Lista completa de Questões de Biologia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Odum (1962) define ecologia como o estudo da estrutura e funções dos ecossistemas (in Kormondy e Brown, 2002). Os ecossistemas
apresentam como seus componentes bióticos somente as plantas e os animais ali encontrados.
são comunidades biológicas aleatórias, reunidas de maneira arbitrária, que podem variar desde florestas a tubos de ensaio.
são sistemas ecológicos formados por componentes bióticos e abióticos com características inerentes aos próprios ecossistemas.
apresentam organismos decompositores que obtêm sua nutrição sempre a partir de organismos consumidores.
apresentam componentes bióticos responsáveis, exclusivamente, pela ciclagem de nutrientes no sistema.
Em regiões desenvolvidas, a taxa de natalidade (número de nascimentos por mil habitantes) na população humana caiu de 40 para 15 desde a metade do século XIX, mas permaneceu em 40 até a metade do século XX nas regiões em desenvolvimento. Apesar de estar em declínio, a taxa de natalidade em regiões em desenvolvimento corresponde ao dobro daquela para regiões desenvolvidas. No entanto, a taxa de mortalidade em regiões em desenvolvimento caiu dramaticamente desde a metade do século XX, chegando a patamares próximos aos de regiões desenvolvidas. Com isso,
estima-se que o crescimento populacional seja maior nas regiões em desenvolvimento do que nas desenvolvidas.
calcula-se que a maior taxa de mortalidade nas regiões desenvolvidas influencia a menor taxa de crescimento populacional.
deve-se estimular a população de regiões desenvolvidas a terem mais filhos, de modo a garantir o equilíbrio no crescimento populacional.
entende-se que regiões desenvolvidas estão mais propensas à escassez de alimento devido ao maior crescimento populacional.
deve-se coibir as taxas de mortalidade nos países em desenvolvimento, para garantir equilíbrio na pirâmide populacional.
A presença de corpos de água lênticos nas proximidades de aeroportos tem o potencial de causar riscos à operação de aeronaves se aqueles ecossistemas forem receptores de descargas domésticas. Tais efluentes têm potencial de causar (I) que, por sua vez, pode resultar em crescimento excessivo de (II) cujos agregados tornam o ambiente atrativo para aves como local de (III) e (IV). Os itens I, II, III e IV do texto acima são correta e respectivamente substituídos por:
poluição inorgânica; macrófitas flutuantes; alimentação; construção de ninhos.
eutrofização; fitoplâncton; alimentação; construção de ninhos.
contaminação; hidrófitas resistentes; alimentação; refúgio.
poluição; zooplâncton; alimentação; refúgio.
eutrofização; macrófitas aquáticas; alimentação; construção de ninhos.
Predadores de topo de redes tróficas em comunidades florestais tropicais apresentam
distribuição geográfica restrita, endemismo a um bioma, maior suscetibilidade à extinção.
baixa densidade populacional, dieta carnívora, distribuição geográfica restrita.
baixa densidade populacional, dieta carnívora, maior suscetibilidade à bioacumulação de poluentes.
baixa densidade populacional, maior suscetibilidade à bioacumulação de poluentes, endemismo a um bioma.
distribuição geográfica ampla, dieta carnívora, maior suscetibilidade à extinção.
Para um estudo de densidade de uma determinada espécie animal com população aberta, um pesquisador se propõe a usar um método de marcação-captura-recaptura. O método mais adequado a essa situação é o de
Schnabel.
Remoção.
Petersen.
Jolly-Seber.
Burnham e Overton.
Diz-se que duas populações de animais estão em simpatria, parapatria, sintopia e alopatria quando ocorrem, respectivamente:
em sobreposição geográfica; sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato; em sobreposição geográfica numa mesma localidade; totalmente separadas geograficamente.
em sobreposição geográfica; totalmente separadas geograficamente; em sobreposição geográfica numa mesma localidade; sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato.
em sobreposição geográfica numa mesma localidade; totalmente separadas geograficamente; em sobreposição geográfica; sem ou em pouquíssima sobreposição geográfica e em áreas adjacentes.
sem sobreposição geográfica; totalmente separadas geograficamente; em sobreposição geográfica numa mesma localidade; sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato.
sem sobreposição geográfica, mas em áreas adjacentes onde pode existir estreita zona de contato; totalmente separadas geograficamente; em sobreposição geográfica numa mesma localidade; em sobreposição geográfica.
Ecologicamente e em hábitos de vida em geral, dentre os grupos de aves abaixo, aqueles mais similares entre si são:
Arapaçus (Dendrocolaptidae), sabiás (Turdidae), sabiás- do-campo (Mimidae), sanhaços (Emberizidae).
Gaviões (Accipitridae), urubus (Cathartidae), perdizes (Tinamidae), emas (Rheidae).
Marrecos (Anatidae), garças (Ardeidae), biguás (Phalacrocoracidae), flamingos (Phoenicopteridae).
Sanhaços (Emberizidae), pombas (Columbidae), curiangos (Caprimulgidae), papagaios (Psittacidae).
Pombas (Columbidae), papagaios (Psittacidae), pica- paus (Picidae), sabiás (Turdidae)
Em diferentes regiões da Floresta Atlântica, foram acompanhadas, ao longo de 80 anos, duas populações de jaguatiricas, com 60 indivíduos cada. Na figura abaixo, A representa uma população numa região pouco alterada por atividades antropogênicas, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, ao sul do estado de São Paulo; B representa uma população numa paisagem tipicamente fragmentada onde a floresta original foi desmatada para atividades agrícolas, no estado do Paraná. C representa o efeito da introdução, em B, de dois novos indivíduos provenientes de jardim zoológico, a cada geração.
Com base nesses dados, é correto afirmar:
As populações A e B podem ser consideradas populações mínimas viáveis, pois não houve declínio no número total de indivíduos durante o período observado.
A reintrodução de indivíduos em populações com baixa variabilidade genética pode ser uma estratégia eficaz no manejo de populações em ambientes altamente fragmentados.
A população B teve um declínio de mais da metade dos indivíduos iniciais, portanto, perdeu sua capacidade de sustentação no ambiente.
O maior problema da população B, apontado nesta questão, é a falta de recursos alimentares decorrente da fragmentação de seu habitat.
Um manejo necessário à população A seria a instalação de corredores ecológicos florestais para que pudesse aumentar seu fluxo, uma vez que este é muito baixo.
Espécies como o javali africano (Sus scrofa) e o caramujogigante (Achatina fulica), também africano, foram introduzidas no Brasil e acabaram tornando-se invasoras. Essa classificação de espécies invasoras que lhes foi atribuída se deve ao fato de serem
exóticas ao ambiente onde foram introduzidas, proliferarem- se grandemente e competirem por recursos com as espécies nativas, prejudicando-as.
exóticas ao país onde foram introduzidas, terem alta taxa de reprodução e dispersão e colonizarem ecossistemas naturais.
exóticas ao país onde foram introduzidas, mas adaptadas ao ecossistema onde foram introduzidas e terem alta taxa de produção de biomassa.
pragas obrigatórias nos ambientes de origem e reproduzirem- se intensamente, tanto no ecossistema de origem como no de introdução.
pragas obrigatórias nos ambientes de origem, proliferarem- se grandemente e, portanto, terem a capacidade de dominar quaisquer ambientes.
Segundo a Instrução Normativa do IBAMA no 141/2006, analise:
I. A fauna sinantrópica é definida como populações animais de espécies silvestres nativas ou exóticas, que utilizam recursos de áreas antrópicas, de forma transitória ou permanente, utilizando-as como área de vida.
II. A fauna sinantrópica nociva é constituída por fauna sinantrópica que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública.
III. O manejo ambiental para controle da fauna sinantrópica nociva envolve a eliminação ou alteração de recursos utilizados pela fauna sinantrópica, incluindo o manuseio, remoção ou eliminação direta dos espécimes.
IV. Entre outras, são espécies passíveis de controle por órgãos de governo da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, sem a necessidade de autorização por parte do lbama, animais domésticos ou de produção, bem como quando estes se encontram em situação de abandono e roedores sinantrópicos comensais.
Tendo em conta a Instrução mencionada, é correto o que consta em
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...