Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O formato MARC para dados bibliográficos é padronizado em três níveis: estrutura, designação de conteúdo e conteúdo. É correto afirmar que

  • A.

    a designação de conteúdo é baseada em normas externas como ISBD ou AACR2.

  • B.

    a estrutura do formato tem como padrão a norma Z39.2 e sua equivalente ISO 2709.

  • C.

    o conteúdo é definido por códigos para identificar os dados bibliográficos propriamente ditos.

  • D.

    o formato é destinado à codificação de informações bibliográficas de documentos textuais.

  • E.

    o registro é composto de três elementos principais: campos de dados, indicadores e delimitadores.

Tatiara Paranhos Guimarães e Cristine Coutinho Marcial apresentaram, no XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o trabalho intitulado “Metodologia de elaboração do guia de bibliotecas da 1a Região”. O evento, organizado pelo Consórcio CRUESP Bibliotecas, foi realizado na cidade de São Paulo, SP, de 10 a 14 de novembro de 2008. O trabalho, com 10 páginas, foi publicado nos Anais do evento, disponibilizados na Internet, no endereço http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2492.pdf, simultaneamente ao Congresso. O trabalho foi consultado online às 14hs e 53 min. do dia 9 de julho de 2013.

Segundo a NBR 6023, a referência a este trabalho é:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Observe as notações da Classificação Decimal Universal (CDU) que seguem:

I. 34(410.5)3.21 Direito-Escócia-Direito penal.

II. 343.21(410.5) Direito penal-Escócia.

É correto afirmar que

  • A.

    as notações são exemplo, respectivamente, da classificação facetada e da classificação enumerativa (ou hierárquica) que ainda convivem dentro do sistema.

  • B.

    a notação I corresponde à ordem de arquivamento, enquanto a notação II é fruto da aplicação da ordem de citação, ambas reciprocamente opostas e complementares.

  • C.

    apenas a notação II está correta, já que, na notação I, o auxiliar de lugar está intercalado de maneira irregular, quebrando a sintaxe natural do número principal.

  • D.

    ambas as notações são o resultado da combinação de dois números retirados das Tabelas Principais, caracterizando a utilização do mecanismo de síntese.

  • E.

    é possível criar duas notações corretas, embora diferentes, para o mesmo conceito composto, considerando que não há regras fixas para a combinação de facetas.

Na CDU, todos os aspectos relativos a um assunto aparecem reunidos em um lugar:

  • A.

    Tabelas Auxiliares.

  • B.

    Tabelas Principais.

  • C.

    Índice Alfabético.

  • D.

    Sumário Hierárquico.

  • E.

    Tabela Sistemática.

Para a classificação de assuntos compostos ou sínteses, a CDU faz uso de sinais, entre os quais, os símbolos da Tabela Ia, que ampliam, ao contrário de limitar, o significado de um número. São eles:

I. O sinal de coordenação + (adição).

II. O sinal de extensão / (barra oblíqua).

III. O sinal de relação : (dois pontos).

É correto afirmar que

  • A.

    os três sinais compõem a Tabela Ia; na formação de um número composto, devem figurar na mesma ordem em que aparecem na tabela.

  • B.

    apenas os sinais + e : pertencem à Tabela Ia; seu uso permite a inversão dos assuntos, gerando duas entradas para o mesmo documento.

  • C.

    apenas os sinais / e : integram a Tabela Ia; os números compostos que os contêm devem ser ordenados após a notação simples de igual valor.

  • D.

    apenas os sinais + e / fazem parte da Tabela Ia; na ordem de arquivamento, esses sinais devem preceder o próprio número simples.

  • E.

    nenhum dos sinais forma a Tabela Ia; essa tabela é constituída pelos sinais de subagrupamento [ ] (colchetes) e ordenação :: (dois pontos duplos).

Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na NBR 6029 e as definições a eles relacionadas:

I. Caderno.

II. Série.

III. Colofão.

IV. Encarte.

a. Folha impressa, anverso e verso, que, depois de dobrada, resulta em 4, 8, 16, 32 ou 64 páginas.

b. Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

c. Conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.

d. Folha ou caderno, em geral de papel ou formato diferente, contendo ou não ilustrações, intercalado no miolo, sem ser incluído na numeração.

A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é

  • A. Ib, IIa, IIId, IVc.
  • B. Ia, IIc, IIIb, IVd.
  • C. Id, IIb, IIIc, IVa.
  • D. Ic, IId, IIIa, IVb.
  • E. Ia, IIb, IIIc, IVd.

A terminologia “bibliographic utility” é compreendida no serviço de tratamento e/ou processamento técnico da biblioteca como:

  • A. a nova denominação para catálogo topográfico.
  • B. um software para reformatar registros bibliográficos importados.
  • C. o formulário configurado pelo bibliotecário para entrada de dados bibliográficos.
  • D. uma organização que distribui registros bibliográficos para bibliotecas.
  • E. um aplicativo complementar aos sistemas de automação de biblioteca para extração e registros bibliográficos.

Cabe ao gerente da biblioteca garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Ao fazer isso, ele está exercendo a função de

  • A. programação.
  • B. organização.
  • C. direção.
  • D. desenvolvimento de pessoal.
  • E. controle.

Quando se pensa em promoção da imagem organizacional da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois deve-se considerar que a imagem

  • A. corresponde àquilo que, em marketing, costuma ser definido como variável não controlada.
  • B. é fruto dos mecanismos de comunicação predominantes na sociedade.
  • C. é consequência do tipo de atividade desenvolvida pela unidade de informação.
  • D. depende da aplicação de políticas públicas favoráveis ao acesso à informação.
  • E. é produto da visão que o usuário tem a respeito dos serviços oferecidos.

Ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar a eficácia e a eficiência do acervo e dos serviços e produtos.

Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, essa definição refere-se

  • A. ao diagnóstico.
  • B. ao planejamento.
  • C. à avaliação.
  • D. ao padrão.
  • E. ao projeto.
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