Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa aula de Ciências, os alunos construíram um terrário. Sobre terra úmida colocaram pedaços de xaxim umedecidos e, com um estilete, rasparam sobre eles soros de uma folha de samambaia. Cobriram o terrário com uma placa de vidro, colocaram-no em local iluminado e, regularmente, pulverizaram água sobre o xaxim, para manter a umidade. Usando microscópio quando necessário, puderam observar a seguinte seqüência de etapas do ciclo de vida das samambaias:

  • A.

    esporo → prótalo → gametângios → esporófito

  • B.

    esporo → esporófito → gametângios → prótalo

  • C.

    esporo → gametângios → prótalo → esporófito

  • D.

    esporófito → prótalo → gametângios → esporo

  • E.

    esporófito → esporo → gametângios → prótalo

Os agrotóxicos organoclorados

  • A.

    reduzem a produção agrícola.

  • B.

    degradam-se rapidamente no ambiente.

  • C.

    são inócuos ao meio ambiente.

  • D.

    são decompostos pelas bactérias nitrificantes.

  • E.

    acumulam-se ao longo das cadeias alimentares.

A homeotermia depende, em grande parte, da energia obtida do próprio metabolismo. Contribui para essa capacidade, por distribuir O2 mais eficientemente, a circulação

  • A.

    dupla e incompleta.

  • B.

    dupla e completa.

  • C.

    aberta e completa.

  • D.

    simples e completa.

  • E.

    fechada e incompleta.

A epistemologia é a área da filosofia que estuda a questão do conhecimento. Analise os pontos de vista apresentados abaixo.

I. O pensamento é a fonte principal do conhecimento humano.

II. Existem idéias que são inatas, independentes de qualquer experiência anterior.

III. O conhecimento válido é aquele proveniente da experiência sensível.

As concepções epistemológicas presentes, respectivamente, em I, II e III são:

  • A.

    racionalismo, inatismo, positivismo.

  • B.

    racionalismo, positivismo, inatismo.

  • C.

    inatismo, positivismo, racionalismo.

  • D.

    positivismo, inatismo, racionalismo.

  • E.

    positivismo, racionalismo, inatismo.

As afirmações abaixo referem-se à fisiologia da respiração humana.

I. A acidez do sangue aumenta quando há liberação de gás carbônico e leva à diminuição da freqüência respiratória.

II. Os centros nervosos que controlam a respiração pulmonar localizam-se na medula oblonga.

III. Na espécie humana e nos outros mamíferos, a ventilação pulmonar depende da ação conjunta dos músculos localizados entre as costelas e do diafragma.

Dessas afirmações, APENAS

  • A.

    I é correta.

  • B.

    II é correta.

  • C.

    I e II são corretas.

  • D.

    II e III são corretas.

  • E.

    I e III são corretas.

A atuação do docente em sala de aula deve prever um momento inicial de problematização com o objetivo de

  • A.

    avaliar a capacidade de generalização e de aplicação dos conceitos apresentada pelos alunos.

  • B.

    estimular a resolução dos problemas e exercícios propostos em atividades individuais e de grupo.

  • C.

    selecionar os conteúdos necessários para a compreensão dos conhecimentos científicos que serão trabalhados.

  • D.

    desafiar os alunos a expor o que estão pensando e despertar neles a necessidade de adquirir outros conhecimentos.

  • E.

    propiciar o suporte teórico para que os alunos exponham suas idéias e conclusões sobre o que foi estudado.

Com o auxílio da tabela de códons apresentada abaixo é possível descobrir os anticódons dos RNA transportadores responsáveis pela síntese de um polipeptídio codificado pelo seguinte trecho da fita ativa de uma molécula de DNA: TAC TCT GTA CAA GGA.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente os RNA transportadores e o polipeptídio correspondente.

  • A.

    GGU AGA CAU GUU CCU e Tyr-ser-val-pro-gly.

  • B.

    UAC UCU GUA CAA GGA e Met-arg-hist-val-pro.

  • C.

    UAC UCU GUA CAA GGA e Tyr-ser-val-pro-gly.

  • D.

    GGU AGA CAU GUU CUU e Met-arg-hist-val-pro.

  • E.

    GGU AGA CAU GUU CCU e Pro-val-hit-arg-met.

A disputa entre Galileu Galilei e a Igreja mantém-se como um dos símbolos históricos do conflito entre razão e dogma, ciência e fé. Em 1992, o Papa João Paulo II proferiu a declaração à Academia Pontifícia de Ciências, reconhecendo o erro cometido 359 anos antes, quando Galileu foi forçado a retratar-se e a viver confinado por desafiar os ensinamentos da Igreja Católica Romana, os quais baseavam-se no

  • A.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Aristóteles e Ptolomeu.

  • B.

    heliocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • C.

    heliocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

  • D.

    geocentrismo, defendido por Copérnico e Giordano Bruno e que se opunham às idéias de Newton.

  • E.

    geocentrismo, defendido por Aristóteles e Ptolomeu e que se opunham às idéias de Copérnico.

O gráfico abaixo mostra os resultados de três experimentos em que linhagens da bactéria Escherichia coli desenvolveram resitência a três diferentes antibióticos.

A resistência se deve a mutações que ocorrem

  • A.

    ao acaso e os meios que contêm antibióticos eliminam os mutantes.

  • B.

    nos meios que contêm antibióticos e são causadas por eles.

  • C.

    com maior freqüência nas cinco primeiras gerações.

  • D.

    com menor freqüência da 5a à 10a gerações.

  • E.

    ao acaso e os meios que contêm antibióticos favorecem os mutantes.

Até a Renascença acreditava-se no surgimento de seres vivos a partir de matéria não viva, como, por exemplo, o aparecimento de larvas em carne. No século XVII a inverdade dessa idéia foi demonstrada por

  • A.

    Lazzaro Spallanzani, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados, contendo caldos nutritivos fervidos por longo tempo.

  • B.

    Francesco Redi, que realizou experimento controlado no qual comparou o que ocorria em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

  • C.

    Louis Pasteur, que realizou experimento comparando o que ocorria em frascos com longos gargalos, alguns retos, outros recurvados, contendo caldos nutritivos fervidos.

  • D.

    Antonie van Leeuwenhoek ao demonstrar, com instrumento óptico, a existência de seres invisíveis a olho nu.

  • E.

    William Harvey, cujo experimento comparava o que acontecia em recipientes abertos e fechados contendo cadáveres de animais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...