Lista completa de Questões de Biologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leucócitos são células integrantes do sistema de defesa do corpo humano, que pode ser destruído pela invasão de vírus HIV. Assinale a alternativa que mostra o local de produção de leucócitos e indica corretamente a ação de um medicamento anti-HIV.
Medula espinal e inibidor de protease.
Medula espinal e inibidor de transcriptase reversa.
Medula óssea e inibidor de DNA polimerase.
Medula espinal e inibidor de DNA polimerase.
Medula óssea e inibidor de transcriptase reversa.
Segundo Peter Agleton, consultor da UNAIDS, as escolas foram identificadas como ambientes-chave para realizar a educação relacionada ao HIV e à AIDS mas, para isso, é preciso superar alguns preconceitos como, por exemplo, o seguinte:
os jovens não estão dispostos a conhecer preservativos.
os jovens constituem um grupo refratário a novos conhecimentos.
educar os jovens sobre sexo encoraja a atividade sexual.
a informação sobre o uso de preservativos garante que serão usados.
os professores não estão preparados para informar sobre HIV e AIDS.
A produção de proteínas ocorre em todas as células e envolve diversos de seus componentes. A seqüência de atuações que leva a essa síntese inicia-se no núcleo com a produção de que, nos ribossomos, determina os tipos, o número e a ordem em que aminoácidos serão ligados.
Completa-se corretamente o texto substituindo-se I por
RNA ribossômico.
RNA mensageiro.
DNA.
RNA transportador.
cromatina.
No século XIX, Gregor Mendel realizou experimentos cruzando variedades de ervilhas e analisou estatisticamente os resultados obtidos. Um estudante atribuiu a ele as seguintes conclusões:
I. Para cada característica estudada por Mendel, as células possuem dois "fatores hereditários".
II. Os "fatores hereditários" existem aos pares nos seres vivos e se segregam na formação dos gametas.
III. Os fatores hereditários correspondem a genes alelos de cromossomos homólogos e segregam-se na meiose.
É correto o que o estudante afirmou em
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
Os estudos de emissão de luz ultravioleta de um tubo de raios catódicos, realizados por Rontgen, mostraram ao pesquisador que os raios emanados atravessavam objetos situados a alguns metros de distância. Essa descoberta tem aplicação nos
processos fitoterápicos.
procedimentos quimioterápicos.
procedimentos radiográficos.
processos fotográficos.
procedimentos anestésicos.
Mycobacterium tuberculosis é a espécie causadora da tuberculose, e atualmente há cepas dessa bactéria que não morrem com o uso dos medicamentos conhecidos. Isso se deve
ao uso descontinuado dos antibióticos prescritos, que ocasiona as mutações selecionadas.
a mutações em genes resistentes, causadas pelo uso dos antibióticos.
ao surgimento de genes mutantes que são eliminados em meios desprovidos de antibióticos.
ao fato dos organismos se habituarem aos antibióticos disponíveis, fazendo com que surjam genes resistentes.
ao surgimento e seleção de genes que conferem resistência aos antibióticos disponíveis.
Segundo Krasilchik, M., no período compreendido entre 1970 e 1980, as agressões ao ambiente, decorrentes do desenvolvimento, resultaram em crescimento do interesse pela educação ambiental e na agregação de mais um objetivo ao ensino de Ciências: o de fazer com que os alunos discutissem também as implicações sociais do desenvolvimento científico. De acordo com essa óptica, pode-se afirmar que, entre as metas do ensino, visou-se a
fazer uma revisão crítica ao uso da metodologia científica nas pesquisas sobre impactos ambientais.
incorporar ao racionalismo subjacente ao processo científico, a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência não é neutra.
tornar independentes a análise de valores e a concepção de que a ciência é neutra.
estimular a pesquisa, independentemente do debate entre pesquisadores e filósofos da ciência.
excluir o racionalismo subjacente ao processo científico, enfatizando a análise de valores e o reconhecimento de que a ciência é neutra.
Estudos de fósseis de primatas antropóides permitem traçar a seguinte linha evolutiva que teria originado o homem moderno: Austalophitecus − Homo habilis − Homo erectus − Homo sapiens. A seqüência de eventos que provavelmente deu origem ao gênero Homo e às várias espécies desse gênero foi
isolamento geográfico, variações genéticas, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.
isolamento reprodutivo, variações genéticas, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.
variações genéticas, isolamento reprodutivo, formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas.
formação de raças, isolamento geográfico, pressões seletivas diferenciadas, isolamento reprodutivo.
isolamento geográfico, isolamento reprodutivo, pressões seletivas diferenciadas, variações genéticas.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
A estrutura em dupla-hélice dos ácidos nucléicos carreadores de aminoácidos é desfeita, durante o processo de tradução, para que parte de seu código seja copiado.
Considerando as características das biomoléculas envolvidas no processo de codificação e de tradução da informação genética, bem como as propriedades de transmissão de tais informações entre indivíduos, julgue os seguintes itens.
O processo de duplicação do código genético envolve, além de ácidos nucléicos, também nucleotídios nãopolimerizados e proteínas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...