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O formato MARC para dados bibliográficos é padronizado em três níveis: estrutura, designação de conteúdo e conteúdo. É correto afirmar que
a designação de conteúdo é baseada em normas externas como ISBD ou AACR2.
a estrutura do formato tem como padrão a norma Z39.2 e sua equivalente ISO 2709.
o conteúdo é definido por códigos para identificar os dados bibliográficos propriamente ditos.
o formato é destinado à codificação de informações bibliográficas de documentos textuais.
o registro é composto de três elementos principais: campos de dados, indicadores e delimitadores.
Tatiara Paranhos Guimarães e Cristine Coutinho Marcial apresentaram, no XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o trabalho intitulado Metodologia de elaboração do guia de bibliotecas da 1a Região. O evento, organizado pelo Consórcio CRUESP Bibliotecas, foi realizado na cidade de São Paulo, SP, de 10 a 14 de novembro de 2008. O trabalho, com 10 páginas, foi publicado nos Anais do evento, disponibilizados na Internet, no endereço http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2492.pdf, simultaneamente ao Congresso. O trabalho foi consultado online às 14hs e 53 min. do dia 9 de julho de 2013.
Segundo a NBR 6023, a referência a este trabalho é:Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Observe as notações da Classificação Decimal Universal (CDU) que seguem:
I. 34(410.5)3.21 Direito-Escócia-Direito penal. II. 343.21(410.5) Direito penal-Escócia. É correto afirmar queas notações são exemplo, respectivamente, da classificação facetada e da classificação enumerativa (ou hierárquica) que ainda convivem dentro do sistema.
a notação I corresponde à ordem de arquivamento, enquanto a notação II é fruto da aplicação da ordem de citação, ambas reciprocamente opostas e complementares.
apenas a notação II está correta, já que, na notação I, o auxiliar de lugar está intercalado de maneira irregular, quebrando a sintaxe natural do número principal.
ambas as notações são o resultado da combinação de dois números retirados das Tabelas Principais, caracterizando a utilização do mecanismo de síntese.
é possível criar duas notações corretas, embora diferentes, para o mesmo conceito composto, considerando que não há regras fixas para a combinação de facetas.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Na CDU, todos os aspectos relativos a um assunto aparecem reunidos em um lugar:
Tabelas Auxiliares.
Tabelas Principais.
Índice Alfabético.
Sumário Hierárquico.
Tabela Sistemática.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Para a classificação de assuntos compostos ou sínteses, a CDU faz uso de sinais, entre os quais, os símbolos da Tabela Ia, que ampliam, ao contrário de limitar, o significado de um número. São eles:
I. O sinal de coordenação + (adição). II. O sinal de extensão / (barra oblíqua). III. O sinal de relação : (dois pontos). É correto afirmar queos três sinais compõem a Tabela Ia; na formação de um número composto, devem figurar na mesma ordem em que aparecem na tabela.
apenas os sinais + e : pertencem à Tabela Ia; seu uso permite a inversão dos assuntos, gerando duas entradas para o mesmo documento.
apenas os sinais / e : integram a Tabela Ia; os números compostos que os contêm devem ser ordenados após a notação simples de igual valor.
apenas os sinais + e / fazem parte da Tabela Ia; na ordem de arquivamento, esses sinais devem preceder o próprio número simples.
nenhum dos sinais forma a Tabela Ia; essa tabela é constituída pelos sinais de subagrupamento [ ] (colchetes) e ordenação :: (dois pontos duplos).
Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na NBR 6029 e as definições a eles relacionadas:
I. Caderno.
II. Série.
III. Colofão.
IV. Encarte.
a. Folha impressa, anverso e verso, que, depois de dobrada, resulta em 4, 8, 16, 32 ou 64 páginas.
b. Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.
c. Conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.
d. Folha ou caderno, em geral de papel ou formato diferente, contendo ou não ilustrações, intercalado no miolo, sem ser incluído na numeração.
A ordenação correta dos conceitos com os termos adequados é
A terminologia bibliographic utility é compreendida no serviço de tratamento e/ou processamento técnico da biblioteca como:
Cabe ao gerente da biblioteca garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente. Ao fazer isso, ele está exercendo a função de
Biblioteconomia - Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Quando se pensa em promoção da imagem organizacional da unidade de informação, é correto afirmar que a mudança ou a fixação de imagem não é uma tarefa fácil, pois deve-se considerar que a imagem
Ferramenta que auxilia o bibliotecário a alcançar eficácia e eficiência organizacionais e a desenvolver estratégias para melhorar a eficácia e a eficiência do acervo e dos serviços e produtos.
Segundo Maria Christina Barbosa de Almeida, essa definição refere-se{TITLE}
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