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Não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou à propaganda. Suas ações não começam com os produtos e os serviços, começam com o cliente.
A definição de Sueli Angélica do Amaral refere-se
ao marketing.
ao planejamento estratégico.
ao empreendedorismo.
à gestão de relacionamento com o cliente.
à comunicação organizacional.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2010
Resultado de uma série de alterações, o AACR2 − Revisão 2002 traz, desde uma nova redação, a renumeração e a eliminação de algumas regras e até mudanças mais significativas, entre as quais se destacam: a) inclusão de novos conceitos ou a alteração de outros, em decorrência do progresso tecnológico; b) mudanças substanciais nos capítulos 1 (Regras Gerais de Descrição), 3 (Materiais Cartográficos) e 12 (Recursos Contínuos); e c) reformulação da regra 0.24, que passou a determinar que a descrição de um item físico deve ser baseada, em primeiro lugar, no capítulo em que esse item por sua natureza se insere.
O trecho acima está
incorreto: foram feitas apenas atualizações de certos conceitos e o capítulo 9 (Recursos Eletrônicos) foi o que sofreu mudanças substanciais, incluindo a distinção entre recursos de acesso direto e remoto.
incorreto: as revisões do código não resultaram em eliminação de nenhuma regra e o capítulo 12 teve alterado apenas o seu título original, antes denominado Publicações Seriadas.
incorreto: o capítulo 1 não sofreu mudanças substanciais e a regra 0.24 passou a dar ênfase a todos os aspectos de um item, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação etc.
correto: essas revisões tornaram o AACR2 mais atual, porém a mudança mais radical será a substituição do código pelos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos − FRBR.
correto: o AACR2 vem passando por reformulações desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico e, ao mesmo tempo, adequar o código aos sistemas automatizados.
Baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, o SEER contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Ele foi traduzido e customizado
pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).
pelo Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).
Precisão, imparcialidade e atualidade são critérios de seleção que abordam
o conteúdo do documento.
o perfil do usuário.
a adequação ao usuário.
os aspectos adicionais do documento.
as características da unidade de informação.
Na avaliação de coleções, aqueles métodos que vão enfocar o conteúdo da coleção e sobre eles lançar um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade, são conhecidos como métodos
qualitativos.
quantitativos.
dedutivos.
indutivos.
empíricos.
Analisar quantitativa e qualitativamente os hábitos, necessidades e demandas de informação dos usuários, podendo ter como instrumentos de apoio para análise: entrevistas, questionários, observação direta, banco de desideratas, formulário de sugestões, incidente crítico, etc.
O texto se refere a uma atividade do desenvolvimento de coleções. Trata-se
da avaliação de coleções.
da aquisição.
da seleção.
do estudo de comunidade.
do desbastamento.
Segundo a literatura especializada, um método bastante utilizado para avaliação de coleções é a verificação de listas. O inconveniente da utilização desse método no Brasil é que
as instituições mantenedoras das bibliotecas não aceitam esse tipo de avaliação como válido para orientação de políticas de aquisição.
apenas uma pequena parte das listas se encontra disponível na Internet.
os responsáveis pelas bibliotecas têm dificuldade para relacionar o material constante de determinada lista com aquele possuído pela biblioteca.
os bibliotecários têm familiaridade apenas com as listas de materiais em língua portuguesa.
aquelas listas disponíveis no mercado não têm tanta relação com a realidade brasileira como seria desejável.
Quanto maior a diversidade de dados ou registros de circulação passíveis de serem utilizados em um estudo de uso da coleção,
menor o esforço a ser dispendido pelos avaliadores.
maior o índice de dúvida (ID) em relação aos resultados.
maior a margem de erro.
maior a confiabilidade dos resultados obtidos.
menor a necessidade de capacitação dos responsáveis pela coleta de dados.
A aquisição cooperativa consiste na
possibilidade de realizar contratos em larga escala, utilizando poucos fornecedores.
disponibilidade do mesmo material em várias bibliotecas, de forma simultânea e isenta de burocracias.
racionalização das compras em função da possibilidade de se obter o título, ou cópia dele, em outra biblioteca.
garantia de fornecimento de materiais pelo menor preço, sem necessidade de realização de licitação.
socialização das compras, contraposta à privatização do uso do acervo.
A diferença maior no desenvolvimento de acervos em bibliotecas especializadas, quando comparadas com outros tipos de bibliotecas, é a
ênfase no desbastamento e na avaliação da coleção, medida necessária para otimização do acervo.
disponibilidade de materiais ligados ao ensino e à pesquisa.
existência de uma clientela mais dinâmica e diversificada.
necessidade de dar suporte às atividades pedagógicas, integrando-se ao processo educacional formal.
presença, com muito maior frequência, de materiais não-convencionais.
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