
unidade de direção.
autoridade e responsabilidade.
ordem.
espírito de equipe.
Na literatura especializada, existem divergências quanto ao número de estágios da indexação, mas, em linhas gerais, esses estágios incluem as seguintes operações: análise, síntese e representação. A operação de síntese
verifica a especificidade dos termos atribuídos a um documento.
compreende a leitura do texto para identificação e seleção de conceitos.
está relacionada à elaboração de resumos.
é realizada com o uso de uma linguagem documentária.
envolve o exame de partes do documento, como sumário e introdução.
Considere as afirmativas abaixo.
I. Em uma situação normal das atividades de aquisição de materiais de informação, a modalidade que mais ocupa o tempo dos profissionais do setor é a doação. II. As atividades de aquisição devem estar próximas, na estrutura organizacional, das atividades de seleção de materiais. III. O selecionador muitas vezes não tem ideia muito clara sobre as dificuldades que podem existir para a aquisição de determinados materiais de informação. IV. O manual de aquisição representa um valioso instrumento para orientação e integração de novos profissionais à equipe de trabalho. Está correto o que se afirma APENAS emI e III.
II, III e IV.
I, II e IV.
II e III.
I, III e IV.
Analise os seguintes critérios de seleção: características físicas, tratamento e conveniência. Eles pertencem, respectivamente, às categorias que abordam
adequação ao usuário, aspectos adicionais e conteúdo dos documentos.
conteúdo dos documentos, aspectos adicionais e adequação ao usuário.
aspectos adicionais, conteúdo dos documentos e adequação ao usuário.
conteúdo dos documentos, adequação ao usuário e aspectos adicionais.
aspectos adicionais, adequação ao usuário e conteúdo dos documentos.
Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:
I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente, para servir de subsídio ao planejamento.
II. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.
III. A avaliação é uma ocorrência isolada, que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais.
IV. O processo de escolha de prioridades, a alocação de recursos e a definição de métodos e processos técnicos e operacionais fornecem subsídios para a realização da avaliação.
V. Avaliar é atribuir valor, julgar mérito e relevância e medir o grau de eficiência e eficácia e o impacto causado pelas ações de determinada organização ou pela implementação de políticas, programas e projetos de informação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e V.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
A norma técnica da ABNT para resumo estabelece, entre outras, as seguintes definições:
I. Palavra-chave: palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado. II. Resumo indicativo: apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento. III. Resumo informativo: informa os pontos principais do documento, apresentando dados qualitativos e quantitativos, sem dispensar a consulta ao original. É correto afirmar que o itemIII está correto; por oferecer dados qualitativos, o resumo informativo também é chamado de crítico ou resenha.
II está correto; a ordem e a extensão do resumo dependem do tratamento que cada ponto recebe no documento original.
I está correto; as palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, separadas e finalizadas por ponto.
III está incorreto; o resumo informativo é aquele redigido por especialistas, também denominado recensão.
II está incorreto; o resumo indicativo ressalta objetivo, método, resultados e conclusões, dispensando a consulta ao original.
As características das escolas de Administração Científica, Recursos Humanos e Estruturalista são, respectivamente,
o reconhecimento dos conflitos organizacionais, a múltipla abordagem da organização e a proposição de recompensas materiais e sociais.
o estudo de tempos e movimentos, a divisão do trabalho e a remuneração de acordo com a produção.
o controle do desenvolvimento do trabalho, a ênfase nos aspectos emocionais e a organização informal.
a proposição de recompensas não-materiais, o comportamento social dos trabalhadores e a importância do conteúdo dos cargos e tarefas.
a organização racional do trabalho, o estudo de grupos informais e a burocracia.
Segundo Lancaster, a ...... refere-se comumente à atribuição de cabeçalhos de assuntos para representar o conteúdo total de itens bibliográficos inteiros (livros, relatórios, periódicos etc.) no catálogo das bibliotecas. A ...... é uma expressão usada de modo mais impreciso; refere-se à representação do conteúdo temático de partes de itens bibliográficos inteiros, como é o caso de um índice no final de um livro. [...] O fato é que a ......, em seu sentido mais amplo, permeia todas as atividades pertinentes ao armazenamento e recuperação da informação.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas do texto sãocatalogação de assuntos − indexação de assuntos − classificação.
catalogação descritiva − indexação alfabética − representação temática.
descrição bibliográfica − elaboração de índices − análise temática.
representação descritiva − análise conceitual − análise documentária.
representação do conteúdo − identificação de conceitos − linguagem documentária.
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