Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A Classificação Decimal de Dewey e a Classificação Decimal Universal são baseadas em disciplinas, por isso, os vários aspectos de um assunto podem ser encontrados em diferentes lugares da tabela principal, ou seja, um assunto é classificado de acordo com o seu contexto.
A afirmativa acima está
correta; a CDD e a CDU são idênticas de muitas maneiras, como no caso dos mecanismos de síntese e da estrutura hierárquica.
correta; a divisão do conhecimento em disciplinas é um princípio usado em vários sistemas gerais de classificação.
incorreta; a CDD e a CDU são sistemas enumerativos baseados em classes, divisões e seções.
incorreta; a Classificação Decimal Universal é baseada em facetas que identificam os diferentes contextos dos assuntos.
incorreta; os vários aspectos de um assunto são encontrados nas tabelas auxiliares comuns e especiais.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na Classificação Decimal Universal, as subdivisões auxiliares comuns podem ser usadas em qualquer lugar das tabelas principais, enquanto as subdivisões auxiliares especiais
designam características repetitivas, por isso, aplicáveis a todos os assuntos.
estão listadas uma só vez nas tabelas para serem usadas quando indicado.
assumem diferentes significados conforme o contexto em que se encontram.
denotam síntese entre uma notação principal e suas subdivisões diretas.
podem ser empregadas independentemente de um assunto principal.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Observe as seguintes notações da Classificação Decimal Universal:
No arranjo acima, os documentos que tratam do direito de família brasileiro e de seus temas correlatos ficam separados ao longo da classe 347.6. Para reunir todos os documentos relativos ao direito de família no Brasil, mantendo a classificação por assunto, a solução é usar o
sinal de ordenação, indicando a ordem de um subgrupo de números em uma notação simples, modificado pelo auxiliar de lugar: [347.6::347.61::347.62](81).
recurso da inversão, fixando o auxiliar de lugar como primeiro ponto de acesso da notação: (81)347.6, (81)347.61 e (81)347.62.
princípio de hierarquia, classificando todos os documentos no número mais geral da tabela, acrescido do auxiliar de lugar: 347.6(81).
mecanismo da intercalação, inserindo o auxiliar de lugar nas subdivisões diretas do número principal: 347.6(81)1 e 347.6(81)2.
sinal de extensão, unindo números consecutivos da tabela para formar um conceito mais específico e adicionando o auxiliar de lugar: 347.6/.62(81).
O IBICT − Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia foi responsável pela tradução e customização do software
EX-LIBRIS/ALEPH, que proporciona a automação de todas as atividades das bibliotecas, desde a aquisição a empréstimo de materiais.
SCIELO, que analisa periódicos científicos e possibilita a elaboração de estratégias de busca por temas específicos.
SIBINET, que possibilita a organização de repositórios institucionais de sistemas de bibliotecas.
SEER, que contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos.
MicroISIS, que permite a consulta aos catálogos de bibliotecas por meio da rede.
As regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação incluem
I. o princípio norteador: uma obra deve ser classificada na disciplina da qual deriva e não na disciplina à qual se destina;
II. a regra de aplicação: uma obra sobre a aplicação ou influência de um assunto sobre outro é classificada no segundo assunto;
III. a regra do primeiro de dois: uma obra sobre dois assuntos que recebem tratamento equivalente e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro é classificada no assunto que vier primeiro na obra.
Ocorre que
o item III está correto; a regra do primeiro de dois leva em consideração a intenção do autor.
o item I está correto; o princípio norteador permite que obras usadas em conjunto sejam encontradas juntas.
o item II está correto; a regra de aplicação tem precedência sobre todas as demais regras.
todos os itens estão corretos; as regras básicas asseguram a escolha do melhor lugar para uma obra.
todos os itens estão incorretos; a escolha de um número é feita por meio das tabelas sistemáticas e auxiliares e do índice relativo.
A referência desse artigo, segundo as normas da ABNT, é
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; FILHO, Emílio José Montero Arruda; FILHO, Milton Cordeiro Farias. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos. João Pessoa : Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, jan./abr. 2012. v. 22, n. 1, p. 53-65.
GAMMARANO, Igor de Jesus Lobato Pompeu; ARRUDA FILHO, Emílio José Montero; FARIAS FILHO, Milton Cordeiro. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma Análise Cross-Cultural na América Latina. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, jan./abr. 2012. p. 53-65.
Na Classificação Decimal de Dewey, a classe 000 é a mais geral, sendo usada para obras não limitadas a nenhuma disciplina específica, como enciclopédias, jornais e periódicos. Essa classe também é usada para indicar certos aspectos comuns das disciplinas, como forma, tratamento ou abordagem.
A afirmativa acima está
correta; a classe 000 abrange coleções e disciplinas gerais, como miscelânea, dicionários de língua e obras anônimas.
incorreta; a classe 000 é usada para indicar formas, tipos, propriedades e materiais comuns a disciplinas das classes 100 a 900.
incorreta; a classe 000 é aplicada a obras de referência limitadas a disciplinas genéricas, como língua, política e administração.
correta; a classe 000 compreende disciplinas especializadas que lidam com o conhecimento e a informação, como metodologia da pesquisa e bibliografia.
incorreta; a classe 000 inclui disciplinas como ciência da computação, biblioteconomia, ciência da informação e jornalismo.
Analise as referências abaixo.
I. ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. & SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo, Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em:
IV. MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia. Buenos Aires, v. 24, n. 2. Primavera de 1998.
V. WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998 [http://www.idg.com.br/ abre.htm] Acesso em: 10 set. 1998.
Segundo a NBR 6023, estão corretas, APENAS
II e V.
I e V.
II e IV.
I e III.
III e IV.
Ao classificar uma obra usando a Classificação Decimal de Dewey, um bibliotecário deve considerar
I. o princípio norteador: uma obra deve ser classificada na disciplina à qual se destina, e não naquela da qual deriva; II. a regra de aplicação: uma obra sobre a influência de um assunto sobre outro é classificada no assunto que exerce a influência; III. a regra do primeiro de dois: uma obra sobre dois assuntos que recebem tratamento equiparável e não são usados para introduzir ou explicar um ao outro é classificada no assunto cujo número aparecer primeiro nas tabelas. Pode-se afirmar queos itens I e III estão corretos; essas regras concorrem para determinar a melhor posição para a obra.
os itens I e II estão corretos; essas regras orientam a determinação da disciplina de uma obra.
os itens II e III estão corretos; essas regras asseguram a escolha da classificação adequada para a obra.
todos os itens estão corretos; essas regras ajudam a definir o assunto e o foco disciplinar de uma obra.
todos os itens estão incorretos; essas regras guiam o processo de classificação de uma obra, mas as definições estão trocadas.
Biblioteconomia - Classificação decimal universal (CDU): estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A inversão na ordem de citação é um mecanismo da Classificação Decimal Universal que possibilita ao bibliotecário privilegiar determinados aspectos de um assunto. Esse é o caso das seguintes notações:
-035.513:685.341.3 e 34172.4.
675(450)18 e -6:271.
=134.3:025.4 e 637.562.
(038)34=112.2 e (81)378.
.01:348 e (=411.21)930.85.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...