Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Um operador do direito encontra no site do Tribunal Regional do Trabalho − 6ª Região um sistema de informação jurídica interpretativa que oferece

  • A.

    a epígrafe de leis.

  • B.

    a referência de livros.

  • C.

    o inteiro teor de acórdãos.

  • D.

    a ementa de normas jurídicas.

  • E.

    o texto completo de proposições.

  • A.

    genérica, que indica a relação entre uma classe (termo genérico ou termo de topo) e os seus elementos (termos específicos).

  • B.

    associativa, em que há uma conexão semântica ou contextual entre conceitos que não pertencem à mesma estrutura hierárquica.

  • C.

    partitiva, em que o conceito superordenado representa o todo e os subordinados representam as partes desse todo.

  • D.

    de coordenação, que indica os diferentes termos relacionados entre si que representam o mesmo conceito.

  • E.

    de denominação, que mostra os conceitos que constituem um conceito mais amplo em um determinado contexto.

Um dos instrumentos mais importantes de controle bibliográfico da informação jurídica descritiva é

  • A.

    a Base de Dados do Tribunal Superior Eleitoral.

  • B.

    o Sistema de Legislação Informatizada.

  • C.

    o Sistema de Informações do Congresso Nacional.

  • D.

    a Biblioteca Jurídica Virtual.

  • E.

    a Bibliografia Brasileira de Direito.

Caso o artigo mencionado tivesse mais um autor, a indicação dos autores seria feita

  • A.

    pelo primeiro autor, seguido da expressão et al.

  • B.

    da mesma forma, acrescentando-se apenas o último autor aos demais, separado por ponto e vírgula.

  • C.

    da mesma forma, acrescentando-se a expressão et al após o terceiro autor.

  • D.

    pelo autor cujo sobrenome viesse alfabeticamente em primeiro lugar, seguido pelos demais, em ordem alfabética.

  • E.

    pelo sobrenome e prenomes do primeiro autor, seguido pelos nomes dos demais autores, em ordem normal.

É correto afirmar que, quando um material de informação deixa de oferecer contribuição efetiva à comunidade que a coleção busca servir, é chegada a hora

  • A.

    do remanejamento.

  • B.

    da avaliação.

  • C.

    do intercâmbio.

  • D.

    do descarte.

  • E.

    da restauração.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são consumidos no momento de seu fornecimento.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    são tangíveis.

  • E.

    são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.

São muitos os tipos de projeto que podem ser desenvolvidos numa unidade de informação, tais como: estruturação ou reestruturação, formação e desenvolvimento de acervo, tratamento da informação, informatização e modernização. Nesse sentido, quanto maior o conhecimento da realidade social e do contexto em que será aplicado o projeto, maior

  • A.

    o seu impacto social.

  • B.

    o seu custo operacional.

  • C.

    a sua abrangência.

  • D.

    a sua probabilidade de sucesso.

  • E.

    o seu tempo para implementação.

Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a

  • A.

    classificação das questões de referência.

  • B.

    comunicação visual.

  • C.

    apropriação da informação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    análise da mensagem.

Caso se tome como referência, nesse processo, o primeiro nome, a ordem adequada dos prontuários será

  • A.

    2, 3, 5, 1, 4, 6.

  • B.

    3, 6, 1, 5, 2, 4.

  • C.

    4, 5, 3, 2, 1, 6.

  • D.

    5, 2, 6, 4, 3, 1.

Em bibliotecas, as atividades de seleção de materiais de informação levam em consideração alguns critérios que abordam o conteúdo dos documentos e outros que enfatizam a adequação ao usuário. Entre os primeiros estão os de

  • A.

    relevância e interesse.

  • B.

    idioma e estilo.

  • C.

    autoridade e atualidade.

  • D.

    aspectos especiais e contribuição potencial.

  • E.

    custo e características físicas.

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