Questões de Biologia do ano 2004

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O Pantanal mato-grossense é um exemplo de ecossistema rico. A ação do homem, porém, pode destruir essa característica. Por exemplo, atualmente já se nota um significativo aumento do número de piranhas, conseqüência da caça indiscriminada de

  • A.

    garças

  • B.

    jaburus

  • C.

    jacarés.

  • D.

    capivaras

  • E.

    araras-azuis.

"Nos últimos vinte anos, através de pesquisa, tem-se legitimado e provado que os alunos não chegam em branco a cada nova situação de aprendizagem escolar, mas que possuem esquemas de conhecimentos prévios".

(Laura Fumagalli, In Didática das Ciências Naturais - cap. 1, pág. 22)

Segundo o texto

  • A.

    as concepções espontâneas constituem representações da realidade sem coerência e são abandonadas ao serem confrontadas com os conceitos adquiridos na escola.

  • B.

    os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se apenas os conhecimentos construídos espontaneamente na prática extra-escolar.

  • C.

    as concepções espontâneas são persistentes por mais que as atividades escolares de aprendizagem procurem modificá-las.

  • D.

    os conhecimentos prévios constituem representações da realidade e neles articulam-se tanto conceitos construídos no meio escolar como outros, construídos espontaneamente na prática extra-escolar cotidiana.

  • E.

    os conhecimentos prévios constituem sistemas de interpretação e de leitura a partir dos quais as crianças conferem pouco significado às situações de aprendizagem escolar; por isso é desnecessário estruturar o ensino considerando as concepções espontâneas.

Thomas Kuhn, em sua obra A estrutura das Revoluções Científicas, argumenta que a produção do conhecimento científico ocorre segundo paradigmas (padrões) compartilhados por comunidades de pesquisadores. Quando tais paradigmas já não dão conta da solução dos problemas, estabelece-se uma crise e os pesquisadores buscam outros paradigmas que possam solucioná-los. Kuhn sustenta que a comunidade passa a compartilhar o novo padrão, ocorrendo o que ele denomina "revolução científica", cuja característica mais marcante é a mudança na visão de mundo do cientista. O caráter cumulativo da ciência seria, então, uma característica apenas dos períodos de "ciência normal", isto é, quando a ciência evolui por acréscimo de novos conhecimentos, mediante a solução de problemas. De acordo com as argumentações de Kuhn, um exemplo de ciência normal seriam os conhecimentos adquiridos desde

  • A.

    a descoberta da célula até a formulação da teoria celular.

  • B.

    a lei da gravitação universal de Newton até a teoria da relatividade de Einstein.

  • C.

    o modelo geocêntrico do universo até o modelo heliocêntrico.

  • D.

    a teoria da evolução das espécies de Lamarck até a teoria da evolução de Darwin.

  • E.

    a teoria da abiogênese (geração espontânea) até a teoria da biogênese.

Os educadores Paulo Freire e George Snyders, em muitas de suas obras, defendem práticas educativas baseadas na abordagem temática. Nessa abordagem, a conceituação científica

  • A.

    fica subordinada ao senso comum.

  • B.

    fica subordinada ao tema.

  • C.

    desconsidera os conhecimentos prévios do aluno.

  • D.

    é abolida da programação.

  • E.

    define a seleção dos conteúdos.

As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).

I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.

II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.

III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.

I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.

II. As crianças têm o direito de aprender ciências.

III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.

IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, II e IV.

É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor

  • A.

    deve, necessariamente, ter o domínio do conceito, mesmo que seus alunos se encontrem ainda longe de poder assimilá-lo.

  • B.

    deve pretender que seus alunos assimilem o conceito da forma como é explicado pelos cientistas.

  • C.

    pode prescindir do domínio do conceito porque seus alunos se encontram longe de poder assimilá-lo.

  • D.

    deve evitar o aprofundamento das discussões quando não tem o domínio do conceito.

  • E.

    precisa ter o domínio do conceito e deve exigir que seus alunos também o dominem, desconsiderando sua compreensão intuitiva.

As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.

I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.

II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.

III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é

  • A.

    um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento.

  • B.

    uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados.

  • C.

    um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo.

  • D.

    um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais.

  • E.

    uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo.

Um pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram

  • A.

    as plantas aquáticas.

  • B.

    as aves pescadoras.

  • C.

    as larvas de insetos.

  • D.

    o fitoplâncton.

  • E.

    os peixes.

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