Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:

I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.

II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.

III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.

IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.

V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

Em uma das situações de aprendizagem do Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre) é proposta a leitura de um texto sobre um importante fato científico. Suspeitando ter sido enganado, o rei Hieron II pediu a Arquimedes de Siracusa (séc. III a.C.) que investigasse se a coroa que herdara era feita de ouro puro ou uma mistura de ouro e prata. Arquimedes, imerso em sua banheira e vendo a água que dela transbordava, gritou “Eureka, eureka – achei, achei!” e rapidamente descobriu uma forma de resolver o problema. A descoberta de Arquimedes está relacionada a duas propriedades, úteis para a distinção entre o ouro e a prata, que são

  • A.

    cheiro e cor.

  • B.

    volume e densidade.

  • C.

    extensão e ductilidade.

  • D.

    compressibilidade e solubilidade.

  • E.

    impenetrabilidade e divisibilidade.

Diante das notícias do terremoto que arrasou o Japão, um aluno comenta: “Ainda bem que no Brasil esse tipo de acidente nunca vai acontecer” e complementa: “porque o nosso país encontra-se no centro de uma placa tectônica e não na borda, como é o caso do Japão”. Essa afirmação está

  • A.

    correta, uma vez que, devido a essa localização privilegiada, o Brasil jamais será atingido por terremotos e maremotos.

  • B.

    correta, uma vez que somente os países situados na borda das placas tectônicas sofrerão um abalo sísmico semelhante ao do Japão.

  • C.

    incorreta, uma vez que, a despeito de estar na região central da placa tectônica, o Brasil está sujeito a terremotos e tsunamis.

  • D.

    incorreta, uma vez que o Brasil e o Japão encontram-se em regiões opostas da mesma placa tectônica, e, portanto, igualmente sujeitos a esses fenômenos.

  • E.

    incorreta, uma vez que o Japão encontra-se no centro de uma placa tectônica e mesmo assim sofreu as consequências de terremotos e tsunamis.

Cada vez mais torna-se popular a Teoria Tectônica de Placas, principalmente depois do terremoto seguido de maremoto que atingiu o Japão, em 11 de março último. A teoria que esclarece esses fenômenos, também abrange explicações para

I. o deslizamento dos continentes sobre o mar, causando afastamento ou aproximação entre eles, ao longo do tempo.

II. as cadeias de vulcões no fundo do mar ou nos continentes.

III. a presença de fendas no fundo do oceano.

IV. a maior ocorrência de terremotos nas regiões próximas às bordas das placas.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    IV, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Observando o céu atentamente, nossos antepassados viram que alguns corpos celestes não se moviam como os demais. Enquanto a maioria caminhava numa direção, cerca de 5 percorriam um outro trajeto. Na tentativa de compreendê-los, foram elaborados os primeiros modelos do universo. Hoje é sabido que esses “corpos celestes” errantes eram na verdade

  • A.

    planetas.

  • B.

    estrelas.

  • C.

    meteoros.

  • D.

    nebulosas.

  • E.

    estrelas cadentes.

Oito meses após o início da operação de um aeroporto de grande porte e com alto fluxo de aeronaves, foram observadas alterações na diversidade e na composição da comunidade de insetos de um fragmento de mata contíguo ao aeroporto. Inicialmente, os insetos voadores adultos eram representados por 32 espécies, com uma equitatividade (índice de Pielou) igual a 0,94. Após os oito meses, o número de espécies caiu para 28 e o índice de equitatividade para 0,62. Com base nessas informações, pode-se admitir que

  • A.

    a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causou aumento das taxas reprodutivas de algumas espécies, mantendo-se a mesma proporção numérica entre os indivíduos das diferentes espécies.

  • B.

    os gases poluentes e material particulado causaram aumento das taxas de mortalidade das espécies da comunidade, em proporções semelhantes.

  • C.

    a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causou aumento das taxas reprodutivas de algumas espécies e da riqueza específica da comunidade.

  • D.

    os gases nitrogenados, óxidos de enxofre e monóxido de carbono, produzidos pela queima do combustível das aeronaves e lançados na atmosfera, promoveram a dominância de poucas espécies resistentes.

  • E.

    os poluentes lançados na atmosfera e a forte iluminação das pistas próximas ao fragmento de mata causaram aumento das taxas de mortalidade das espécies, em proporções semelhantes.

Para os pássaros da Ordem Passeriformes em geral, ocorrendo em ambientes savânicos e florestais, os métodos mais adequados e seguros de captura e monitoramento a médio-longo prazo envolvem o uso de:

  • A.

    redes de neblina − malha de 98 mm; colocação de anilhas de metal numeradas para recaptura; pintura da plumagem do ventre com cores diferentes para reconhecimento a distância.

  • B.

    redes de neblina − malha de 36 mm; colocação de anilhas de metal numeradas para recaptura; colocação de combinação de anilhas coloridas de plástico para reconhecimento a distância.

  • C.

    dardos com anestésico; colocação de anilhas de metal numeradas para recaptura; pintura da plumagem do ventre com cores diferentes para reconhecimento a distância.

  • D.

    alçapões com alpiste de isca; colocação de combinação de anilhas coloridas de plástico tanto para recaptura como para reconhecimento a distância.

  • E.

    dardos com anestésico; colocação de anilhas de metal numeradas para recaptura; colocação de combinação de anilhas coloridas de plástico para reconhecimento a distância.

Existem vários tipos de atividades práticas que podem ser realizados nas aulas de Ciências. Em aula, um professor mostra diante da classe o que acontece ao misturar água e óleo, em um recipiente, e água e açúcar, em outro. Essa prática constitui uma

  • A.

    demonstração prática para ilustrar a diferença entre misturas e soluções.

  • B.

    demonstração sobre como o método científico distingue substâncias simples de compostas.

  • C.

    experimentação investigativa para distinguir certos conceitos importantes da Química, tais como elementos e misturas.

  • D.

    experimentação investigativa para distinguir as propriedades químicas de diferentes materiais.

  • E.

    experimentação descritiva para ilustrar as propriedades organolépticas dos materiais.

Fósseis são ossos presos a pedras. Esse comentário de alunos, presente no Caderno do Professor: Ciências, Ensino Fundamental – 6ª série, vol. 2, pág. 19, São Paulo (Estado) Secretaria da Educação, 2009, deixa claro que os alunos compreendem

  • A.

    bem o conceito de fósseis, uma vez que o esqueleto é a única estrutura que pode ser preservada e formar fósseis.

  • B.

    bem o conceito de fósseis, uma vez que seres vivos de corpo mole, tais como moluscos e bactérias não podem ser fossilizados.

  • C.

    bem o conceito de fósseis, uma vez que outras partes do corpo são impossíveis de serem fossilizadas, tais como pele, dentes e penas.

  • D.

    de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, apenas os invertebrados podem ser fossilizados.

  • E.

    de forma limitada o conceito de fósseis, uma vez que, para esses alunos, pegadas e excrementos conservados não são fósseis.

No Caderno do Professor (Ciências, 8a série − 1o bimestre), uma das competências e habilidades propostas na Situação de Aprendizagem 1 é: Reconhecer que as características dos materiais são resultantes das interações e não “incorporadas” aos mesmos. Em outras palavras, essa SA pretende desenvolver:

  • A.

    experimentos para verificação de pontos de fusão e de ebulição para determinar os elementos químicos.

  • B.

    investigação sobre propriedades intrínsecas ou extrínsecas de substâncias e misturas.

  • C.

    o conceito de propriedade dos materiais como resultado das interações.

  • D.

    diferenciação dos elementos químicos a partir da análise da Tabela Periódica.

  • E.

    compreensão sobre a constituição molecular da matéria e das substâncias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...