Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na Classificação Decimal Universal, as notações que indicam os aspectos de língua, forma, lugar, raça e tempo são chamadas

  • A.

    tabelas auxiliares subordinadas, pois o seu uso é sempre subordinado a um número do sistema, isto é, não podem ser utilizadas isoladamente.

  • B.

    auxiliares especiais, pois indicam características que são apenas aplicáveis a um número limitado de classes do sistema.

  • C.

    subdivisões auxiliares, pois possibilitam subdividir números compostos e construir números simples e sínteses.

  • D.

    auxiliares alfabéticos, porque utilizam letras, palavras e símbolos para detalhar, ainda mais especificamente, os assuntos.

  • E.

    auxiliares comuns independentes, porque os conceitos que representam podem ocorrer independentemente das tabelas principais.

Um usuário solicita à biblioteca informação de como fazer a citação de um trabalho em fase de elaboração. Nesse caso, ele deve ser informado que, segundo a norma da ABNT,

  • A.

    a expressão "em fase de elaboração" deve vir em nota de rodapé.

  • B.

    a expressão "em fase de elaboração" deve vir logo após a citação, entre parênteses, com a indicação, em nota de rodapé, dos dados disponíveis.

  • C.

    não é necessário fazer qualquer referência a esse tipo de trabalho, uma vez que ele ainda não foi publicado.

  • D.

    a citação deve ser feita normalmente, com indicação do autor e data e incorporação à lista de referências.

  • E.

    a citação de materiais em fase de elaboração é expressamente proibida.

Em relação à Classificação Decimal Universal (CDU), considere:

I. A CDU combina as características da hierarquia rígida (baseada na Classificação de Dewey) com as riquezas oferecidas pelo recurso da síntese.

II. A ordem de citação é empregada no arquivamento de fichas nos catálogos e na ordenação dos documentos na coleção.

III. O sinal de ordenação :: (dois pontos duplos) serve para fixar a ordem dos números, ou seja, fixar o assunto considerado como principal.

IV. A base da CDU é constituída por nove classes específicas e uma classe geral, sendo que a classe 4 encontra-se vaga.

V. Em sua notação, a CDU usa um ponto a cada grupo de três dígitos, o que confere aos números um valor classificatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Para se informar sobre a abertura de um pregão para compras de materiais de informação para a biblioteca de um órgão público, um provável fornecedor deve consultar o Diário Oficial da União, mais especificamente a seção

  • A.

    3.

  • B.

    2.

  • C.

    1.

  • D.

    4.

  • E.

    especial para editais, concursos e licitações.

O conceito de serviço de atendimento a usuários costumava se referir a uma orientação do bibliotecário para o usuário realizar uma pesquisa e localizar um item no espaço da biblioteca. Hoje conhecido como serviço de referência e informação, esse conceito evoluiu para a visão cuja essência está em

  • A.

    acompanhar o usuário durante todo o processo de busca de informação.

  • B.

    auxiliar leitores no momento da utilização de documentos com a finalidade de estudo e pesquisa.

  • C.

    responder perguntas e orientar o consulente no uso das obras de referência.

  • D.

    mostrar boa vontade para prestar qualquer serviço, criando um ambiente amistoso no qual o leitor se sinta à vontade.

  • E.

    ligar pessoas com uma necessidade de informação a um serviço capacitado para satisfazer essa necessidade.

Visando melhorar o atendimento do usuário e, ao mesmo tempo, promover o uso extensivo dos recursos da biblioteca, o serviço de informação e referência deve concentrar esforços

  • A.

    no serviço de empréstimo domiciliar.

  • B.

    na educação do usuário.

  • C.

    na divulgação da biblioteca.

  • D.

    no treinamento do bibliotecário.

  • E.

    na comunicação visual do espaço.

Em geral, a dinâmica do processo de referência (o atendimento ao usuário propriamente dito) inclui duas fases: uma relacionada à natureza do problema do usuário e outra, às decisões e caminhos percorridos pelo bibliotecário. A primeira fase relacionada à natureza do problema envolve quatro etapas. São elas:

  • A.

    a negociação da questão, o processo de busca, a resposta e a solução do problema.

  • B.

    a pergunta, a negociação, a busca da informação e a renegociação.

  • C.

    a formulação da questão, a entrevista, a estratégia de busca e a busca.

  • D.

    o processo de comunicação, a questão, a pesquisa e as fontes de informação.

  • E.

    o problema, a necessidade de informação, a questão inicial e a questão negociada.

Considere a referência bibliográfica abaixo:

OLIVEIRA, Marlene; MATHEUS, Renato Fabiano; CASTRO, Júlio Vítor Rodrigues de; RIBAS, Guilherme; SALES, Rodney Givisiez Sales. Os grupos de pesquisa em Ciência da Informação: análise de redes sociais como ferramentas de apoio para estudo epistemológico. In: POBLACIÓN, Dinah Aguiar; MUGNAINI, Rogério; RAMOS, Lúcia Maria S. V. Costa (org.) Redes sociais e colaborativas em informação científica. São Paulo: Angellara Editora, 2009. p. 531-551.

Segundo a norma da ABNT, a

  • A.

    indicação dos autores do capítulo está incorreta, pois quando há mais de 3 autores, cita-se apenas o primeiro, seguido da expressão "et al".

  • B.

    referência está totalmente correta.

  • C.

    referência está incorreta, pois deveria ter sido iniciada pelo título do capítulo.

  • D.

    citação dos organizadores do livro está incorreta, pois estes deveriam ter sido apresentados em ordem alfabética.

  • E.

    referência está incompleta, pois não informa que se trata da primeira edição da obra.

O webmarketing é um processo destinado a satisfazer os desejos e as necessidades das pessoas por informações, serviços ou produtos utilizando a Internet como canal de comunicação ou distribuição. Entre as possibilidades de webmarketing disponíveis para uso das bibliotecas estão

  • A.

    os banners, normalmente utilizados nas páginas iniciais de portais ou sites.

  • B.

    as ferramentas de busca, a forma mais antiga e primária de se utilizar a web como canal de promoção.

  • C.

    o pop-up, que pode ser utilizado de forma contínua.

  • D.

    o site web, que deve ser utilizado quando as listas de distribuição são de grupos de interesses comuns.

  • E.

    o webcasting, que consome pouco recurso de processamento da estação de trabalho e da rede de computadores.

A ação do homem é um dos fatores que afetam a degradação dos documentos. Isso acontece, entre outras coisas, por meio do manuseio incorreto. A colocação de clipe de metal como marcador de páginas é um exemplo dessa forma de manuseio, pois

  • A.

    deve-se preferir clipe de material plástico para essa função, devido a sua durabilidade.

  • B.

    o clipe altera o ph do papel, além de modificar o estado físico da encadernação.

  • C.

    o uso do clipe provoca o aparecimento de bactérias que destroem o papel.

  • D.

    o metal do clipe atua como fator a atrair insetos e roedores, que se alimentam de aparas de papel.

  • E.

    o processo de oxidação dos clipes passará para a folha marcada, manchando-a e rasgando-a.

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