Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Revisado e atualizado pela última vez em 2002, o Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia. Segundo esse código, a violação de quaisquer de seus preceitos constitui

  • A.

    contrafação ética.

  • B.

    crime.

  • C.

    transgressão ética.

  • D.

    deslize moral.

  • E. improbidade.

“Função organizada de resposta personalizada a um pedido explícito de informação documental ou de documentação” é a definição

  • A.

    da comutação bibliográfica.

  • B.

    da atividade de seleção.

  • C.

    do processo de negociação de questões.

  • D.

    do intercâmbio bibliotecário.

  • E.

    do serviço de referência.

Considere as referências abaixo:

I. TORELLY. M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque d’A Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.

II. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.

III. SÃO PAULO, SP. Museu da Imigração − S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p. IV. BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. [Inclui Mapa rodoviário.] 319p., il. (Roteiros turísticos Fiat).

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que

Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.

Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários

  • A.

    os militares.

  • B.

    os estudantes universitários.

  • C.

    as minorias linguísticas.

  • D.

    os funcionários públicos.

  • E.

    os estudantes de primeiro e segundo graus.

O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO

  • A.

    é uma ferramenta de comunicação.

  • B.

    é um plano de ação.

  • C.

    inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.

  • D.

    mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.

  • E.

    traz detalhes dos concorrentes.

Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se

  • A.

    a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.

  • B.

    o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.

  • C.

    a falta de registro sistemático de dados de desempenho.

  • D.

    a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.

  • E.

    o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.

Observe as referências abaixo:

I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado “O que é preciso para ser um herói?”. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.

A referência deste trabalho é:

  • A.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • B.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • C.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

  • D.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • E.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado

  • A.

    educação informal do usuário.

  • B.

    negociação da questão.

  • C.

    entrevista de referência.

  • D.

    literacia informacional.

  • E.

    determinação de alternativas de busca.

Segundo a NBR 6023,

  • A.

    ao se referenciar uma separata, a expressão “Separata de” deve aparecer em evidência.

  • B.

    suplemento é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas física e não editorial.

  • C.

    quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sem casa publicadora, abreviada, entre colchetes [s.c.p.].

  • D.

    em obras consultadas online, deve-se acrescentar a expressão “documento online”, seguida pelo endereço eletrônico, entre colchetes.

  • E.

    nas referências de documentos cartográficos, a designação específica é considerada um elemento essencial, mas a escala é considerada complementar.

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