Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pode ser visto como um meio a mais disponível para a divulgação da informação, indo ao encontro da necessidade dos usuários de recuperação de informação personalizada e representando uma extensão dos serviços convencionais de referência. Trata-se do serviço de
referência personalizada.
customização seletiva da informação (CSI).
informação direcionada e segmentada (DSI).
disseminação seletiva da informação (DSI).
Em um processo de referência, um usuário apresenta uma questão ao bibliotecário. Ao negociar a questão, o bibliotecário
compartilha com o usuário a sua própria percepção e conhecimento sobre a questão.
estabelece a melhor estratégia de busca para solucionar a questão proposta.
procura saber o quanto de informação o usuário está preparado para receber.
orienta o usuário sobre eventuais limites apresentados pelas fontes de informação.
transforma a linguagem do usuário na linguagem documental usada pela biblioteca.
A seleção do público-alvo para a implementação de um serviço de disseminação seletiva da informação
depende de uma pesquisa sobre a frequência de uso do acervo.
é feita considerando as prioridades da instituição mantenedora da biblioteca.
baseia-se em uma análise da infraestrutura necessária versus a disponível.
segue critérios como percepção do valor do serviço e qualidade da informação.
requer um estudo do usuário para levantar o seu perfil e interesses.
O serviço de informação e referência compreende, além do serviço de referência propriamente dito, as seguintes linhas de atuação:
diagnóstico, planejamento, coordenação e gestão da informação.
processo de referência, mediação, divulgação e supervisão.
estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.
educação do usuário, alerta e DSI, marketing e avaliação.
atendimento, pesquisa, auxílio bibliográfico e empréstimo.
A internet é uma ferramenta essencial não apenas para disponibilizar conteúdos informacionais, mas também para disseminar atividades da biblioteca. A maneira mais básica de usar a web para divulgar produtos e serviços oferecidos aos usuários é manter um site com, por exemplo,
disponibilização de documentos digitais, atendimento aos usuários por e-mail e reserva online de material.
acesso online ao catálogo, boletim eletrônico de novas aquisições e estrutura organizacional da biblioteca.
informações sobre os serviços disponíveis, links para fontes de informação e guias para realização de pesquisas.
serviço de referência digital, acesso a bases de dados remotas e sumários eletrônicos de periódicos.
serviço de alerta virtual, informações sobre eventos e bases de textos completos de documentos.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As funções administrativas formuladas por Henri Fayol são basicamente quatro: planejar, organizar, dirigir e controlar. A respeito delas, é possível afirmar que
nem todas as funções administrativas concorrem para a continuidade da empresa ou instituição.
a função controlar é atualmente vista como abrangendo as atividades de liderança.
todas as funções devem ser executadas separadamente, ou seja, não podem ser trabalhadas em conjunto.
a função organização consiste em designar as atividades específicas necessárias para fazer acontecer o que foi planejado.
em bibliotecas, devido às características dos produtos informacionais, a função organização ocorre antes da de planejamento.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A ferramenta da qualidade que pode ser utilizada em serviços de informação para identificar a concentração percentual de ocorrências em pequeno número de causas é
a carta de tendências.
o fluxograma.
o histograma.
o gráfico de Pareto.
a análise do campo de forças.
Biblioteconomia - Planejamento, gestão da informação e do conhecimento - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação ao planejamento de sistemas de bibliotecas, considere:
I. Por encontrar-se a coordenação geralmente distante do dia-a-dia das bibliotecas, é absolutamente indispensável que planeje seus relatórios de forma a contar com dados verdadeiros e coerentes, definidos a partir de critérios básicos que sirvam de padrão para a coleta de dados.
II. É preciso que haja um alinhamento de conceitos, ou seja, um entendimento único de cada termo definido no relatório e da natureza de cada serviço.
III. Todos os cuidados devem ser tomados para que os dados fornecidos à coordenação de fato espelhem as reais condições da biblioteca.
IV. A análise do relatório de cada biblioteca deve indicar alternativas de solução para os problemas apontados, de forma que a coordenação possa levar em consideração as características individuais.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as seguintes afirmativas sobre linguagem de indexação:
I. Em biblioteconomia, há pelo menos duas correntes teóricas voltadas ao estudo da linguagem: a primeira pesquisa o uso da linguagem natural para a recuperação de informações e a segunda trabalha no desenvolvimento de linguagens documentárias.
II. Os tesauros são sistemas de linguagem documentária cuja estrutura se baseia em relações semânticas entre termos.
III. Os mecanismos de busca da Internet usam a linguagem natural para a indexação dos documentos, o que gera, para os usuários, uma dificuldade em determinar os contextos informacionais e identificar a pertinência da informação.
IV. Linguagens controladas podem ser definidas como o conjunto de termos organizados de forma hierárquica e/ou alfabética, visando a recuperação de informações e reduzindo a diversidade de terminologia.
V. Para o desenvolvimento de linguagens documentárias, utiliza-se preferencialmente a definição terminológica, porque ela descreve, delimita e distingue os conceitos.
Estão corretas as afirmativas
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
II, III e V, apenas.
I, IV e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
Biblioteconomia - Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de indexação, tipos de indexação. - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em relação às linguagens de indexação, considere:
I. Linguagem Natural (LN) é sinônimo de discurso comum, isto é, a linguagem usada normalmente na fala e na escrita.
II. Linguagem Controlada (LC) pode ser definida como um conjunto de termos autorizados, o que reduz substancialmente a diversidade de terminologia.
Ocorre que, em sistemas de recuperação da informação,
os termos da LC usada pelos indexadores, em geral, são os mesmos termos da LN empregada pelos usuários, o que reduz a ambiguidade e eleva a precisão desses instrumentos.
a LC pode obter melhor desempenho do que a LN, por exemplo, nas ocasiões em que a busca por informações compreende temas atuais e novas terminologias.
o uso da LN para indexação e/ou recuperação não é viável na maioria dos casos, enquanto a LC é possível de ser criada mesmo em áreas de acelerado desenvolvimento.
apesar da ausência de padronização, a LN traz uma baixa incidência de respostas negativas ou de relações incorretas entre os termos quando comparada à LC.
a LN é representada pelos termos do título e do resumo dos documentos, ao passo que a LC é caracterizada pelos descritores, termos de indexação e identificadores.
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