Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Revisado e atualizado pela última vez em 2002, o Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar normas de conduta para as pessoas físicas e jurídicas que exerçam as atividades profissionais em Biblioteconomia. Segundo esse código, a violação de quaisquer de seus preceitos constitui
contrafação ética.
crime.
transgressão ética.
deslize moral.
Função organizada de resposta personalizada a um pedido explícito de informação documental ou de documentação é a definição
da comutação bibliográfica.
da atividade de seleção.
do processo de negociação de questões.
do intercâmbio bibliotecário.
do serviço de referência.
Considere as referências abaixo:
I. TORELLY. M. Almanaque para 1949: primeiro semestre ou Almanaque dA Manhã. Ed. fac-sim. São Paulo: Studioma: Arquivo do Estado, 1991. (Coleção Almanaques do Barão de Itararé). Contém iconografia e depoimentos sobre o autor.
II. INSTITUTO MOREIRA SALLES. São Paulo de Vincenzo Pastore: fotografias: de 26 de abril a 3 de agosto de 1997, Casa de Cultura de Poços de Caldas, Poços de Caldas, MG. [S.l.], 1997. 1 folder. Apoio Ministério da Cultura: Lei Federal de Incentivo à Cultura.
III. SÃO PAULO, SP. Museu da Imigração − S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 16 p. IV. BRASIL: roteiros turísticos. São Paulo: Folha da Manhã, 1995. [Inclui Mapa rodoviário.] 319p., il. (Roteiros turísticos Fiat).
Está correto o que consta APENAS em
I e III.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Em seu manifesto para bibliotecas públicas, publicado em 1995, a UNESCO declara que
Os serviços da biblioteca pública devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e condição social. Serviços e materiais específicos devem ser postos à disposição dos usuários que, por qualquer razão, não possam usar os serviços e os materiais correntes.
Segundo o manifesto, são exemplos destes usuários
os militares.
os estudantes universitários.
as minorias linguísticas.
os funcionários públicos.
os estudantes de primeiro e segundo graus.
O plano de marketing estabelece os objetivos de marketing da organização e sugere estratégias para se alcançar tais objetivos. No entanto, ele NÃO
é uma ferramenta de comunicação.
é um plano de ação.
inclui todos os objetivos e estratégias corporativos da organização.
mostra aonde a empresa está indo e como vai chegar lá.
traz detalhes dos concorrentes.
Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se
a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.
o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.
a falta de registro sistemático de dados de desempenho.
a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.
o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.
Observe as referências abaixo:
I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado O que é preciso para ser um herói?. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.
A referência deste trabalho é:
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado
educação informal do usuário.
negociação da questão.
entrevista de referência.
literacia informacional.
determinação de alternativas de busca.
Segundo a NBR 6023,
ao se referenciar uma separata, a expressão Separata de deve aparecer em evidência.
suplemento é um documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas física e não editorial.
quando a editora não puder ser identificada, deve-se indicar a expressão sem casa publicadora, abreviada, entre colchetes [s.c.p.].
em obras consultadas online, deve-se acrescentar a expressão documento online, seguida pelo endereço eletrônico, entre colchetes.
nas referências de documentos cartográficos, a designação específica é considerada um elemento essencial, mas a escala é considerada complementar.
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