Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A seleção de termos para inclusão em um vocabulário controlado é um dos aspectos mais importantes na construção de um instrumento de indexação. Esse processo envolve a consulta de fontes, assim como critérios que incluem a

  • A.

    formulação de cabeçalhos de assunto − précoordenação.

  • B.

    hierarquia intrínseca dos termos − taxonomia.

  • C.

    linguagem usada pelo usuário − garantia do usuário.

  • D.

    tradução de conceitos para termos controlados − indexação.

  • E.

    necessidade de informação da instituição − política de indexação.

O vocabulário controlado é, essencialmente, uma lista de termos autorizados, cujos propósitos incluem:

I. controlar sinônimos;

II. diferenciar homógrafos;

III. reunir ou ligar termos cujos significados apresentem uma relação mais estreita entre si.

É correto afirmar que

  • A.

    apenas o item I está correto; é preciso selecionar um único significado para o termo.

  • B.

    todos os itens estão corretos; com o controle do vocabulário, não haverá dispersão na indexação e na recuperação.

  • C.

    apenas o item II está correto; é preciso selecionar um único termo para representar um determinado conceito.

  • D.

    apenas o item III está correto; a vinculação entre os termos é estabelecida por meio do uso de remissivas.

  • E.

    todos os itens estão incorretos; o controle de vocabulário destina-se a eliminar a ambiguidade e coordenar termos na indexação.

Na gestão de unidades de informação, utilizam-se vários instrumentos gráficos. Aqueles que, respectivamente, são utilizados para representar a estrutura organizacional da unidade de informação e a sequência operacional do desenvolvimento de um processo são o

  • A.

    gráfico de estratificação e a lista de verificação.

  • B.

    QDT e o gráfico de barras.

  • C.

    gráfico PERT-COM e o histograma.

  • D.

    gráfico de Ishikawa e a folha de coleta.

  • E.

    organograma e o fluxograma.

Um bibliotecário inicia o processo de indexação de fontes legislativas. Durante a etapa de compreensão do conteúdo, o profissional deverá

  • A.

    proceder à leitura minuciosa das seguintes partes do ato legal: epígrafe, rubrica e indicação do âmbito de aplicação das disposições.

  • B.

    limitar-se ao exame das ementas, as quais trazem o assunto específico de que tratam as normas jurídicas.

  • C.

    identificar os conceitos que são essenciais na descrição do assunto, seguindo a política de indexação da biblioteca.

  • D.

    escolher os conceitos que forem considerados os mais representativos para uma determinada comunidade de usuários.

  • E.

    verificar as alterações, regulamentações ou revogações expressas na lei, pois são dados vitais para os usuários da área.

Sobre planejamento, analise as assertivas:

I. Expressa uma série de propósitos a serem realizados dentro de determinado prazo, levando em consideração as limitações impostas pelos recursos disponíveis e as metas prioritárias definidas.

II. As etapas de um projeto são: determinação de objetivos; preparação de anteprojetos; diagnóstico; estudo e programações e avaliações e redação.

III. As metas são alvos programados no tempo, derivados da estratégia.

Ocorre que

  • A.

    todas estão corretas.

  • B.

    todas estão incorretas.

  • C.

    apenas I está correta.

  • D.

    apenas II está correta.

  • E.

    apenas III está correta.

Embora a Classificação Decimal Universal estabeleça regras para a ordem de arquivamento, o sistema não prescreve regras para a combinação de facetas, uma situação que deixa o bibliotecário livre para adotar a prática que melhor se adapte a uma necessidade particular. Isso significa que é possível construir diferentes combinações para expressar um mesmo conceito composto, todas corretas de acordo com o sistema. A afirmativa acima está

  • A.

    correta; esse mecanismo é resultado da base enumerativa do sistema, que favorece a construção de diferentes notações para um único assunto composto.

  • B.

    correta; tradicionalmente, essa facilidade é vista como uma vantagem, pois permite adequar a classificação ao arranjo que mais convier a uma coleção.

  • C.

    incorreta; o sistema prescreve padrões bem precisos não apenas para a ordem de arquivamento, mas também para a combinação de facetas.

  • D.

    incorreta; existe, de fato, uma certa flexibilidade na aplicação de aspectos comuns a todos os assuntos, mas há apenas uma notação para cada conceito.

  • E.

    incorreta; o sistema facetado oferece a possibilidade de combinar diferentes elementos, porém, dentro de limites definidos para garantir a sua consistência.

Para a classificação de assuntos compostos, a CDU faz uso de uma série de sinais que indicam facetas dos conceitos contidos nos documentos. Por exemplo, para a classificação do assunto “sociologia jurídica”, o sistema utiliza

  • A.

    os colchetes, empregados para delimitar conceitos específicos.

  • B.

    a barra, usada para ligar números não consecutivos nas tabelas.

  • C.

    a adição, que liga dois ou mais números consecutivos do sistema.

  • D.

    o asterisco, que permite a união de notações distintas e separadas.

  • E.

    os dois pontos, que indicam relação entre dois ou mais assuntos.

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. As tabelas principais contêm a classificação de assunto. Cada tabela representa uma classe dividida em subdivisões hierárquicas, que partem do geral para o particular.

II. As tabelas principais representam o aspecto sintético do sistema.

III. A notação é decimal, sendo que as tabelas principais contêm números que podem ser expandidos para alcançar especificidade dos assuntos.

IV. As tabelas auxiliares exprimem o caráter enumerativo do sistema, pois contêm as características recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a certos assuntos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares comuns podem ser empregados em qualquer lugar das tabelas principais, enquanto os auxiliares especiais assumem diferentes significados conforme o contexto em que se encontram.

A afirmativa acima está

  • A.

    correta; a ocorrência dos auxiliares especiais é bastante limitada no sistema, não podendo ser usados fora da classe em que vêm listados.

  • B.

    correta; os números auxiliares comuns podem ocorrer independentemente de um número principal ou precedê-lo na arrumação dos catálogos.

  • C.

    correta; com o objetivo de formar notações compostas, as tabelas auxiliares comuns e especiais são relacionadas apenas uma vez nas tabelas.

  • D.

    incorreta; os auxiliares comuns e especiais designam características repetitivas gerais que são aplicadas apenas onde indicado.

  • E.

    incorreta; as notações dos auxiliares especiais são empregadas com o mesmo significado em qualquer parte do sistema.

Na construção da notação 34:331 – Direito do trabalho, usando-se a Classificação Decimal Universal, foi utilizado o sinal de

  • A.

    divisão, em que a síntese entre dois ou mais números indica um conceito não existente na tabela.

  • B.

    divisão, em que a síntese entre dois ou mais números indica um conceito não existente na tabela.

  • C.

    coordenação, que liga dois ou mais números separados para indicar um assunto composto.

  • D.

    extensão, em que uma série de números da mesma classe forma um assunto mais amplo.

  • E.

    relação, em que o significado não muda mesmo que a ordem das classes for invertida.

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