Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A política de desenvolvimento de acervos de diapositivos (slides) deve considerar, além da adequação aos usuários, aspectos técnicos como

  • A.

    interesse concreto pelo material e disponibilidade de material complementar (fitas ou textos explicativos).

  • B.

    tamanho do slide e qualidade do projetor disponível.

  • C.

    uso domiciliar e demanda por esse tipo de material.

  • D.

    perfeição das cores e qualidade da imagem projetada.

  • E.

    produção local (interna) versus aquisição planificada.

O principal requisito para um bem-sucedido convênio de intercâmbio é

  • A.

    o apoio da alta cúpula da instituição mantenedora da biblioteca.

  • B.

    o desejo de diminuir o custo interno de aquisição de materiais.

  • C.

    a existência de um interesse mútuo na troca de publicações.

  • D.

    a existência de um departamento ou seção com responsabilidade exclusiva por essa atividade.

  • E.

    a manutenção de registros detalhados e confiáveis.

A avaliação do custo-benefício de um título permutado com outra instituição ou biblioteca deve considerar, entre outras coisas, o equilíbrio de conteúdo das publicações, os custos reais da publicação da própria entidade, os custos de todos os serviços para abrigar o título recebido e

  • A.

    o processamento do material comparado com o mesmo processamento se fosse adquirido por compra.

  • B.

    o tempo necessário para recebimento do material comparado com o mesmo tempo se fosse adquirido por compra.

  • C.

    o tempo necessário para realização dos contatos visando o estabelecimento da permuta.

  • D.

    o aumento da carga de trabalho devido à ampliação do número de títulos permutados.

  • E.

    a cultura da organização.

Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.

I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.

III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

O processo de desenvolvimento de coleções compreende as atividades de estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. É correto afirmar que

  • A.

    a atividade de seleção é a de maior importância no desenvolvimento de coleções, devendo ser priorizada em detrimento de todas as demais.

  • B.

    o processo de desenvolvimento de coleções ocorre da mesma forma em todas as bibliotecas, independentemente de sua especificidade.

  • C.

    a ocorrência de algumas atividades do desenvolvimento de coleções depende especialmente dos objetivos institucionais e do tipo de clientela.

  • D. o processo de desenvolvimento de coleções está presente por inteiro em todas as bibliotecas, mas não da mesma forma.
  • E.

    a inexistência de disponibilidade orçamentária implica na não-realização de qualquer atividade de aquisição.

Avalie as afirmativas a seguir, versando sobre seleção.

I. O bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. O processo de seleção estaria incompleto se a única fonte ficasse ao cargo das sugestões da comunidade.

II. Também fazem parte da atividade de seleção o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção.

Ocorre que

  • A.

    ambas estão incorretas.

  • B.

    ambas estão corretas.

  • C.

    a primeira está incorreta; seria exigir demais do bibliotecário selecionador que também realizasse um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca.

  • D.

    a segunda está incorreta; o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção encontram-se no âmbito da atividade de aquisição.

  • E.

    ambas estão incompletas; essas especificidades só têm sentido em bibliotecas especializadas e jamais naquelas de clientela mais geral.

Um usuário está interessado em acompanhar o processo legislativo de um projeto de lei do Senado Federal sobre direito à greve e procura a biblioteca jurídica da sua instituição. O bibliotecário de referência deverá orientá-lo a

  • A.

    pesquisar no Sistema de Legislação Informatizada, no qual poderá obter online o texto completo da lei, bem como as alterações feitas a ele.

  • B.

    aguardar a aprovação e a eventual publicação do texto da referida lei no Diário Oficial da União.

  • C.

    consultar o Sistema de Informações do Congresso Nacional, que permite a busca online na base de dados de matérias em tramitação.

  • D.

    verificar o andamento do projeto nos Anais do Senado Federal, que publicam mensalmente ordens do dia, debates e resoluções da instituição.

  • E.

    procurar os documentos publicados sobre o assunto na Bibliografia Brasileira de Direito e no próprio catálogo da biblioteca.

Segundo a Lei nº 8.666, que rege a aquisição de materiais em bibliotecas ligadas à administração pública, a definição: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, refere-se à modalidade de licitação conhecida como

  • A.

    convite.

  • B.

    leilão.

  • C.

    tomada de preços.

  • D.

    concorrência.

  • E.

    concurso.

A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.

Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve

  • A.

    fazer perguntas objetivas (o quê, quem, onde, como e quando) ao usuário.

  • B.

    conhecer os recursos que a unidade de informação oferece e estar bem treinado.

  • C.

    propiciar treinamento para o uso dos recursos da unidade de informação.

  • D.

    usar seus conhecimentos e seu ponto de vista pessoal para avaliar a questão.

  • E.

    determinar com o usuário o quanto de informação ele está preparado para receber e ler.

Uma série de falhas pode ocorrer em todas as fases do processo de referência, prejudicando, em última instância, o objetivo final da biblioteca, qual seja, satisfazer a necessidade de informação do seu usuário. Basicamente, essas falhas envolvem fatores humanos e técnicos que diretamente interferem no serviço de referência, por exemplo,

  • A.

    desconhecimento do assunto e serviço de empréstimo desorganizado.

  • B.

    falta de treinamento do bibliotecário e fontes adequadas não disponíveis.

  • C.

    falta de treinamento do usuário e inexistência de política de aquisição.

  • D.

    problemas de comunicação do usuário e intangibilidade da informação.

  • E.

    ambiguidade linguística na fonte e interrupção do acesso à internet.

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