Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação à indexação, é correto afirmar:
Os fatores que afetam a qualidade da indexação estão ligados ao indexador, ao vocabulário, ao documento, ao processo e à unidade indexadora. Os fatores relativos ao vocabulário incluem ambiguidade, especificidade, produtividade, exaustividade, conteúdo, linguagem e política de indexação.
A indexação, como operação de representação descritiva, compreende um processo composto de dois estágios: o analítico, em que ocorre a identificação e a seleção de conceitos, e o estágio de tradução, que consiste na representação de conceitos por termos de uma linguagem de indexação.
Linguagens de indexação abrangem vocabulários controlados e sistemas de classificação, assim como as regras para a sua aplicação. Uma linguagem de indexação é usada para representar os conceitos contidos em documentos e para recuperar esses documentos em sistemas de informação.
Falhas na indexação podem ocorrer tanto na fase de análise conceitual quanto na fase de tradução, afetando a qualidade da recuperação. Quando um indexador deixa de atribuir a um documento um determinado termo que deveria ter sido atribuído, ocorrerão deficiências na precisão.
A estrutura dos vocabulários controlados mostra diferentes tipos de relacionamento entre os termos. Por exemplo, as listas de cabeçalhos de assunto incluem os seguintes tipos de relacionamento: controle de ambiguidade, controle de sinonímia e relações hierárquicas.
A estrutura de um registro MARC é formada por três componentes principais: líder, diretório e campos variáveis, sendo que
o líder apresenta entradas de tamanho fixo geradas pelo próprio sistema.
o diretório fornece informações para o processamento dos dados do registro.
os campos variáveis se dividem em campos de controle e campos de dados.
tags dão instruções ao sistema de como processar os dados nos campos.
os códigos A, M e O identificam o tipo de informação presente nos campos.
No padrão MARC, os campos 210 a 247 contêm
o título do item descrito no registro bibliográfico e títulos variantes que também podem ser aplicados ao documento, a partir dos quais são gerados pontos de acesso para os diversos títulos.
dados sobre edição, impressão, endereço e outros detalhes de publicação, relacionados às formas específicas do material que se aplicam ao documento descrito no registro.
características físicas, frequência de publicação e preço, além de informações sobre disseminação do documento e o status de segurança do dado bibliográfico relativo ao item.
notas ligadas a aspectos do documento descrito no registro que não são específicos de nenhum tipo particular de material ou controle e que são usadas quando o acesso ao dado é necessário.
o nome de pessoa, entidade, evento ou o título uniforme usado como ponto de acesso principal para o registro bibliográfico, sendo os cabeçalhos definidos de acordo com a base de autoridade.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na Classificação Decimal Universal, as tabelas principais contêm a classificação de assuntos e representam o aspecto sintético do sistema. Por sua vez, as tabelas auxiliares comportam as características comuns e recorrentes dos assuntos, algumas das quais são aplicáveis a todos os assuntos, enquanto outras são aplicáveis apenas a determinados assuntos. A afirmativa acima está
incorreta; as tabelas auxiliares só podem ser aplicadas a determinados assuntos.
incorreta; as tabelas principais expressam o aspecto enumerativo do sistema.
incorreta; as tabelas auxiliares comportam a estrutura notacional do sistema.
correta; as tabelas auxiliares representam diversas facetas do conhecimento.
correta; as tabelas principais são baseadas na classificação decimal de Dewey.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Termo de indexação é a representação de um conceito sob uma das seguintes formas:
I. termo derivado da linguagem natural, de preferência um nome ou uma locução nominal;
II. símbolo de classificação.
É correto afirmar que
I e II estão incorretos; os conceitos são representados por descritores ou cabeçalhos de assuntos.
I e II estão corretos; os conceitos podem ser representados por termos e por símbolos de tabelas de classificação.
I está incorreto; termo de indexação se apresenta como termo preferido ou termo não-preferido.
I está incorreto; termos de indexação são aqueles constituídos por termos derivados de linguagens documentárias.
II está incorreto; símbolos de classificação representam assuntos em sistemas de classificação.
Instruções: Considere a informação a seguir, para responder às questões de números 41 e 42.
Segundo a norma brasileira para preparação de guias de bibliotecas, centros de informação e de documentação, a estrutura de um guia de unidade informacional é constituída de elementos essenciais e, quando necessária, acrescida de elementos complementares.
A norma referida é a NBR
10518, de 2005.
6032, de 1989.
10520, de 2011.
14724, de 2002.
6029, de 2006.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A biblioteca de um tribunal que adota a Classificação Decimal Universal pretende organizar a sua coleção de dicionários especializados de acordo com o idioma das obras. A solução para o problema é
optar pela classe 030 para obras de referência seguida dos auxiliares de língua.
justapor à notação de assunto as subdivisões de língua seguidas das subdivisões de forma.
dar prioridade à notação de forma para dicionários na composição do número de classificação.
acrescentar ao número do assunto as subdivisões de forma seguidas das subdivisões de língua.
utilizar os auxiliares comuns de língua como primeiro ponto de acesso da notação.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Em relação às linguagens de indexação, considere:
I. O processo global de análise documentária defronta- se com dois objetos: o texto, como a sua unidade de análise, e a linguagem documentária, como instrumento comutador.
II. O tesauro é uma lista de termos autorizados relacionados semântica e logicamente, que se aplica a um determinado ramo do conhecimento e que se destina a representar o conteúdo dos documentos e das questões realizadas pelos usuários.
III. Os princípios que norteiam o controle de vocabulário são a eliminação da ambiguidade, o controle de sinônimos e homônimos e o estabelecimento de relações entre os termos.
IV. Na elaboração de vocabulários controlados, a forma verbal dos termos deve prevalecer em relação a outras formas gramaticais como substantivos e adjetivos.
É correto o que consta APENAS em
II e III.
I e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A análise de assunto, que ocorre durante o processo de indexação, deverá ser norteada por princípios de política de indexação. Esses princípios deverão orientar o bibliotecário na sua decisão sobre a determinação de conceitos. São eles: especificidade, exaustividade, capacidade de revocação e capacidade de precisão. (Baseado em M.P. Rubi)
A capacidade de revocação diz respeito ao
nível de representação de um conceito em uma linguagem de indexação devido às características e ao contexto próprios do sistema.
nível de abrangência que a unidade de informação e a linguagem documentária permitem tratar os conceitos identificados no documento.
número de termos atribuídos ao documento, ou seja, em que medida todos os assuntos contidos no documento são reconhecidos durante a indexação.
número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número de documentos recuperados sobre esse tema.
número de documentos relevantes recuperados sobre um tema em relação ao número total de documentos sobre esse tema existentes no sistema.
Segundo a norma brasileira que fixa as condições exigíveis para uniformizar as abreviaturas de títulos de periódicos e publicações seriadas, com o fim de simplificar as referências constantes de bibliografias, citações e legendas bibliográficas, a abreviação do título Revista da Federação das Academias de Letras é
Rev. Feder. Acad. Letr.
Rev. Feder. Acad-s Letras.
R. Fed. Acad-s Letras.
R. Fed. Acad. Letr.
R. Feder. Acad. Letras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...