Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A finalidade do serviço de referência e informação é
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações.
garantir que o usuário receba a maior informação possível no menor tempo e ao menor custo.
cumprir a função de relações públicas institucional, aproximando o bibliotecário de seu público.
propor um fluxo de informações que atenda às necessidades institucionais e satisfaça o desejo do público.
zelar pela melhoria de qualidade no acesso às informações e nas relações com os usuários.
A NBR 6023 determina que
as abreviaturas devem ser conforme a NBR 10520.
os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.
as referências são alinhadas às margens esquerda e direita do texto de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.
os elementos essenciais e complementares da referência podem ser apresentados em sequência não padronizada, desde que se mantenha a uniformidade.
as referências, quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e com espaço duplo entre elas.
Nas referências bibliográficas, aquelas informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos, são denominadas elementos
de segunda geração.
acessórios.
complementares.
referenciais.
adicionais.
Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que
exista equipamento de informática em quantidade adequada para o atendimento local.
os bibliotecários tenham uma atitude menos preconceituosa em relação ao atendimento on line.
o serviço de referência tradicional seja totalmente reformulado.
o planejamento do serviço ocorra com a participação dos usuários.
exista uma interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário.
Em relação à Documentação, considere:
I. A área consolidou-se como um conjunto de técnicas de representação de conteúdos de documentos em suas diversas tipologias e em qualquer suporte, visando à recuperação, ao acesso e ao uso destes conteúdos.
II. Há um eixo evolutivo que liga biblioteconomia, documentação e ciência da informação, sendo que a documentação veio substituir a biblioteconomia e foi substituída pela ciência da informação.
III. Como um novo paradigma informacional, a documentação deslocou o foco de autores e coleções para o usuário, incluindo-o no processo de produção do conhecimento e de organização e distribuição da informação.
IV. O ideário de Otlet e La Fontaine sobre o valor e a universalidade da documentação pode ser considerado como origem para a ciência da informação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I e IV.
II e IV.
II e III.
III e IV.
O paradigma da biblioteconomia é composto por ideias relacionadas com a biblioteca enquanto instituição social, o que acabou por gerar certos problemas que fragilizaram o próprio modelo conceitual da área. São eles:
teoria centrada em aspectos cognitivos e compartimentalização da prática.
sistemas de organização fechados e ausência da avaliação de serviços.
permanência do tecnicismo e marcada atenção à circulação da informação.
ênfase excessiva no documento em si e preocupação menor com o usuário.
falta de conceitos bem estruturados e forte estrutura descentralizada de gestão.
A NBR 6024 estabelece um sistema de numeração progressiva das seções de documentos escritos, de modo a expor numa sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. A norma se aplica à redação de todos os tipos de documentos escritos, independentemente do seu suporte, com exceção de obras literárias em geral e daqueles que
possuem sistematização própria.
são oriundos de órgãos do judiciário.
descrevem patentes e invenções.
sistematizam procedimentos técnicos.
necessitam da validação de organismos reguladores.
A análise documentária compreende as seguintes etapas básicas:
− análise − leitura e segmentação do texto;
− síntese − construção do texto documentário com os conceitos selecionados;
− representação − condensação do texto original e determinação de palavras-chave como produtos documentários.
É possível concluir que na etapa de
síntese são gerados diferentes tipos de resumo e de índice.
análise ocorre a identificação e a seleção de conceitos.
representação se dá a determinação do assunto do texto.
representação se processa a validação dos conceitos para recuperação.
análise é realizada a tradução de conceitos nos termos de uma linguagem de indexação.
Considere as informações abaixo.
Em 2006, José Augusto Chaves Guimarães e Natália Bolfarini Tognolli apresentaram, no XXIX Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, o trabalho intitulado Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. O evento foi realizado na cidade de Maceió, Alagoas, e organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, que também foi responsável pela publicação dos anais. O trabalho foi publicado às páginas 125 a 140 dessa obra. Segundo a NBR 6023, a referência bibliográfica do trabalho acima mencionado éGUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 24, 2006. Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais... Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011, Maceió. Anais... Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 24, 2011. Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. Anais, p. 125-140.
GUIMARÃES, J. A. C.; TOGNOLLI, N. B. Arquivística pós-moderna, diplomática arquivística e arquivística integrada: novas abordagens para a construção de uma disciplina contemporânea. Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, XXIV, 2011, Maceió: Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, 2006. p. 125-140.
Refere-se à capacidade de o programa, projeto ou serviço atender às reais demandas sociais, isto é, à relevância de suas ações e à sua capacidade de alterar as situações encontradas.
Elaborada por Maria Christina Barbosa de Almeida, a definição acima apresenta o conceito deeficácia.
efetividade.
custo-benefício.
eficiência.
impacto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...