Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Com a revisão do AACR2 de 2002, o campo abrangido pelo capítulo 12 passou a englobar:
I. recursos publicados sucessivamente; II. recursos integrados em andamento; III. algumas categorias de recursos finitos. São exemplos de recursos incluídos em cada categoria, respectivamente,publicações seriadas, folhas soltas de atualização e reimpressões de periódicos.
diretórios contínuos, páginas de atualização da web e recursos em várias partes.
recursos contínuos, conjuntos de peças e reproduções fac-similares.
recursos bibliográficos tangíveis, itens de multimeios e recursos integrados finitos.
fascículos avulsos, materiais adicionais e séries monográficas sucessivas.
Em bibliotecas, o conceito de censura está diretamente ligado ao de
cooperação.
privacidade do usuário.
direito autoral.
liberdade intelectual.
responsabilidade social.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
foi empregado o terceiro nível de descrição.
não se registra a descrição física para recursos eletrônicos de acesso direto.
foram usadas as regras dos capítulos 9 e 24 na sua elaboração.
a descrição física de um recurso eletrônico deve indicar o número de unidades físicas do suporte físico.
falta a indicação do tipo e extensão do recurso.
Quanto à biblioteconomia, documentação e ciência da informação, é correto afirmar que:
A ciência da informação está relacionada à geração, disseminação, coleta, organização, armazenamento, recuperação, interpretação e uso de documentos nos seus mais variados suportes.
Os paradigmas que regem as atividades da biblioteconomia, da documentação e da ciência da informação são, respectivamente, o acervo, a recuperação da informação e o acesso à informação.
Biblioteconomia é a ciência e a técnica de planejar, implementar, administrar e organizar bibliotecas e sistemas de acesso e recuperação de informação; é com ela que surge a preocupação com a indexação dos documentos.
Uma boa parte dos objetivos da ciência da informação se origina na biblioteconomia, embora a esta tenham sido agregadas as tecnologias da informação, modificando a guarda e a transmissão da informação.
A documentação investiga as propriedades e o comportamento das forças que regem o fluxo informacional e os meios de processamento da informação para a otimização do acesso e uso.
No que diz respeito ao planejamento do espaço físico, pode-se afirmar que um edifício de biblioteca inteligente é aquele que
apresenta preocupação com as questões de mobilidade física, com adequada utilização de rampas e elevadores.
garante melhor aproveitamento da iluminação natural e possibilita redução de custos com manutenção.
é desenvolvido com arquitetura modular e prevê alternativas para ampliação dos espaços.
maximiza a eficiência dos ocupantes e permite um gerenciamento eficaz dos recursos com menor tempo e esforço.
Considere as afirmações abaixo:
I. Existe uma fórmula universal para elaboração do documento que conterá a política de seleção dos materiais nas bibliotecas, que deve ser sempre utilizada pelos bibliotecários.
II. O melhor indicador da qualidade de uma política de seleção é o resultado proveniente da sua utilização: a coleção em si.
III. As pressões exercidas sobre o acervo, por usuários que querem impor um direcionamento específico para ele, só serão eficientemente enfrentadas com a utilização objetiva dos critérios de seleção.
IV. Os critérios de seleção devem funcionar, para a biblioteca, como funcionam as leis para um país: enquanto não são modificadas, devem ser obedecidas.
É correto o que consta APENAS em
I, III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
II e IV.
Entre os critérios de seleção centrados no conteúdo dos documentos está o de
contribuição potencial.
conveniência.
pertinência.
relevância.
autoridade.
Em uma unidade de informação, a escolha dos estilos gerenciais mais apropriados deve considerar que
qualquer estilo de liderança pode ser apropriado, desde que exercido com competência e dedicação.
o ambiente de busca da informação exige um estilo de liderança mais firme.
os clientes de serviços de informação necessitam de autonomia para definir suas necessidades.
estilos centralizadores facilitam o aprendizado, enquanto estilos mais participativos podem levar à dispersão de objetivos.
a informação e a comunicação são elementos essenciais da atividade de liderança.
Quando a maioria das pessoas pensa em bibliotecas, elas pensam nas coleções de livros e outros materiais que compõem uma biblioteca. A coleção é o ponto central da instituição. Empregados e serviços existem para construir, manter e possibilitar acesso à coleção. Os bibliotecários sempre utilizaram vários métodos para manter o controle dessas coleções. Um dos meios mais importantes para isso é a política para desenvolvimento da coleção. Seja existindo como uma declaração formal e pública ou como um conjunto vago de regras na mente do bibliotecário, a política de desenvolvimento da coleção tem proporcionado aos bibliotecários um conjunto de diretivas para regular o conteúdo de suas bibliotecas. Uma das principais questões enfrentadas pelas bibliotecas é se deve existir uma declaração formal de política para desenvolvimento da coleção, o que ela deveria dizer, e como ela deveria ser divulgada.
O texto acima está
correto; uma declaração formal e pública de desenvolvimento da coleção não é diferente de um conjunto vago de regras na mente do bibliotecário.
correto; a política para desenvolvimento da coleção é um dos meios mais importantes para garantir a coerência da coleção.
incorreto; a política para desenvolvimento da coleção tem pouco efeito para o controle das coleções.
incorreto; as bibliotecas não se preocupam absolutamente com a necessidade de elaborar uma declaração formal de política para o desenvolvimento da coleção.
incorreto; a maioria das pessoas não relaciona a biblioteca com as coleções de livros e outros materiais que compõem uma biblioteca.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Observando as regras do AACR2, defina o cabeçalho de entrada correto para a obra cuja página de rosto aparece a seguir:
Observa-se que a obra é uma coletânea com título coletivo, portanto, de acordo com a regra 21.7B, a entrada deve ser pelo título, com secundárias para os coordenadores, se não houver mais de três.
A regra 21.8 para obras de responsabilidade mista, aquelas com contribuição intelectual distinta, manda fazer a entrada sob o cabeçalho adequado ao primeiro responsável, com secundárias para os demais até três.
Trata-se de uma obra com responsabilidade compartilhada em que há contribuição do mesmo tipo e responsável principal não indicado; assim, conforme a regra 21.6C, a entrada é pelo primeiro coordenador, com secundária para o segundo.
Considerando que a obra apresenta contribuições distintas de mais de três autores com organização de terceiros, segundo a regra 21.6C2, a entrada é pelo título, com secundárias sob o cabeçalho para os coordenadores em destaque.
Sendo a obra a reunião de obras independentes de autores diferentes, como define a regra 21.7C, a entrada é pelo cabeçalho apropriado à primeira obra que aparece no item, com secundárias para os coordenadores e as outras obras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...