Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo o código de ética da profissão, o bibliotecário deve
criticar e/ou denunciar outro profissional quando tiver dúvidas sobre a conduta ética do colega.
ser conivente com os erros de seus colegas, desde que não venham a infringir a ética e as disposições legais que regem o exercício da profissão.
evitar comentários desabonadores sobre a administração de colegas que vier a substituir.
adotar como suas as ideias de seus subalternos, bem como os trabalhos por eles desenvolvidos.
aceitar encargo profissional em substituição a colega que dele tenha desistido para preservar a dignidade ou os interesses da profissão.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O AACR2 prevê regras para a escolha da entrada principal no caso de obras sob a responsabilidade de uma única pessoa ou entidade, obras de responsabilidade compartilhada e obras de responsabilidade mista. Uma obra de responsabilidade compartilhada é aquela
cujo conteúdo intelectual ou artístico recebeu contribuição de diversas pessoas ou entidades, desempenhando diferentes tipos de atividade, como as de escritor, adaptador e tradutor.
produzida pela colaboração de duas ou mais pessoas ou entidades que realizam o mesmo tipo de atividade, como monografias, coletâneas, correspondência e debates.
para a qual diversas pessoas ou entidades deram diferentes tipos de contribuição, por exemplo, obras em que colaboraram um escritor e um artista e obras que relatam entrevistas.
que passou por modificações que alteraram substancialmente a natureza e o conteúdo da obra original, por exemplo, versão em outra forma literária, paráfrase e adaptação para crianças.
originada da atividade coletiva de uma organização ou grupo de pessoas que se identificam por determinado nome e agem como um todo, como as obras que registram o pensamento coletivo.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Observando que a obra é uma coletânea com título coletivo, o ponto de acesso principal deve ser por esse título: Direito eleitoral brasileiro.
Trata-se de uma obra com mais de três autores, portanto, o ponto de acesso principal é pelo título: Direito eleitoral brasileiro.
Verifica-se que a obra tem autoria compartilhada, assim, o ponto de acesso principal é pelo primeiro autor citado, indicando a omissão dos demais: Martins, Antônio [et al.].
Como a obra tem mais de dois autores e a responsabilidade principal está indicada, o ponto de acesso principal é pelo autor em destaque: Martins, Antônio.
Considerando que a obra reúne a legislação de um único tribunal, o ponto de acesso principal é pelo próprio tribunal: Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
foram aplicados os capítulos 8 e 12 na sua elaboração.
a indicação de responsabilidade não foi registrada.
se trata de uma publicação seriada de acesso direto.
falta a designação geral do material.
o emprego da pontuação é inconsistente.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo a regra 25.1A do AACR2, os títulos uniformes podem ser usados para diferentes propósitos, proporcionando meios para:
I. Reunir todas as entradas de uma obra, quando aparecerem apresentações diferentes (como edições e traduções) dessa obra sob vários títulos.
II. Identificar uma obra, quando o título pelo qual é conhecida difere do título principal do item que está sendo catalogado.
III. Distinguir entre duas ou mais obras publicadas sob títulos principais idênticos.
IV. Organizar o arquivo.
Ocorre que
todos os itens estão corretos; as regras sobre títulos uniformes devem ser aplicadas de acordo com a política da entidade catalogadora.
apenas os itens I e II estão corretos; distinguir entre duas ou mais obras e organizar arquivos são objetivos gerais da catalogação descritiva.
apenas os itens II, III e IV estão corretos; edições diferentes, traduções e adaptações de uma obra são objeto das regras 21.7 e 21.30.
os itens I e IV estão incorretos; títulos uniformes servem para identificar e distinguir obras nos casos em que a entrada principal é pelo título.
os itens II e III estão incorretos; reunir as entradas de uma obra e a organização do arquivo ou catálogo são atributos essenciais dos títulos uniformes.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Seguindo as regras do AACR2, a obra Coletânea de leis municipais brasileiras sobre educação, compilada por Maude Moreira da Cruz, terá como entrada principal
a jurisdição governada pelas leis, neste caso, Brasil, seguida de título uniforme, considerando que são leis relativas a uma jurisdição.
o título uniforme geral [Leis etc.], uma vez que são leis modernas promulgadas por diferentes jurisdições.
o título da obra, pois se tratam de leis que governam mais de uma jurisdição reunidas em uma compilação única.
o cabeçalho para o nome do compilador, seguindo a regra para coletâneas com título coletivo em que há apenas um responsável.
a jurisdição governada pelas leis, neste caso, Brasil, acrescida do título da obra, de acordo com a regra para coleção de leis.
Uma das etapas do planejamento da automação de uma biblioteca é a avaliação de software. Nessa etapa, é importante verificar se o software oferece, entre outros recursos, arquitetura de rede cliente/servidor, importação e exportação de dados, conectividade total na Internet, acesso online a catálogos e interface multimídia. Em geral, esses recursos caracterizam os sistemas de
quarta geração.
primeira geração.
segunda geração.
terceira geração.
quinta geração.
Considere as afirmativas abaixo sobre automação de unidades de informação:
I. O sistema de gerenciamento de bibliotecas empregado pela Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral é o Pergamum.
II. Um documento é cadastrado no sistema no momento de sua aquisição, e essa informação é utilizada ou alterada de acordo com a sua trajetória na biblioteca. Essa operação é possível em sistemas integrados de automação.
III. A qualidade de um sistema automatizado está relacionada aos requisitos funcionais que oferece. Os requisitos relacionados à tecnologia incluem, entre outros, a capacidade de atualização dos dados em tempo real, a elaboração de estatísticas com geração automática de gráficos e o acesso simultâneo de usuários às bases de dados.
IV. Um registro MARC é composto pela estrutura do registro e pelo conteúdo do registro. O conteúdo do registro é definido por padrões externos ao formato, como ISBD, AACR2 e LCSH.
V. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o padrão MARC e o protocolo Z39.50.
Está correto o que se afirma APENAS em
III e V.
I, II e IV.
I, IV e V.
II e III.
II, III e V.
Entre os critérios de seleção de materiais de informação, o critério denominado
características físicas é importante apenas para materiais de alta demanda.
custo procura identificar alternativas financeiramente mais compensadoras para a biblioteca.
cobertura/tratamento está relacionado diretamente ao usuário.
imparcialidade é impossível de ser atendido.
aspectos especiais analisa, entre outras coisas, a qualidade do papel e os caracteres tipográficos.
Considere as afirmações abaixo.
I. A principal razão para justificar a existência de um instrumento formal de política de seleção é garantir a manutenção dos critérios além da permanência física dos responsáveis pelas decisões.
II. O conhecimento, pela comunidade, dos critérios de seleção utilizados para seleção do acervo, é medida incipiente para obtenção de seu apoio em momentos críticos.
III. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.
Ocorre que
I e II estão corretas; a alternativa III exacerba a função dos critérios de seleção no panorama dos serviços bibliotecários.
I e III estão corretas; comunicar aos interessados, de modo claro, os critérios de seleção do acervo é uma boa estratégia para, em momentos críticos, conseguir o apoio da comunidade.
II e III estão corretas; a manutenção dos critérios de seleção para além da permanência física dos responsáveis pelas decisões não é uma preocupação da política de seleção.
todas estão corretas; essas afirmações refletem a realidade da atividade de seleção.
todas estão incorretas; pois consideram de forma inadequada o impacto da seleção na rotina bibliotecária.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...