Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica.
I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia.
II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus.
III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
As afirmações abaixo relacionam-se ao meio ambiente e aos seres vivos.
I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz e impedem a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando, portanto, os vegetais e animais aquáticos.
II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca tão fina que se quebram sob o peso do animal que vai chocá-los, levando a uma diminuição da densidade populacional dessas aves.
III. O mercúrio é um metal líquido usado no garimpo para a extração do ouro e seus resíduos são lançados nos rios, o que oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.
IV. O homem está interferindo cada vez mais no ciclo do CO2 através da utilização de combustíveis fósseis e queimadas, aumentando com isso o teor de dióxido de carbono na atmosfera e causando, portanto, a destruição progressiva da camada de ozônio.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.
Os agrotóxicos organoclorados
reduzem a produção agrícola.
degradam-se rapidamente no ambiente.
são inócuos ao meio ambiente.
são decompostos pelas bactérias nitrificantes.
acumulam-se ao longo das cadeias alimentares.
A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.
I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.
II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.
III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.
As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:
racionalismo, inatismo, positivismo.
racionalismo, positivismo, inatismo.
inatismo, positivismo, racionalismo.
positivismo, inatismo, racionalismo.
positivismo, racionalismo, inatismo.
A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de
avaliar a capacidade de generalização e de aplicação dos conceitos apresentada pelos alunos.
estimular a resolução dos problemas e exercícios propostos em atividades individuais e de grupo.
selecionar os conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos científicos que serão trabalhados.
desafiar os alunos a expor o que estão pensando e despertar neles a necessidade de adquirir outros conhecimentos.
propiciar o suporte teórico para que os alunos exponham suas idéias e conclusões sobre o que foi estudado.
A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no
heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu.
heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.
heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.
geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.
geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.
Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por
Lazzaro Spallanzani, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados, contendo caldos nutritivos fervidos por longo tempo.
Francesco Redi, que realizou experimento controlado no qual comparou o que ocorria em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.
Louis Pasteur, que realizou experimento comparando o que ocorria em frascos com longos gargalos, alguns retos, outros recurvados, contendo caldos nutritivos fervidos.
Antonie van Leeuwenhoek ao demonstrar, com instrumento óptico, a existência de seres invisíveis a olho nu.
William Harvey, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.
Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo, assinale a alternativa que apresenta os resultados da tradução da mensagem genética contida na seguinte seqüência de nucleotídeos de uma molécula de DNA: TAC GAT ACG ATA.
Tyr-Asp-Thr-Ileu
Tyr-Arg-Tyr-Leu
Met-Leu-Cys-Tyr
Met-Leu-Thr-Ileu
Met-Leu-Cys-Ala
Em 1879, Walter Flemming identificou, no núcleo das células, filamentos que, durante a divisão celular, se condensam e separam-se indo para os lados opostos, que se tornarão duas novas células idênticas. Flemming deu a esse processo o nome de mitose, fundando assim a citogenética. Os filamentos descritos e a fase de separação são, respectivamente,
cromonemas e telófase.
cromonemas e prófase.
cromossomos e metáfase.
cromossomos e anáfase.
cromossomos e intérfase.
A tabela periódica moderna baseia-se nas observações e conclusões de Mendeleyev sobre as propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até 1869. Nessa tabela os elementos são ordenados segundo o número
atômico, definido pela quantidade de prótons.
de massa, definido pela quantidade de prótons.
de nêutrons, que define o número atômico.
atômico, definido pela quantidade de elétrons.
de massa, definido pela soma de prótons e elétrons.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...