Lista completa de Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A construção de uma hidrelétrica pode causar profundas alterações na composição de espécies de comunidades de peixes no Brasil, devido, principalmente, à (ao)
mudança nas características físico-químicas da água, que tornam o ambiente inadequado para a sobrevivência das espécies de peixes.
substituição das espécies típicas de grandes rios por espécies nativas características de lagos.
desestruturação da cadeia alimentar em virtude do desaparecimento das espécies do fitoplâncton.
sensibilidade das espécies ao aumento das flutuações do nível dágua causadas pela dinâmica de enchimento e esvaziamento do reservatório.
aparecimento de espécies exóticas no reservatório, as quais vêm a competir e predar as espécies nativas.
Tanto hidrelétricas quanto hidrovias fluviais são dependentes do represamento de cursos dágua para seu funcionamento. Comparando o impacto destas atividades sobre as comunidades de peixes, verifica-se que o impacto de
hidrelétricas é menor que o de hidrovias, pois a segunda atividade resulta em uma maior poluição dos rios causada por óleo e produtos químicos.
hidrelétricas é menor que o de hidrovias, mas medidas mitigadoras de impacto, como escadas de peixe, permitem amenizar o efeito das hidrovias ao garantirem a conectividade das populações de peixes.
hidrovias é menor que o de hidrelétricas, pois os reservatórios das primeiras são substancialmente menores que os da segunda.
hidrovias é menor que o de hidrelétricas, exceto quando a navegação ocorre através de eclusas, sendo que, nesse caso, o impacto das hidrelétricas é menor que o das hidrovias.
hidrovias é maior que o de hidrelétricas devido ao constante movimento de embarcações, o que causa impactos sobre o ciclo reprodutivo das espécies de peixes.
Na Bacia Amazônica a ictiofauna é pressionada de diversas formas. Pelas evidências até o momento, quais das perturbações ambientais abaixo representam a maior pressão sobre os estoques pesqueiros?
Pesca comercial e pesca de subsistência.
Pesca de peixes ornamentais e assoreamento.
Garimpagem e desmatamento.
El Niño e aquecimento global.
Construção de estradas e de rodovias.
A sobrepesca é caracterizada como uma situação em que a pesca
deixa de ser sustentável em relação a uma espécie ou uma região.
é executada com equipamentos ou técnicas proibidos por lei.
é realizada fora do período de defeso dos peixes.
atinge espécies ameaçadas de extinção.
ocorre acima dos limites estabelecidos por lei.
Em relação à disponibilidade de água nas regiões hidrográficas brasileiras, a(os)
causa da crise de abastecimento na região Atlântico Nordeste Oriental é resultado da grande quantidade de efluentes industriais despejados nos rios, o que inviabiliza o uso da água para consumo humano.
região hidrográfica Atlântico Sudeste sofre de escassez de água devido à grande demanda para irrigação de cultivos agrícolas.
destruição das nascentes e das matas ciliares é o principal fator causador da escassez de águas na região Atlântico Sudeste, mas não na região Atlântico Nordeste Oriental.
ocupação desordenada do solo na região Atlântico Nordeste Oriental resultou em assoreamento dos rios e consequente diminuição da disponibilidade hídrica.
grandes centros populacionais e industriais existentes na região Atlântico Sudeste demandam um grande volume de água, que a baixa capacidade hídrica da bacia não é capaz de suportar.
Dentre as características das regiões hidrográficas brasileiras, destaca-se que
o assoreamento dos principais rios é um problema que afeta todas as regiões hidrográficas brasileiras.
o uso da água nas regiões Atlântico Nordeste Ocidental e Tocantins-Araguaia está fortemente relacionado à agricultura e à irrigação.
o turismo é a atividade econômica mais importante da região hidrográfica do São Francisco.
a região Amazônica apresenta grande vocação para a instalação de hidrelétricas devido à grande vazão dos rios.
os grandes centros urbanos da região do Paraná ameaçam seriamente o abastecimento de água desta região, pois seu crescimento tem ocorrido sobre as cabeceiras dos rios.
O que acontece com a produção primária de um lago profundo quando há um período de estratificação térmica?
Aumenta, pois as temperaturas mais altas do epilímnio favorecem a dissolução de oxigênio na água.
Aumenta, pois o metabolismo dos organismos fotossintetizantes é acelerado com o aumento da temperatura.
Aumenta, pois os recursos ficam concentrados na parte superior do lago, estando disponíveis para utilização pelos produtores.
Diminui à medida que os nutrientes são consumidos das camadas superficiais do lago.
Diminui, pois o grande consumo de gás carbônico no hipolimnio reduz a taxa de fotossíntese do fitoplâncton.
Em qual(is) compartimento(s) de um lago ocorre a produção primária?
Região litorânea, apenas.
Região limnética, apenas.
Região limnética, apenas.
Região profunda e região limnética.
A Resolução Normativa no 390, de 15 de dezembro de 2009, publicada pela ANEEL, versa sobre os requisitos necessários à implementação de novos empreendimentos hidrelétricos. Na perspectiva dessa resolução, considere as afirmativas a seguir.
I - Os empreendimentos com potência superior a 5.000 kW necessitam de autorização da ANEEL para funcionarem.
II - Ao submeter pedido de autorização à ANEEL, a empresa terá preferência na exploração daquele empreendimento.
III - Se a capacidade de produção do empreendimento for alterada, a empresa deve comunicar à ANEEL, sem que haja necessidade de pedido de autorização.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Qual das premissas abaixo foi assumida para a formulação das Diretrizes para a conservação e a recuperação de flora e fauna, contempladas no II Plano Diretor de Meio Ambiente do Setor Elétrico 1991/1993 II PDMA?
A orientação das atividades desenvolvidas pelo Setor Elétrico é para que se adotem posturas iguais para todas as áreas em função do processo desordenado de ocupação do território nacional e sua consequente degradação ambiental.
O território nacional compreende diferentes províncias fitogeográficas, as quais, em função das lacunas existentes no acervo de conhecimento disponível no país, têm caracterização, tanto vegetal como animal, incompleta.
A utilização de áreas como a Serra do Mar e a Zona Costeira para a implantação de empreendimentos deverá ocorrer priorizando a instalação, realizando as medidas mitigatórias possíveis.
A concessionária deverá reduzir o incentivo à continuidade dessas atividades até a época do enchimento do reservatório nas áreas destinadas à formação de reservatórios onde a exploração econômica dos recursos naturais já ocorre.
A adoção das normas do DNAEE admite a desapropriação de áreas para fins energéticos e para fins ambientais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...