Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O nitrogênio na água pode ser encontrado em formas reduzidas e oxidadas. Em um ambiente lótico que recebe lançamento de esgoto, estas formas podem ser associadas às zonas de auto-depuração de um rio, ou seja, de degradação, de decomposição ativa, de recuperação e de água limpa. A sequência correta das formas do N ao longo do rio é:
N amoniacal, nitrito, N orgânico e nitrato.
nitrato, nitrito, N amoniacal e N orgânico.
nitrito, nitrato, N orgânico e N amoniacal.
N orgânico, N amoniacal, nitrito e nitrato.
N orgânico, N amoniacal, nitrato e nitrito.
Os agravos à saúde podem estar relacionados ao saneamento ambiental inadequado, seja por insuficiência da cobertura dos serviços, ou pela precariedade de sua prestação à população. Considerando os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta e disposição de resíduos sólidos, escolha a alternativa que relaciona corretamente os agravos à saúde (doenças) com o ambiente em que são transmitidas:
Ancilostomíase, Taeníase e Febre tifoide são doenças transmitidas por insetos vetores que se reproduzem onde existem excretas expostas.
Shigelose, Balantidíase e Giardíase são doenças transmitidas por ingestão de carne crua ou mal cozida.
Febre tifoide e paratifoide, Disenteria Bacilar e Esquistossomose são doenças de transmissão por veiculação hídrica.
Peste bubônica, Tifo murino e Hantavirose são exemplos de doenças transmitidas por contato entre pessoas ou por contaminação feco-oral.
Hepatite A e Síndrome Hemolítico-Urêmica são doenças cuja transmissão está ligada a vetores que se reproduzem em águas poluídas.
o uso de maquinaria agrícola tende a compactar o solo, diminuindo sua porosidade e sua densidade e, consequentemente, a infiltração, podendo causar dificuldade de absorção de água pelas raízes das plantas cultivadas.
o uso de fertilizantes nesses solos já naturalmente férteis pode causar acúmulo de sais minerais e, consequentemente, a salinização do solo.
devido ao clima chuvoso e às rochas de origem, os solos da Amazônia não necessitam de correção de acidez para cultivo, pois já contam com uma alta concentração de alumínio.
o desmatamento da floresta amazônica para cultivos agrícolas feito por meio de tratores de lâminas (bulldozers) é mais danoso à estrutura do solo quando comparado ao tradicional corte manual, pois aumenta a compactação do solo e sua porosidade.
a retirada da vegetação natural e consequente exposição do solo às fortes chuvas amazônicas promove a dispersão dos agregados pelo impacto direto das gotas de chuva, podendo causar selamento superficial, aumento do escorrimento da água e erosão.
Considere as seguintes afirmações referentes à poluição e tratamento do solo:
I. Em baixas concentrações no solo, os elementos alumínio, cobre, zinco, chumbo, mercúrio e manganês podem ser considerados micronutrientes, no entanto, em concentrações altas, tornam-se tóxicos ao ambiente.
II. Nas regiões rurais, os agrotóxicos constituem importante fonte de poluição, podendo acumular-se no solo e contaminar toda a cadeia alimentar, por acumulação de poluentes nos diferentes níveis tróficos.
III. A compostagem é uma alternativa para diminuir o volume de lixo urbano, no entanto, o composto derivado pode conter elevada concentração de metais pesados.
As afirmações corretas são:
I e III, apenas.
I, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
O desenvolvimento sustentável visa atender as necessidades do presente sem comprometer as possibilidades de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Esta afirmação se baseia em duas ideias:
Todos os recursos naturais são infinitos e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
Os recursos naturais não são suficientes nem para a geração atual e os danos ambientais causados pelo homem são sempre irreversíveis.
Muitos recursos naturais são finitos e danos ambientais causados pelo homem podem ser irreversíveis.
Os recursos naturais são suficientes para muitas gerações e todos os danos ambientais causados pelo homem são reversíveis.
Os recursos naturais já estão praticamente esgotados e qualquer dano ambiental causado pelo homem é reversível.
elevação do nível do mar e diminuição da espessura das geleiras nos polos.
diminuição do nível do mar e aumento do número de dias sem nuvens por ano.
aumento do número de dias com temperatura acima de 20 °C no equador e diminuição do número de geleiras nos polos.
decréscimo da duração da estação fria nos trópicos e elevação do nível do mar.
aumento da espessura média da camada de neve no inverno em Nova Iorque e diminuição do número de dias totalmente encobertos entre os trópicos.
malária, temos o surgimento de vetores resistentes aos inseticidas em grandes centros urbanos da região Sul e Sudeste.
febre amarela, temos o desenvolvimento de vírus resistentes, em consequência do uso indiscriminado de antibióticos pelas pessoas.
leishmaniose, temos a expansão da ocupação humana sobre as áreas silvestres, aumentando a exposição das pessoas ao vetor.
esquistossomose, temos a ampliação do ambiente do hospedeiro intermediário.
a forma clássica de transmissão ocorre por meio da picada do barbeiro, que injeta o microorganismo enquanto suga o sangue humano.
o agente causador da doença de Chagas é um microorganismo procarionte, o Trypanosoma cruzi, que se reproduz apenas assexuadamente.
a transmissão por via oral é preocupante porque possibilita que uma grande quantidade do microorganismo parasita seja colocada no organismo.
o agente causador da doença de Chagas atinge, no organismo humano, especialmente a musculatura estriada esquelética.
São consideradas exóticas as espécies animais ou vegetais que se instalam em locais onde não são naturalmente encontradas. As maneiras pelas quais essas espécies chegam e se instalam nessas novas localidades são variadas, mas elas, geralmente, acabam afetando as espécies nativas. Sob certas circunstâncias, as espécies nativas podem até mesmo ser extintas devido à ocorrência de
mutualismo e predatismo.
predatismo e competição.
parasitismo e comensalismo.
predatismo e inquilinismo.
Considere as seguintes etapas:
I. Ingestão de cisticercos presentes na carne de porco mal cozida.
II. Desenvolvimento dos cisticercos em tênia no intestino humano.
III. Contaminação por ovos de tênia dos alimentos ingeridos por uma pessoa.
IV. Eclosão de ovos da tênia e liberação do embrião hexacanto.
V. Fixação do embrião hexacanto no cérebro da pessoa.
Sobre essas etapas, está correto afirmar que
a etapa I descreve como uma pessoa contrai cisticercose.
a etapa III pode ser evitada com programas de educação sanitária e saneamento básico.
na etapa II a pessoa está desempenhando o papel de hospedeiro intermediário do parasita.
na etapa V a pessoa está desempenhando o papel de hospedeiro definitivo do parasita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...