Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Observe os dois agrupamentos abaixo. Eles referem-se, respectivamente, a termos utilizados na área de planejamento de serviços de informação e suas características:

I. Metas.

II. Objetivos.

III. Políticas.

IV. Regras.

a. Devem ser expressas com clareza, iniciadas por um verbo de ação e ser mensuráveis, mutáveis e ter tempo definido.

b. Devem expressar intenções que levem ao cumprimento da missão da organização.

c. Constituem comandos diretos e objetivos de curso de ação a seguir.

d. Permitem decidir questões previamente, evitando repetição de análises.

A ordenação correta dos termos com suas características é:

  • A. Ia, IIb, IIId, IVc.
  • B. Ib, IIa, IIIc, IVd.
  • C. Ic, IId, IIIa, IVb.
  • D. Id, IIa, IIIb, IVc.
  • E. Ia, IIb, IIIc, IVd.

Conforme apontavam especialistas do CLADES/CEPAL, há uma tendência quase mecânica em estabelecer determinado padrão de serviços e produtos de informação independentemente da diversidade da demanda, o que significa

  • A. indiferença em relação aos usuários desses serviços e produtos.
  • B. pouca preocupação com a aplicação dos recursos financeiros.
  • C. subestimação da capacidade de reação do usuário ao receber serviços e produtos de baixa qualidade.
  • D. incompetência para dimensionar a demanda por serviços e produtos.
  • E. desleixo na realização das atividades de planejamento.

Quanto aos padrões em serviços de informação, é correto afirmar que

  • A. os quantitativos são mais flexíveis e mais bem fundamentados.
  • B. os estabelecidos em outros países são úteis e geralmente adequados à realidade brasileira.
  • C. os qualitativos são mais sujeitos a alterações no tempo e no espaço.
  • D. sua fragilidade está ligada ao fato de muitas vezes serem gerados de maneira empírica.
  • E. são a mesma coisa que medidas de desempenho.

Segundo James Baughman, o planejamento da coleção é o

  • A. exame e julgamento da coleção em relação aos objetivos e propósitos estipulados para seu desenvolvimento.
  • B. processo de tornar os documentos acessíveis para uso.
  • C. projeto para a acumulação de documentos afins, de maneira predeterminada pelas necessidades, propósitos, objetivos e prioridades da biblioteca.
  • D. processo de identificação e escolha de títulos individuais para composição da coleção.
  • E. processo de localização, busca e garantia de posse (ou acesso) de itens definidos como de interesse para a coleção.

Ao selecionar um item para o acervo, o bibliotecário considerou como elementos positivos o fato de o texto entrar em detalhes suficientes sobre o assunto e cobrir todos os aspectos importantes de maneira satisfatória. Nesse caso, pode-se dizer que ele utilizou o critério de

  • A. autoridade.
  • B. autoridade.
  • C. imparcialidade.
  • D. precisão.
  • E. cobertura/tratamento.

Pressupõe o impulso de atividades cooperativas entre as bibliotecas partícipes, promovendo a administração central de bases de dados de publicações eletrônicas como parte de um sistema de bibliotecas compartilhado e visível por todos, irradiando facilidades de acesso. Trata-se

  • A. da gestão de documentos.
  • B. da aquisição cooperativa.
  • C. da gestão de conteúdos.
  • D. do repositório de publicações.
  • E. do consórcio de bibliotecas.

Para consultar um ato do Ministério Público da União, pode- se consultar o Diário da Justiça, na seção

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Observe os termos abaixo, incluídos por um bibliotecário em um vocabulário controlado na área de direito do trabalho.

COMISSÃO (ADMINISTRAÇÃO)

COMISSÃO (REMUNERAÇÃO)

A intenção do bibliotecário foi

  • A. indicar relações associativas.
  • B. controlar sinônimos.
  • C. controlar sinônimos.
  • D. relacionar termos.
  • E. diferenciar homógrafos.

Ao indexar um documento cujo assunto é “lei de greve”, o indexador de uma biblioteca jurídica opta pelo termo “greve”. Essa situação é característica de bibliotecas que possuem uma política de indexação orientada

  • A. por uma baixa exaustividade na indexação, cujo objetivo é aumentar a probabilidade de um documento ser recuperado.
  • B. por uma baixa especificidade nos assuntos, que resulta em uma alta revocação na recuperação.
  • C. pelo princípio da especificidade, segundo o qual um item deve ser indexado sob o termo mais específico que o abranja completamente.
  • D. pela indexação por extração, que traduz o resultado da análise conceitual em termos extraídos de um vocabulário controlado.
  • E. pela indexação exaustiva, que implica o uso de termos suficientes para abranger o conteúdo do item de modo bastante completo.

Ao realizar uma busca sobre “estagiários” e “direitos trabalhistas” em uma base de dados, um usuário recebe um resultado em que os documentos mais relevantes aparecem em primeiro lugar, ou seja, nestes documentos, os assuntos de interesse recebem um tratamento substancial. Esse resultado é possível porque a base de dados utiliza

  • A. dispositivos de revocação.
  • B. indicadores de função.
  • C. elos entre os termos.
  • D. técnicas de ponderação.
  • E. estruturas relacionais.
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