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As informações abaixo referem-se ao monóxido de carbono (CO).
I. A combustão incompleta dos compostos de carbono nos combustíveis e cigarros produz CO.
II. A carboxiemoglobina (COHb) impede o transporte de oxigênio pelo sangue e pode causar morte por asfixia.
III. O monóxido de carbono ativa a hemoglobina, forma a oxiemoglobina (O2Hb) e facilita as trocas gasosas na hematose.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Para justificar porque ensinar ciências na escola fundamental, fizeram-se as afirmações abaixo.
I. É dever social do sistema escolar garantir o acesso ao conhecimento científico para o conjunto da população.
II. As crianças têm o direito de aprender ciências.
III. É obrigação do sistema escolar apresentar o conhecimento científico para as crianças que sejam capazes de aprender.
IV. O conhecimento científico tem relevante valor social.
É correto o que se afirma APENAS em
III e IV.
II e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
É comum abordarem-se, na 4ª ou 5ª série do ensino fundamental, conteúdos como "Os alimentos", "Efeitos do vento" ou "As máquinas a vapor". O conceito envolvido nesses casos é a energia e, ao trabalhar com esses conteúdos, o professor
deve, necessariamente, ter o domínio do conceito, mesmo que seus alunos se encontrem ainda longe de poder assimilá-lo.
deve pretender que seus alunos assimilem o conceito da forma como é explicado pelos cientistas.
pode prescindir do domínio do conceito porque seus alunos se encontram longe de poder assimilá-lo.
deve evitar o aprofundamento das discussões quando não tem o domínio do conceito.
precisa ter o domínio do conceito e deve exigir que seus alunos também o dominem, desconsiderando sua compreensão intuitiva.
As afirmações abaixo referem-se aos dias e noites.
I. A sucessão dos dias e das noites é um fenômeno que permite comprovar a rotação de um planeta sobre si mesmo.
II. Em tempos de lua cheia, vemos do nosso planeta um disco completamente iluminado: é toda a parte da Lua onde é dia, ou seja, na parte oculta do globo lunar é noite.
III. A Lua é um astro que produz luz, o que permite identificar cada uma de suas fases.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Em 1992, o Brasil sediou a segunda conferência da ONU sobre o ambiente, a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. O principal tema da conferência foi o Desenvolvimento Sustentável. A partir daí essa expressão, vem sendo, paulatinamente, incorporada ao vocabulário. Seu significado é
um conjunto de ações governamentais que sustentam o desenvolvimento da agricultura na Amazônia visando a aumentar os estoques de alimento.
uma política ambiental, governamental, que garanta a preservação dos ecossistemas ameaçados.
um conjunto de ações educacionais apoiado pelas grandes potências, visando ao melhor aproveitamento do ambiente natural nos países de 3o mundo.
um crescimento econômico conciliado com uma política que garanta a preservação dos ambientes naturais.
uma política ambiental que garanta o crescimento econômico dos países do 3o mundo.
Um pesticida foi derramado acidentalmente em um lago. Alguns meses depois, os organismos da comunidade que apresentavam maior concentração da substância eram
as plantas aquáticas.
as aves pescadoras.
as larvas de insetos.
o fitoplâncton.
os peixes.
A figura abaixo representa uma das células pancreáticas mantidas em certo meio de cultura. Aminoácidos marcados radioativamente, adicionados ao meio, foram incorporados pelas células que os utilizaram na produção de certa enzima digestiva. Com o uso de técnicas apropriadas foi possível acompanhá-los até os grãos de secreção.
Assinale a alternativa que apresenta organelas envolvidas no processo e suas respectivas funções.
1 - síntese protéica; 2 - identificação e empacotamento; 3 - fornecimento de energia.
2 - síntese protéica; 4 - identificação e empacotamento; 3 - fornecimento de energia.
4 - síntese protéica; 1 - fornecimento de energia; 5 - identificação e empacotamento.
5 - síntese protéica; 2 - fornecimento de energia; 1 - identificação e empacotamento.
5 - síntese protéica; 2 - identificação e empacotamento; 3 - fornecimento de energia.
As informações abaixo referem-se à Floresta Amazônica.
I. O solo da Floresta Amazônica é pouco profundo e é formado, principalmente, por argila e areia.
II. A fertilidade do solo da Floresta depende da queda de folhas, ramos e frutos que vão formar o húmus.
III. As chuvas freqüentes na região conseguem arrastar para longe a camada de húmus.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Um professor colocou protozoários de água doce em um meio hipertônico, rico em partículas alimentares. Em seguida, perguntando aos alunos o que poderia ser observado nesses protozoários, obteve as seguintes respostas:
I. Intensificação da atividade dos vacúolos pulsáteis.
II. Intensificação da formação de fagossomos.
III. Intensificação da ação dos lisossomos.
IV. Diminuição da atividade dos vacúolos pulsáteis.
V. Diminuição da formação de fagossomos.
São compatíveis com o experimento APENAS
III, IV e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e III.
I e III.
As afirmações abaixo relacionam-se ao meio ambiente e aos seres vivos.
I. O petróleo derramado acidentalmente nos mares e rios forma extensas manchas que dificultam ou bloqueiam a passagem de luz e impedem a troca de gases entre o ar e a água, prejudicando, portanto, os vegetais e animais aquáticos.
II. Pássaros que se alimentam de vegetais, em áreas de extenso uso do DDT, chegam a botar ovos com casca tão fina que se quebram sob o peso do animal que vai chocá-los, levando a uma diminuição da densidade populacional dessas aves.
III. O mercúrio é um metal líquido usado no garimpo para a extração do ouro e seus resíduos são lançados nos rios, o que oferece um risco muito grande aos seres vivos que o ingerem acidentalmente.
IV. O homem está interferindo cada vez mais no ciclo do CO2 através da utilização de combustíveis fósseis e queimadas, aumentando com isso o teor de dióxido de carbono na atmosfera e causando, portanto, a destruição progressiva da camada de ozônio.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.
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