Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Dentre os serviços on-line prestados pelo TRT6, destacase o que permite ao cidadão, por meio de várias possibilidades de busca, inclusive por palavra-chave, o acesso a um conjunto padronizado de informações, que incluem número do processo, nome do redator, data de publicação, nome das partes, ementa e
decisão.
valor da causa.
caução.
fiança.
artigo.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O documento emanado de autoridade pública, judicial ou administrativa, em virtude do qual deve ser cumprida a diligência ou medida que ali se ordena ou determina, é
a convocação.
o memorando.
o manifesto.
a convenção.
o mandado.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao instrumento jurídico destinado a assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante nos registros e bancos de dados de entidades públicas dáse o nome de
habeas data.
honoris causa.
data venia.
data tópica.
data crônica.
Em um centro de informação especializado em ciências da saúde, um usuário procura o bibliotecário de referência com a seguinte questão: gostaria de conhecer o papel de Oswaldo Cruz na saúde pública brasileira. Trata-se de uma consulta de
pesquisa, que significa buscas exaustivas por parte do bibliotecário em fontes documentais que se acham disponíveis dentro e fora da instituição.
localização de fatos, que demanda assistência limitada do bibliotecário devido ao seu caráter simples e de resposta fácil.
referência rápida ou imediata, que requer do bibliotecário o fornecimento de material informacional específico encontrado em relatórios técnicos.
caráter administrativo, que pede conhecimentos básicos do bibliotecário sobre a estrutura e o funcionamento da sua área de atuação profissional.
localização de material, que exige todo o arsenal de conhecimento do bibliotecário e não apenas seus conhecimentos bibliográficos.
Em unidades de informação, existem várias possibilidades de organização da seleção:
I. Comissão de seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou coordenador/ presidente.
II. Comissão de seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção.
III. A seleção dos materiais é feita pelo bibliotecário.
É correto afirmar que
as comissões de seleção são órgãos burocráticos e devem ser evitadas ou compostas apenas por membros do corpo técnico.
os bibliotecários que são responsáveis pela seleção estão mais propensos a encarar suas responsabilidades de maneira adequada, pois não sofrem pressões quanto à tomada de decisão.
a comissão de seleção de caráter consultivo é composta pelo gestor da biblioteca e seus auxiliares.
a comissão de seleção de caráter deliberativo pode funcionar como um canal permanente para discussão das necessidades de informação da comunidade.
tanto a comissão de caráter deliberativo como a de caráter consultivo representam demérito para o bibliotecário, pois indicam que a administração superior não confia na capacidade de decisão do profissional.
Considere as afirmativas abaixo, sobre critérios de seleção.
I. O critério de precisão visa evidenciar o quanto a informação veiculada pelo documento é exata, rigorosa e correta.
II. Na aplicação do critério de cobertura/tratamento, o bibliotecário distinguirá se o texto entra em detalhes suficientes sobre o assunto ou se a abordagem é apenas superficial.
III. A consideração de aspectos especiais dos documentos está ligada à escolha dos caracteres tipográficos e sua legibilidade pelo usuário pretendido.
IV. Na aplicação do critério de relevância/interesse, além da necessidade de um conhecimento mais aprofundado dos usuários, o bibliotecário deverá também ter algum conhecimento das características dos textos literários e técnicos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Muitas bibliotecas não possuem um documento formal contendo sua política de seleção de materiais de informação. Essa situação
deve ser fruto de decisão conjunta de bibliotecários e usuários.
tem consequências ínfimas, pois a grande maioria dos bibliotecários exerce a atividade de seleção com bastante zelo.
representa um ato de desobediência à legislação que rege as bibliotecas, especialmente as públicas.
significa que a coleção nela desenvolvida atingiu um estágio de total concordância por parte dos usuários.
implica no risco de, a longo prazo, desenvolver-se uma coleção aquém do necessário.
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas com a formação de um acervo.
I. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o acervo sob sua responsabilidade, sabendo melhor do que ninguém em que aspectos ele está fraco, em que aspectos ele está forte, em que aspectos ele atingiu um estágio ideal de desenvolvimento. II. O bibliotecário conhece, ou deveria conhecer, o usuário cujas necessidades informacionais tem por obrigação procurar atender, sabendo avaliar objetivamente suas demandas e diferenciando aquelas que têm características mais duradouras, ligadas a necessidades reais, daquelas que são ditadas por tendências esporádicas, influência dos meios de comunicação de massa ou modismos. É possível afirmar quea afirmativa I está incorreta, pois não cabe ao bibliotecário ter conhecimentos sobre quanto o acervo que gerencia está forte ou fraco, avaliações que só podem ser realizadas por especialistas.
ambas estão incorretas, pois supervalorizam o papel dos bibliotecários na seleção dos acervos.
ambas estão corretas, pois representam um retrato fiel da realidade vivida pelos bibliotecários no que diz respeito à seleção de acervo.
a afirmativa II está incorreta, pois o bibliotecário não pode realizar julgamentos de valor sobre as demandas que recebe, dedicando a todas o mesmo grau de importância.
ambas estão incompletas, pois desconsideram o impacto do mercado editorial tanto sobre o acervo como sobre as demandas dos usuários.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao selecionar diapositivos, muitas bibliotecas dão preferência a conjuntos de slides, acompanhados por material para utilização simultânea à projeção. Essa opção deve levar em conta
a coerência entre os diversos componentes do todo e a relação entre o texto escrito/gravado com o conteúdo dos diapositivos.
o preço mais vantajoso desses conjuntos, quando comparados à confecção dos slides pela própria biblioteca.
a necessidade de dispor de equipamentos de suporte e de pessoal especializado para orientação no uso desses materiais.
as implicações para o orçamento da biblioteca, uma vez que esses materiais têm alto custo de manutenção.
a qualidade do suporte fotográfico utilizado para elaboração dos slides.
Biblioteconomia - Documentação: conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Sistema de Informações do Congresso Nacional oferece acesso a uma série de bases de dados na área jurídica, entre as quais as bases de
discursos de senadores e da Rede SABI.
matérias em tramitação e da Rede RVBI.
recortes de jornais e do Diário Oficial da União.
legislação federal e da Biblioteca Digital Jurídica.
periódicos e da Bibliografia Brasileira de Direito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...