Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um usuário procura o bibliotecário de referência de sua instituição com uma necessidade de informação. Depois de identificar, juntamente com o usuário, o problema de pesquisa, o bibliotecário

  • A. negocia a questão, transformando a linguagem natural em linguagem documental.
  • B. elabora a estratégia de busca, escolhendo as fontes e definindo os termos apropriados.
  • C. realiza a busca, consultando fontes e recursos informacionais disponíveis locais ou remotamente.
  • D. analisa o problema, determinando o assunto e o tipo de informação necessária.
  • E. determina a real necessidade de informação do usuário, renegociando a questão.

O serviço de referência pode ser estruturado de acordo com a natureza de suas diferentes atividades em: I. provisão de documentos: circulação, consulta local, empréstimo entre bibliotecas, comutação, preparação de traduções. II. provisão de informações: questões de referência, serviço referencial para outras fontes, acesso a bases de dados. III. provisão de auxílio bibliográfico: localização de material, verificação de referências, levantamentos bibliográficos. IV. serviço de alerta: murais, circulação de periódicos, sumários correntes, DSI. V. orientação ao usuário: cursos de orientação, guia da biblioteca, promoção dos serviços. É correto afirmar que

  • A. o item V está incorreto; a promoção dos serviços é uma função própria da atividade de marketing.
  • B. todos os itens estão incorretos; o serviço de referência é um processo, por isso, não pode ser entendido de maneira fragmentada e estanque.
  • C. o item I está incorreto; a preparação de traduções não faz parte das atribuições de um serviço de referência.
  • D. o item IV está incorreto; a circulação de periódicos é responsabilidade do serviço de provisão de documentos (circulação e empréstimo).
  • E. todos os itens estão corretos; os serviços de provisão de informações constituem o serviço de referência propriamente dito.

Ao se dirigir ao bibliotecário de referência de um tribunal do trabalho, um advogado formula sua questão: “gostaria de consultar a jurisprudência trabalhista deste tribunal”. Nesse caso, para atendê-lo de maneira satisfatória, o bibliotecário deve procurar

  • A. conhecer a terminologia empregada na consulta.
  • B. eliminar a ocorrência de ambiguidades.
  • C. especificar a necessidade de informação.
  • D. transmitir sociabilidade e interesse.
  • E. estabelecer uma interação verbal e não-verbal.

O Portal TRT-REDIJT é

  • A. um catálogo coletivo que reúne o acervo das bibliotecas dos tribunais regionais do trabalho.
  • B. uma biblioteca jurídica virtual que fornece o texto integral de documentos na área da justiça do trabalho.
  • C. um sistema de informações legislativas que indexa o texto completo de leis trabalhistas e suas alterações.
  • D. uma base de dados que provê acesso online à jurisprudência trabalhista, inclusive o inteiro teor de acórdãos.
  • E. uma rede que oferece acompanhamento de processos e decisões dos tribunais trabalhistas.

Em relação à documentação jurídica, é correto afirmar:

  • A. A doutrina é a sábia interpretação e aplicação das leis a todos os casos concretos que se submetem a julgamento da justiça.
  • B. Há serviços que oferecem consulta unificada à jurisprudência de diferentes tribunais, como a base de dados da Biblioteca Digital Jurídica.
  • C. Um dos principais instrumentos de controle da informação jurídica interpretativa é a Bibliografia Brasilei ra de Direito.
  • D. Entre as fontes do direito, a lei é fonte principal, enquanto a doutrina e a jurisprudência são fontes se cundárias.
  • E. O acórdão, documento típico da informação normativa, é a decisão tomada coletivamente pelos tribunais de justiça.

As bases de dados de referências remetem o usuário a outra fonte, como um documento ou uma entidade, para que obtenha informações adicionais ou o texto completo de um documento. São exemplos: I. Bases de dados bibliográficos, que incluem referências bibliográficas e informam o que foi publicado e onde se publicou. II. Bases de dados textuais e numéricos, que contêm informações típicas de cadastros, como nomes e endereços de instituições. III. Bases de dados referenciais, que mostram o acervo de determinada biblioteca ou rede de bibliotecas. É correto afirmar que

  • A. o item I está correto; essas bases podem trazer resumos que oferecem uma síntese do conteúdo do documento original.
  • B. o item II está correto; esse tipo de base contém uma mistura de dados, incluindo relatórios de empresas e informações estatísticas.
  • C. o item III está correto; as bases referenciais relacionam quais livros, títulos de periódicos e outros itens uma biblioteca ou rede possui.
  • D. todos os itens estão corretos; são bases de dados públicos, cujo acesso se dá por meio de um serviço online ou em CD-ROM.
  • E. todos os itens estão incorretos; tratam-se de bases de dados de fontes, pois contêm dados originais disponíveis nos formatos eletrônicos e impresso.

Observe os campos abaixo de um registro em formato MARC.

1xx Entrada principal

2xx Título

3xx Descrição física etc.

4xx Série

5xx Notas

6xx Assuntos

7xx Entradas secundárias

8xx Entradas secundárias de série

9xx Dados de local

Tratam-se de campos de

  • A. informação bibliográfica, que fornecem dados de controle para processar o registro.
  • B. tamanho variável, por isso, é necessário sinalizar o começo e o fim de cada campo.
  • C. tamanho fixo, permitindo um armazenamento econô mico e uma codificação rápida e fácil.
  • D. elementos do diretório, por conseguinte, funcionam como índice dos dados de cada registro.
  • E. elementos do líder, que indicam status e tipo do registro, além do nível e forma de catalogação.

Considere as afirmativas abaixo, sobre planejamento.

I. O tempo empregado no processo de planejamento nem sempre é menor e mais produtivo do que o tempo gasto com processos improvisados, em que as decisões estejam sujeitas a soluções imediatistas. Isso vai depender de circunstâncias que o bibliotecário tem plenas condições de conhecer e dominar.

II. O interesse pelo planejamento existiu desde o início do século XX, mas inicialmente estava voltado ao controle de métodos, padrões, capacidade e incentivos de produção.

III. As pressões das organizações no sentido de manter ou cortar custos e ampliar e melhorar a qualidade de serviços e programas tornaram o planejamento indispensável ao exercício da administração. No entanto, em muitas bibliotecas ou serviços de informação, essa função não é exercida, ou não o é de forma rigorosa e adequada.

IV. Com a incorporação da prática do planejamento, limitam- se ações arbitrárias, diminuem-se riscos, ao mesmo tempo em que se dá rentabilidade máxima aos recursos, tirando-se proveito de oportunidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    I, II e III.

Os três benefícios relevantes do planejamento são: permanência das decisões, equilíbrio e

  • A.

    maior disponibilidade dos recursos.

  • B.

    uso racional do tempo.

  • C.

    melhor desempenho.

  • D.

    mecanismos de avaliação adequados.

  • E.

    responsabilidade compartilhada.

  • A.

    recuperar todos os itens existentes no sistema.

  • B.

    encontrar documentos úteis.

  • C.

    fornecer todas as referências relevantes existentes.

  • D.

    informar os itens que não interessam ao usuário.

  • E.

    evitar documentos inúteis.

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