Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Não é, nem significa simplesmente vender, tampouco se limita apenas à divulgação ou à propaganda. Suas ações não começam com os produtos e os serviços, começam com o cliente.

A definição de Sueli Angélica do Amaral refere-se

  • A.

    ao marketing.

  • B.

    ao planejamento estratégico.

  • C.

    ao empreendedorismo.

  • D.

    à gestão de relacionamento com o cliente.

  • E.

    à comunicação organizacional.

Resultado de uma série de alterações, o AACR2 − Revisão 2002 traz, desde uma nova redação, a renumeração e a eliminação de algumas regras e até mudanças mais significativas, entre as quais se destacam: a) inclusão de novos conceitos ou a alteração de outros, em decorrência do progresso tecnológico; b) mudanças substanciais nos capítulos 1 (Regras Gerais de Descrição), 3 (Materiais Cartográficos) e 12 (Recursos Contínuos); e c) reformulação da regra 0.24, que passou a determinar que a descrição de um item físico deve ser baseada, em primeiro lugar, no capítulo em que esse item por sua natureza se insere.

O trecho acima está

  • A.

    incorreto: foram feitas apenas atualizações de certos conceitos e o capítulo 9 (Recursos Eletrônicos) foi o que sofreu mudanças substanciais, incluindo a distinção entre recursos de acesso direto e remoto.

  • B.

    incorreto: as revisões do código não resultaram em eliminação de nenhuma regra e o capítulo 12 teve alterado apenas o seu título original, antes denominado Publicações Seriadas.

  • C.

    incorreto: o capítulo 1 não sofreu mudanças substanciais e a regra 0.24 passou a dar ênfase a todos os aspectos de um item, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação etc.

  • D.

    correto: essas revisões tornaram o AACR2 mais atual, porém a mudança mais radical será a substituição do código pelos Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos − FRBR.

  • E.

    correto: o AACR2 vem passando por reformulações desde 1988 com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico e, ao mesmo tempo, adequar o código aos sistemas automatizados.

Baseado no software desenvolvido pelo Public Knowledge Project (Open Journal Systems) da Universidade British Columbia, o SEER contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Ele foi traduzido e customizado

  • A.

    pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

  • B.

    pelo Portal de Periódicos da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

  • C.

    pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

  • D.

    pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

  • E.

    pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Precisão, imparcialidade e atualidade são critérios de seleção que abordam

  • A.

    o conteúdo do documento.

  • B.

    o perfil do usuário.

  • C.

    a adequação ao usuário.

  • D.

    os aspectos adicionais do documento.

  • E.

    as características da unidade de informação.

Na avaliação de coleções, aqueles métodos que vão enfocar o conteúdo da coleção e sobre eles lançar um julgamento de valor, diagnosticando sua boa ou má qualidade, são conhecidos como métodos

  • A.

    qualitativos.

  • B.

    quantitativos.

  • C.

    dedutivos.

  • D.

    indutivos.

  • E.

    empíricos.

Analisar quantitativa e qualitativamente os hábitos, necessidades e demandas de informação dos usuários, podendo ter como instrumentos de apoio para análise: entrevistas, questionários, observação direta, banco de desideratas, formulário de sugestões, incidente crítico, etc.

O texto se refere a uma atividade do desenvolvimento de coleções. Trata-se

  • A.

    da avaliação de coleções.

  • B.

    da aquisição.

  • C.

    da seleção.

  • D.

    do estudo de comunidade.

  • E.

    do desbastamento.

Segundo a literatura especializada, um método bastante utilizado para avaliação de coleções é a verificação de listas. O inconveniente da utilização desse método no Brasil é que

  • A.

    as instituições mantenedoras das bibliotecas não aceitam esse tipo de avaliação como válido para orientação de políticas de aquisição.

  • B.

    apenas uma pequena parte das listas se encontra disponível na Internet.

  • C.

    os responsáveis pelas bibliotecas têm dificuldade para relacionar o material constante de determinada lista com aquele possuído pela biblioteca.

  • D.

    os bibliotecários têm familiaridade apenas com as listas de materiais em língua portuguesa.

  • E.

    aquelas listas disponíveis no mercado não têm tanta relação com a realidade brasileira como seria desejável.

Quanto maior a diversidade de dados ou registros de circulação passíveis de serem utilizados em um estudo de uso da coleção,

  • A.

    menor o esforço a ser dispendido pelos avaliadores.

  • B.

    maior o índice de dúvida (ID) em relação aos resultados.

  • C.

    maior a margem de erro.

  • D.

    maior a confiabilidade dos resultados obtidos.

  • E.

    menor a necessidade de capacitação dos responsáveis pela coleta de dados.

A aquisição cooperativa consiste na

  • A.

    possibilidade de realizar contratos em larga escala, utilizando poucos fornecedores.

  • B.

    disponibilidade do mesmo material em várias bibliotecas, de forma simultânea e isenta de burocracias.

  • C.

    racionalização das compras em função da possibilidade de se obter o título, ou cópia dele, em outra biblioteca.

  • D.

    garantia de fornecimento de materiais pelo menor preço, sem necessidade de realização de licitação.

  • E.

    socialização das compras, contraposta à privatização do uso do acervo.

A diferença maior no desenvolvimento de acervos em bibliotecas especializadas, quando comparadas com outros tipos de bibliotecas, é a

  • A.

    ênfase no desbastamento e na avaliação da coleção, medida necessária para otimização do acervo.

  • B.

    disponibilidade de materiais ligados ao ensino e à pesquisa.

  • C.

    existência de uma clientela mais dinâmica e diversificada.

  • D.

    necessidade de dar suporte às atividades pedagógicas, integrando-se ao processo educacional formal.

  • E.

    presença, com muito maior frequência, de materiais não-convencionais.

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