Questões de Biologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Conforme definido no novo Código Florestal (Lei nº 4.771/65), regulamentado pelas Resoluções CONAMA no 302/02 e no 303/02, constitui-se Área de Preservação Permanente, de tal forma que proteja, em cada caso, a bacia hidrográfica contribuinte, aquela situada ao redor de nascente ou olho d’água, ainda que intermitente, com raio mínimo, em metros, de

  • A.

    20

  • B.

    30

  • C.

    50

  • D.

    100

  • E.

    120

A proteção da biodiversidade no Brasil ocorre, principalmente, por meio da criação de unidades de conservação. A Lei nº 9.985/00 institui o Sistema Nacional das Unidades de Conservação (SNUC). A Unidade de Conservação definida como uma área, em geral de pequena extensão, com pouca ou nenhuma ocupação humana, com características naturais extraordinárias ou que abriga exemplares raros da biota regional, e que tem como objetivo manter os ecossistemas naturais de importância regional ou local e regular o uso admissível dessas áreas, de modo a compatibilizá-lo com os objetivos de conservação da natureza, é a(o)

  • A.

    Área de Relevante Interesse Ecológico.

  • B.

    Área de Proteção Ambiental.

  • C.

    Reserva de Desenvolvimento Sustentável.

  • D.

    Reserva Particular do Patrimônio Natural.

  • E.

    Parque Nacional.

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Tendo por base os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências Naturais, o tratamento que dará ao tema deverá ter como orientação um(a):

  • A.

    reforço das representações sobre o corpo que os alunos já possuem, no sentido de respeitar seus conhecimentos prévios.

  • B.

    conjunto de idéias a respeito da corporeidade proveniente do convívio social e do contato com os meios de comunicação de massas.

  • C.

    conhecimento do corpo como entidade eminentemente física, cuja complexidade demanda pesquisa do funcionamento de cada órgão.

  • D.

    visão multidisciplinar do corpo humano, com ênfase nos aspectos nutricionais, no estudo da química e da física da matéria.

  • E.

    concepção de corpo humano como um sistema integrado, que interage com o ambiente e reflete a história de vida do sujeito.

Os querogênios do Tipo I (sapropélico), do Tipo II (rico em lipídios) e do Tipo III (húmico) originam-se, respectivamente, de:

  • A.

  • B.

  • C.
  • D.

  • E.

Abaixo, tem-se um fragmento de uma das composições de Caetano Veloso.

"Luz do sol

Que a folha traga e traduz

Em verde novo,

Em folha, em graça, em vida, em força, em luz."

 A partir da leitura do fragmento, pode-se afirmar que:

  • A.

    todos os dias, pode-se ver de novo a graça da natureza (do "verde").

  • B.

    a folha traz a luz do sol para si a fim de traduzi-la em novas folhas

  • C. a luz do sol é a fonte de toda vida
  • D. o texto fala da fotossíntese
  • E. a luz do sol é fonte de energia gratuita.

Dois sistemas muito importantes para a prática de

hematologia foram geneticamente determinados: ABO e Rh.

Num laboratório, a tipologia sangüínea de 4 pessoas foi

realizada avaliando apenas o sistema ABO. Do resultado,

o indivíduo considerado como receptor universal foi o de

número III, conforme quadro a seguir.

Assim, estes resultados de aglutinação do soro dos pacientes

puderam ser obtidos graças à utilização de técnicas

laboratoriais com abordagens de:

  • A.

    Bioquímica.

  • B.

    Biotecnologia.

  • C.

    Farmacologia.

  • D.

    Imunologia.

  • E.

    Parasitologia.

Maria possui sangue tipo Rh negativo e está grávida. Sabese que, quando uma mulher com Rh negativo engravida, deve tomar cuidado para que seu filho não desenvolva eritroblastose fetal, causada pela fabricação de anticorpos contra o sangue do feto, caso seja diferente do dela. Para evitar essa doença, a mãe deve receber uma injeção que impede a produção de anticorpos anti-Rh, no caso de o pai ser Rh positivo. Imagine que o tipo sangüíneo dos pais é desconhecido e que se deve basear a decisão de tomar a injeção apenas pelo tipo do Rh do sangue dos avós paternos. Considere as seguintes possibilidades:

Maria provavelmente não precisará receber a tal injeção se o pai de seu filho tiver o tipo de sangue correspondente à(s) possibilidade(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

As doenças mitocondriais são relativamente raras, provavelmente porque a maioria dos defeitos ocorre no DNA. Seus efeitos podem ser sistêmicos e se intensificam com o decorrer dos anos, como nos casos de acidose lática, perda da audição, entre outros. Além disso, algumas doenças auto-imunes decorrem de respostas imunológicas do paciente com produção de anticorpos contra proteínas mitocondriais. Incluem-se nesse grupo doenças como: cirrose biliar, cardiomiopatia dilatada e neuropatia óptica hereditária de Leber (LHON). Quando anticorpos são produzidos contra proteínas de mitocôndrias, a função desta organela pode tornar-se comprometida. A substância que teria sua produção reduzida na célula de um paciente com esta doença é:

  • A.

    AMPc

  • B.

    ATP

  • C.

    Glicose

  • D.

    RNA

  • E.

    Uréia

A enorme variedade de anticorpos produzidos por um indivíduo é resultado de:

  • A.

    síntese de anticorpos a partir da exposição a antígenos utilizando-se estes como modelo.

  • B.

    combinações aleatórias de material genético durante o desenvolvimento do sistema imune.

  • C.

    rearranjo de genes no núcleo de linfócitos induzido por antígenos.

  • D.

    disparo da divisão celular a partir de moléculas de anticorpos.

  • E.

    mutações no genoma

No leucograma faz-se a leitura diferencial dos neutrófilos,

que são discriminados, e, então, contados. Dessa forma,

libera-se um resultado percentual de cada um dos seguintes

tipo de célula, presentes no sangue periférico:

I - basófilo;

II - eosinófilo;

III - segmentado;

IV - monócito;

V - linfócito;

VI - bastão;

VII - mielócito;

VIII - metamielócito.

Qual é a ordem seqüencial dos tipos de célula a ser seguida

pelo Citologista?

  • A.

    I - II - III - IV - V - VI - VII - VIII

  • B.

    I - II - VII - VIII - VI - III - V - IV

  • C.

    I - II - VIII - VII - VI - III - V - IV

  • D.

    I - VI - V - IV - VIII - III - VII - II

  • E.

    IV - VII - VIII - V - I - II - III - VI

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