Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A política de desenvolvimento de acervos de diapositivos (slides) deve considerar, além da adequação aos usuários, aspectos técnicos como
interesse concreto pelo material e disponibilidade de material complementar (fitas ou textos explicativos).
tamanho do slide e qualidade do projetor disponível.
uso domiciliar e demanda por esse tipo de material.
perfeição das cores e qualidade da imagem projetada.
produção local (interna) versus aquisição planificada.
O principal requisito para um bem-sucedido convênio de intercâmbio é
o apoio da alta cúpula da instituição mantenedora da biblioteca.
o desejo de diminuir o custo interno de aquisição de materiais.
a existência de um interesse mútuo na troca de publicações.
a existência de um departamento ou seção com responsabilidade exclusiva por essa atividade.
a manutenção de registros detalhados e confiáveis.
A avaliação do custo-benefício de um título permutado com outra instituição ou biblioteca deve considerar, entre outras coisas, o equilíbrio de conteúdo das publicações, os custos reais da publicação da própria entidade, os custos de todos os serviços para abrigar o título recebido e
o processamento do material comparado com o mesmo processamento se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para recebimento do material comparado com o mesmo tempo se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para realização dos contatos visando o estabelecimento da permuta.
o aumento da carga de trabalho devido à ampliação do número de títulos permutados.
a cultura da organização.
Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.
I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.
II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.
III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.
IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.
V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
O processo de desenvolvimento de coleções compreende as atividades de estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. É correto afirmar que
a atividade de seleção é a de maior importância no desenvolvimento de coleções, devendo ser priorizada em detrimento de todas as demais.
o processo de desenvolvimento de coleções ocorre da mesma forma em todas as bibliotecas, independentemente de sua especificidade.
a ocorrência de algumas atividades do desenvolvimento de coleções depende especialmente dos objetivos institucionais e do tipo de clientela.
a inexistência de disponibilidade orçamentária implica na não-realização de qualquer atividade de aquisição.
Avalie as afirmativas a seguir, versando sobre seleção.
I. O bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. O processo de seleção estaria incompleto se a única fonte ficasse ao cargo das sugestões da comunidade.
II. Também fazem parte da atividade de seleção o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção.
Ocorre que
ambas estão incorretas.
ambas estão corretas.
a primeira está incorreta; seria exigir demais do bibliotecário selecionador que também realizasse um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca.
a segunda está incorreta; o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção encontram-se no âmbito da atividade de aquisição.
ambas estão incompletas; essas especificidades só têm sentido em bibliotecas especializadas e jamais naquelas de clientela mais geral.
Um usuário está interessado em acompanhar o processo legislativo de um projeto de lei do Senado Federal sobre direito à greve e procura a biblioteca jurídica da sua instituição. O bibliotecário de referência deverá orientá-lo a
pesquisar no Sistema de Legislação Informatizada, no qual poderá obter online o texto completo da lei, bem como as alterações feitas a ele.
aguardar a aprovação e a eventual publicação do texto da referida lei no Diário Oficial da União.
consultar o Sistema de Informações do Congresso Nacional, que permite a busca online na base de dados de matérias em tramitação.
verificar o andamento do projeto nos Anais do Senado Federal, que publicam mensalmente ordens do dia, debates e resoluções da instituição.
procurar os documentos publicados sobre o assunto na Bibliografia Brasileira de Direito e no próprio catálogo da biblioteca.
Segundo a Lei nº 8.666, que rege a aquisição de materiais em bibliotecas ligadas à administração pública, a definição: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, refere-se à modalidade de licitação conhecida como
convite.
leilão.
tomada de preços.
concorrência.
concurso.
A propósito do serviço de referência, D. J. Grogan afirma que: O usuário irá negociar a sua questão com o interlocutor [o bibliotecário], para que se chegue a um acordo sobre a forma mais inteligível de apresentá-la [à unidade de informação]. Uma questão mal formulada poderá acarretar o malogro do processo de referência.
Com o objetivo de garantir o êxito desse processo, o bibliotecário de referência, durante a fase de negociação da questão, deve
fazer perguntas objetivas (o quê, quem, onde, como e quando) ao usuário.
conhecer os recursos que a unidade de informação oferece e estar bem treinado.
propiciar treinamento para o uso dos recursos da unidade de informação.
usar seus conhecimentos e seu ponto de vista pessoal para avaliar a questão.
determinar com o usuário o quanto de informação ele está preparado para receber e ler.
Uma série de falhas pode ocorrer em todas as fases do processo de referência, prejudicando, em última instância, o objetivo final da biblioteca, qual seja, satisfazer a necessidade de informação do seu usuário. Basicamente, essas falhas envolvem fatores humanos e técnicos que diretamente interferem no serviço de referência, por exemplo,
desconhecimento do assunto e serviço de empréstimo desorganizado.
falta de treinamento do bibliotecário e fontes adequadas não disponíveis.
falta de treinamento do usuário e inexistência de política de aquisição.
problemas de comunicação do usuário e intangibilidade da informação.
ambiguidade linguística na fonte e interrupção do acesso à internet.
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