Questões de Biologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica.

I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia.

II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus.

III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

As afirmações abaixo relacionam-se ao meio ambiente e aos seres vivos.

I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz e impedem a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando, portanto, os vegetais e animais aquáticos.

II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca tão fina que se quebram sob o peso do animal que vai chocá-los, levando a uma diminuição da densidade populacional dessas aves.

III. O mercúrio é um metal líquido usado no garimpo para a extração do ouro e seus resíduos são lançados nos rios, o que oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.

IV. O homem está interferindo cada vez mais no ciclo do CO2 através da utilização de combustíveis fósseis e queimadas, aumentando com isso o teor de dióxido de carbono na atmosfera e causando, portanto, a destruição progressiva da camada de ozônio.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II e III.

Os agrotóxicos organoclorados

  • A.

    reduzem a produção agrícola.

  • B.

    degradam-se rapidamente no ambiente.

  • C.

    são inócuos ao meio ambiente.

  • D.

    são decompostos pelas bactérias nitrificantes.

  • E.

    acumulam-se ao longo das cadeias alimentares.

A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.

I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.

II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.

III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.

As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:

  • A.

    racionalismo, inatismo, positivismo.

  • B.

    racionalismo, positivismo, inatismo.

  • C.

    inatismo, positivismo, racionalismo.

  • D.

    positivismo, inatismo, racionalismo.

  • E.

    positivismo, racionalismo, inatismo.

A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de

  • A.

    avaliar a capacidade de generalização e de aplicação dos conceitos apresentada pelos alunos.

  • B.

    estimular a resolução dos problemas e exercícios propostos em atividades individuais e de grupo.

  • C.

    selecionar os conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos científicos que serão trabalhados.

  • D.

    desafiar os alunos a expor o que estão pensando e despertar neles a necessidade de adquirir outros conhecimentos.

  • E.

    propiciar o suporte teórico para que os alunos exponham suas idéias e conclusões sobre o que foi estudado.

A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no

  • A.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu.

  • B.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • C.

    heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

  • D.

    geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • E.

    geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por

  • A.

    Lazzaro Spallanzani, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados, contendo caldos nutritivos fervidos por longo tempo.

  • B.

    Francesco Redi, que realizou experimento controlado no qual comparou o que ocorria em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

  • C.

    Louis Pasteur, que realizou experimento comparando o que ocorria em frascos com longos gargalos, alguns retos, outros recurvados, contendo caldos nutritivos fervidos.

  • D.

    Antonie van Leeuwenhoek ao demonstrar, com instrumento óptico, a existência de seres invisíveis a olho nu.

  • E.

    William Harvey, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo, assinale a alternativa que apresenta os resultados da tradução da mensagem genética contida na seguinte seqüência de nucleotídeos de uma molécula de DNA: TAC GAT ACG ATA.

  • A.

    Tyr-Asp-Thr-Ileu

  • B.

    Tyr-Arg-Tyr-Leu

  • C.

    Met-Leu-Cys-Tyr

  • D.

    Met-Leu-Thr-Ileu

  • E.

    Met-Leu-Cys-Ala

Em 1879, Walter Flemming identificou, no núcleo das células, filamentos que, durante a divisão celular, se condensam e separam-se indo para os lados opostos, que se tornarão duas novas células idênticas. Flemming deu a esse processo o nome de mitose, fundando assim a citogenética. Os filamentos descritos e a fase de separação são, respectivamente,

  • A.

    cromonemas e telófase.

  • B.

    cromonemas e prófase.

  • C.

    cromossomos e metáfase.

  • D.

    cromossomos e anáfase.

  • E.

    cromossomos e intérfase.

A tabela periódica moderna baseia-se nas observações e conclusões de Mendeleyev sobre as propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até 1869. Nessa tabela os elementos são ordenados segundo o número

  • A.

    atômico, definido pela quantidade de prótons.

  • B.

    de massa, definido pela quantidade de prótons.

  • C.

    de nêutrons, que define o número atômico.

  • D.

    atômico, definido pela quantidade de elétrons.

  • E.

    de massa, definido pela soma de prótons e elétrons.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...