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Uma espécie vegetal ou animal cujo impacto da remoção em uma comunidade é desproporcionalmente grande em relação à sua abundância é chamada:
espécie rara.
espécie endêmica.
espécie-chave.
espécie criticamente em perigo.
espécie indicadora.
Com referência a aspectos diversos associados ao conceito de teia alimentar, julgue os próximos itens.
No âmbito da teia alimentar, o padrão de interconexões denomina-se rede trófica, apesar de as cadeias alimentares serem sequências isoladas. Assim, a maioria dos ecossistemas naturais funciona como um sistema de detritos, pois a maioria da produção trófica de um hábitat é consumida pelos heterótrofos.
A respeito de ecologia, julgue os itens subsequentes.
Teia alimentar corresponde a um conjunto de cadeias alimentares conectadas utilizado para representar situações próximas da realidade.
Sabendo-se que o advento da fotossíntese repercutiu de modo marcante na evolução da vida no Planeta, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra F, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A fotossíntese exige o espaço bidimensional característico das biomembranas face à sequência específica dos complexos enzimáticos envolvidos no processo.
( ) O estabelecimento da fotossíntese aeróbica sustentou a evolução da vida heterotrófica, disponibilizando alimento e oxigênio.
( ) As alterações atmosféricas associadas à fotossíntese aeróbica favoreceram a ocupação da terra firme pelos animais e plantas.
( ) A energia contida nas ligações químicas dos carboidratos resultantes da fotossíntese é proveniente da captura do oxigênio atmosférico.
( ) A captura da energia luminosa durante a fotossíntese depende de moléculas especiais, sensíveis aos diferentes comprimentos de onda do espectro de luz solar.
A educação ambiental brasileira é conhecida pelo seu engajamento político na construção de uma sociedade justa, sustentável e democrática, bem como o conhecimento acerca legislação ambiental. Das afirmativas abaixo, assinale a INCORRETA.
A responsabilidade civil pelos danos ambientais é objetiva.
O princípio do desenvolvimento sustentável tem por conteúdo a manutenção das bases vitais da produção e reprodução do homem e de suas atividades, garantindo igualmente uma relação satisfatória entre os homens e destes com o seu ambiente, para que as futuras gerações também tenham a oportunidade de desfrutar os mesmos recursos que temos hoje a nossa disposição.
Os locais de valor histórico ou artístico podem ser enquadrados nos valores estéticos em geral, cuja degradação afeta também a qualidade ambiental.
A Constituição não prevê a responsabilidade penal da pessoa jurídica por dano ao meio ambiente.
Evidenciada sua existência no princípio de prevenção do dano ambiental, o EIA/RIMA constitui um dos mais importantes instrumentos de proteção ao meio ambiente. A sua essência é preventiva.
A respeito do assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.
Investimento em programas de educação ambiental visando ao controle de queimadas propositais ou acidentais pode contribuir para a melhoria da qualidade do ar.
Uma visão socioambiental da natureza, incluindo a espécie humana como parte integrada dessa natureza, exige
que o meio ambiente seja preservado o mais intocado possível, possibilitando a sobrevivência das espécies existentes, inclusive a humana.
a interpretação do meio ambiente como um campo de interações entre a cultura, a sociedade e as bases física e biológica dos processos vitais.
o reconhecimento da separação entre aspectos culturais e sociais daqueles ditos naturais para possibilitar a manutenção da vida na Terra.
interpretações das intervenções humanas no ambiente, baseadas mais em valores socioculturais e menos nos aspectos ecológicos.
que o papel da espécie humana no ambiente seja considerado de maneira distinta frente às outras espécies.
No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:
I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.
IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.
V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.
É correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
I, II e V.
I, IV e V.
II, III, IV e V.
III, IV e V.
Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma
demonstração prática para ilustrar a diferença entre misturas e soluções.
demonstração sobre como o método científico distingue substâncias simples de compostas.
experimentação investigativa para distinguir certos conceitos importantes da Química, tais como elementos e misturas.
experimentação investigativa para distinguir as propriedades químicas de diferentes materiais.
experimentação descritiva para ilustrar as propriedades organolépticas dos materiais.
Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem
bem o conceito de fósseis, uma vez que o esqueleto é a única estrutura que pode ser preservada e formar fósseis.
bem o conceito de fósseis, uma vez que seres vivos de corpo mole, tais como moluscos e bactérias não podem ser fossilizados.
bem o conceito de fósseis, uma vez que outras partes do corpo são impossíveis de serem fossilizadas, tais como pele, dentes e penas.
de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, apenas os invertebrados podem ser fossilizados.
de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, pegadas e excrementos conservados não são fósseis.
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