Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Além de realizar manejo ambiental, uma empresa detentora de empreendimento hidrelétrico deve monitorar a ictiofauna, EXCETO por meio de

  • A.

    acompanhamento das alterações na composição e estrutura das comunidades de peixes.

  • B.

    localização e avaliação das áreas de desova, crescimento e/ou berçário situadas na área sob ação da usina.

  • C.

    estabelecimento de multas para a pesca em locais proibidos através de acordo com o IBAMA.

  • D.

    proposta de medidas para a manutenção da diversidade ictiofaunística e dos recursos pesqueiros da área.

  • E.

    avaliação da influência que a implantação e operação dessas usinas poderão exercer sobre o ciclo de vida das principais espécies de peixes da região.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.

Relacione os processos fundamentais para o funcionamento do Pantanal apresentados na coluna da esquerda com a respectiva consequência correspondente para o ecossistema.

Estão corretas as associações:

  • A.

    I – P, II – R , III – S.

  • B.

    I – Q, II – R , III – P.

  • C.

    I – R, II – Q , III – S.

  • D.

    I – S, II – Q , III – P.

  • E.

    I – S, II – Q , III – R.

Considere o texto abaixo para responder às questões de nos 21 e 22.

Conforme o texto, os rios do cerrado são importantes para o processo que ocorre no Pantanal. Em relação aos rios e riachos de forma dendrítica no cerrado, considere as afirmações a seguir.

I - São rios com alto pH e alta concentração de nutrientes.

II - As matas galerias ao longo dos rios são importantes na manutenção da heterogeneidade espacial.

III - A comunidade perifítica cresce em substrato arenoso ou em macrófitas.

IV - Uma das principais funções de força no cerrado são os períodos de vento.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e II.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, IV

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

O desenho abaixo representa o aparelho digestório (da boca ao ânus) do pacu (Piaractus mesopotamicus) em diferentes etapas do seu desenvolvimento.

As estruturas que estão presentes nas três etapas são

  • A.

    esôfago e intestino.

  • B.

    intestino e vesícula biliar.

  • C.

    pâncreas e fígado.

  • D.

    região pilórica e duto biliar.

  • E.

    fígado e rim.

A produção de etanol combustível no Brasil é feita predominantemente a partir da fermentação de matérias-primas sacaríneas, como o caldo de cana-de-açúcar e o melaço, que é um resíduo da fabricação de açúcar. Nos Estados Unidos, a matéria-prima mais empregada é o milho. Relacione as matérias-primas apresentadas na coluna da esquerda com a sua composição.

A relação correta é:

  • A. I – S , II – R , III – P
  • B. I – R , II – Q , III – P
  • C. I – P , II – Q , III – S
  • D. I – Q , II – R , III – S
  • E. I – Q , II – S , III – P

Fruto simples ou verdadeiro, indeiscente, formado por um epicarpo delgado, mesocarpo carnoso e suculento ou fibroso, endocarpo duro e lenhoso, contendo ou não escleródios, designados como "caroços", é o conceito de fruto do tipo

  • A.

    baga

  • B.

    drupa

  • C.

    pomo

  • D.

    partenocárpico

  • E.

    hesperídeo

Segundo estudos da UFMG, o uso de bioindicadores em leitos de rios é útil para medir o grau de poluição dos mesmos. Observe os dados no quadro abaixo, sobre a diversidade do rio em diferentes graus de poluição.

Dentre os organismos resistentes, um tem importância médica, caracterizando um problema ambiental com possíveis conseqüências para a saúde da população. Ele está no ciclo biológico da

  • A.

    dengue

  • B.

    malária

  • C.

    toxoplasmose

  • D.

    esquistossomose

  • E.

    doença de chagas

As bactérias da figura acima são, respectivamente:

  • A.

     cocos     - bacilos     - vibriões

  • B.

    cocos      - vibriões    - bacilos

  • C.

    bacilos     - vibriões    - cocos

  • D.

    bacilos     - cocos      - vibriões

  • E.

    bibriões   - bacilos     - cocos

A educação ambiental é um componente essencial da educação nacional e sobre ela considere as afirmativas a seguir.

I - Um dos eventos importantes para a promoção da educação ambiental em nível mundial foi a “Conferência Intergovernamental de Joanesburgo sobre Educação Ambiental”, organizada pela UNESCO em colaboração com o PNUMA, no ano de 1997.

II - A difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, de programas e campanhas educativas acerca de temas relacionados ao meio ambiente é um exemplo de educação ambiental não formal.

III - A reorientação do ensino no sentido do desenvolvimento sustentável corresponde a uma das áreas de programa estabelecidas na Agenda 21.

IV - A educação ambiental em caráter formal é aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas.

V - No Brasil, a inexistência de uma lei de política nacional de educação ambiental é um dos entraves para o desenvolvimento das questões ambientais de maneira articulada.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  • A.

    I e V

  • B.

    I, II e IV

  • C.

    I, III e IV

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    II, IV e V

Assinale a alternativa que contém somente hortaliças propagadas preferencialmente através de estruturas ou órgãos vegetativos.

  • A.

    Cebola, beterraba e morango.

  • B.

    Cebola, alcachofra e melão.

  • C.

    Alho, morango e alcachofra.

  • D.

    Alho, melancia e mandioquinha-salsa.

  • E.

    Melancia, mandioquinha-salsa e alcachofra.

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