Lista completa de Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Além de realizar manejo ambiental, uma empresa detentora de empreendimento hidrelétrico deve monitorar a ictiofauna, EXCETO por meio de
acompanhamento das alterações na composição e estrutura das comunidades de peixes.
localização e avaliação das áreas de desova, crescimento e/ou berçário situadas na área sob ação da usina.
estabelecimento de multas para a pesca em locais proibidos através de acordo com o IBAMA.
proposta de medidas para a manutenção da diversidade ictiofaunística e dos recursos pesqueiros da área.
avaliação da influência que a implantação e operação dessas usinas poderão exercer sobre o ciclo de vida das principais espécies de peixes da região.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.
Relacione os processos fundamentais para o funcionamento do Pantanal apresentados na coluna da esquerda com a respectiva consequência correspondente para o ecossistema.
Estão corretas as associações:
I P, II R , III S.
I Q, II R , III P.
I R, II Q , III S.
I S, II Q , III P.
I S, II Q , III R.
Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.
Conforme o texto, os rios do cerrado são importantes para o processo que ocorre no Pantanal. Em relação aos rios e riachos de forma dendrítica no cerrado, considere as afirmações a seguir.
I - São rios com alto pH e alta concentração de nutrientes.
II - As matas galerias ao longo dos rios são importantes na manutenção da heterogeneidade espacial.
III - A comunidade perifítica cresce em substrato arenoso ou em macrófitas.
IV - Uma das principais funções de força no cerrado são os períodos de vento.
São corretas APENAS as afirmações
I e II.
III e IV.
I, IV
I, II e III.
II, III e IV.
O desenho abaixo representa o aparelho digestório (da boca ao ânus) do pacu (Piaractus mesopotamicus) em diferentes etapas do seu desenvolvimento.
As estruturas que estão presentes nas três etapas são
esôfago e intestino.
intestino e vesícula biliar.
pâncreas e fígado.
região pilórica e duto biliar.
fígado e rim.
A produção de etanol combustível no Brasil é feita predominantemente a partir da fermentação de matérias-primas sacaríneas, como o caldo de cana-de-açúcar e o melaço, que é um resíduo da fabricação de açúcar. Nos Estados Unidos, a matéria-prima mais empregada é o milho. Relacione as matérias-primas apresentadas na coluna da esquerda com a sua composição.
A relação correta é:
Fruto simples ou verdadeiro, indeiscente, formado por um epicarpo delgado, mesocarpo carnoso e suculento ou fibroso, endocarpo duro e lenhoso, contendo ou não escleródios, designados como "caroços", é o conceito de fruto do tipo
baga
drupa
pomo
partenocárpico
hesperídeo
Segundo estudos da UFMG, o uso de bioindicadores em leitos de rios é útil para medir o grau de poluição dos mesmos. Observe os dados no quadro abaixo, sobre a diversidade do rio em diferentes graus de poluição.
Dentre os organismos resistentes, um tem importância médica, caracterizando um problema ambiental com possíveis conseqüências para a saúde da população. Ele está no ciclo biológico da
dengue
malária
toxoplasmose
esquistossomose
doença de chagas
As bactérias da figura acima são, respectivamente:
cocos - bacilos - vibriões
cocos - vibriões - bacilos
bacilos - vibriões - cocos
bacilos - cocos - vibriões
bibriões - bacilos - cocos
A educação ambiental é um componente essencial da educação nacional e sobre ela considere as afirmativas a seguir.
I - Um dos eventos importantes para a promoção da educação ambiental em nível mundial foi a Conferência Intergovernamental de Joanesburgo sobre Educação Ambiental, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA, no ano de 1997.
II - A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas acerca de temas relacionados ao meio ambiente é um exemplo de educação ambiental não formal.
III - A reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável corresponde a uma das áreas de programa estabelecidas na Agenda 21.
IV - A educação ambiental em caráter formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas.
V - No Brasil, a inexistência de uma lei de política nacional de educação ambiental é um dos entraves para o desenvolvimento das questões ambientais de maneira articulada.
Estão corretas APENAS as afirmativas
I e V
I, II e IV
I, III e IV
II, III e IV
II, IV e V
Assinale a alternativa que contém somente hortaliças propagadas preferencialmente através de estruturas ou órgãos vegetativos.
Cebola, beterraba e morango.
Cebola, alcachofra e melão.
Alho, morango e alcachofra.
Alho, melancia e mandioquinha-salsa.
Melancia, mandioquinha-salsa e alcachofra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...