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Conforme definido no novo Código Florestal (Lei nº 4.771/65), regulamentado pelas Resoluções CONAMA no 302/02 e no 303/02, constitui-se Área de Preservação Permanente, de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrográfica contribuinte, aquela situada ao redor de nascente ou olho dágua, ainda que intermitente, com raio mínimo, em metros, de
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A proteção da biodiversidade no Brasil ocorre, principalmente, por meio da criação de unidades de conservação. A Lei nº 9.985/00 institui o Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). A Unidade de Conservação definida como uma área, em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza, é a(o)
Área de Relevante Interesse Ecológico.
Área de Proteção Ambiental.
Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Parque Nacional.
Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.
Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.
Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais, o tratamento que dará ao tema deverá ter como orientação um(a):
reforço das representações sobre o corpo que os alunos já possuem, no sentido de respeitar seus conhecimentos prévios.
conjunto de idéias a respeito da corporeidade proveniente do convívio social e do contato com os meios de comunicação de massas.
conhecimento do corpo como entidade eminentemente física, cuja complexidade demanda pesquisa do funcionamento de cada órgão.
visão multidisciplinar do corpo humano, com ênfase nos aspectos nutricionais, no estudo da química e da física da matéria.
concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.
Os querogênios do Tipo I (sapropélico), do Tipo II (rico em lipídios) e do Tipo III (húmico) originam-se, respectivamente, de:
Abaixo, tem-se um fragmento de uma das composições de Caetano Veloso.
"Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde novo,
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz."
A partir da leitura do fragmento, pode-se afirmar que:
todos os dias, pode-se ver de novo a graça da natureza (do "verde").
a folha traz a luz do sol para si a fim de traduzi-la em novas folhas
Dois sistemas muito importantes para a prática de hematologia foram geneticamente determinados: ABO e Rh. Num laboratório, a tipologia sangüínea de 4 pessoas foi realizada avaliando apenas o sistema ABO. Do resultado, o indivíduo considerado como receptor universal foi o de número III, conforme quadro a seguir. Assim, estes resultados de aglutinação do soro dos pacientes puderam ser obtidos graças à utilização de técnicas laboratoriais com abordagens de:
Bioquímica.
Biotecnologia.
Farmacologia.
Imunologia.
Parasitologia.
Maria possui sangue tipo Rh negativo e está grávida. Sabese que, quando uma mulher com Rh negativo engravida, deve tomar cuidado para que seu filho não desenvolva eritroblastose fetal, causada pela fabricação de anticorpos contra o sangue do feto, caso seja diferente do dela. Para evitar essa doença, a mãe deve receber uma injeção que impede a produção de anticorpos anti-Rh, no caso de o pai ser Rh positivo. Imagine que o tipo sangüíneo dos pais é desconhecido e que se deve basear a decisão de tomar a injeção apenas pelo tipo do Rh do sangue dos avós paternos. Considere as seguintes possibilidades:
Maria provavelmente não precisará receber a tal injeção se o pai de seu filho tiver o tipo de sangue correspondente à(s) possibilidade(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON). Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:
AMPc
ATP
Glicose
RNA
Uréia
A enorme variedade de anticorpos produzidos por um indivíduo é resultado de:
síntese de anticorpos a partir da exposição a antígenos utilizando-se estes como modelo.
combinações aleatórias de material genético durante o desenvolvimento do sistema imune.
rearranjo de genes no núcleo de linfócitos induzido por antígenos.
disparo da divisão celular a partir de moléculas de anticorpos.
mutações no genoma
No leucograma faz-se a leitura diferencial dos neutrófilos, que são discriminados, e, então, contados. Dessa forma, libera-se um resultado percentual de cada um dos seguintes tipo de célula, presentes no sangue periférico: I - basófilo; II - eosinófilo; III - segmentado; IV - monócito; V - linfócito; VI - bastão; VII - mielócito; VIII - metamielócito. Qual é a ordem seqüencial dos tipos de célula a ser seguida pelo Citologista?
I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII
I - II - VII - VIII - VI - III - V - IV
I - II - VIII - VII - VI - III - V - IV
I - VI - V - IV - VIII - III - VII - II
IV - VII - VIII - V - I - II - III - VI
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