Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os modelos de desenvolvimento de software vêm se mostrando importantes elementos para a evolução das características de qualidade e de produtividade no setor. No que se refere aos diversos modelos de desenvolvimento existentes, julgue os itens seguintes.
O modelo de desenvolvimento seqüencial linear, também chamado modelo clássico ou modelo em cascata, caracterizase por não acomodar adequadamente as incertezas que existem no início de um projeto de software, em especial as geradas pela dificuldade do cliente de explicitar todos os requerimentos que o programa deve contemplar.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As ferramentas computacionais para suporte à engenharia de software - computer aided software engineering (CASE) - são consideradas um dos principais elementos de execução, controle e gestão das atividades de desenvolvimento de software. Com relação a esse tipo de ferramenta, julgue os itens abaixo.
As capacidades das ferramentas de gerência de configuração de software, que constituem uma forma de ferramenta CASE, incluem a identificação de módulos de software, o controle de versão, o controle de modificações, a auditoria de software e a demonstração de status.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As ferramentas computacionais para suporte à engenharia de software - computer aided software engineering (CASE) - são consideradas um dos principais elementos de execução, controle e gestão das atividades de desenvolvimento de software. Com relação a esse tipo de ferramenta, julgue os itens abaixo.
Uma das características das ferramentas CASE é a existência de uma abrangente padronização das funcionalidades que constituem uma ferramenta desse tipo, ainda que diferentes tecnologias sejam usadas nas diversas ferramentas existentes.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.
Com a análise orientada a objetos, busca-se identificar entidades do domínio do problema e caracterizá-las de acordo com sua importância para o problema. Essa atividade tem conseqüências nas etapas de projeto de software, uma vez que as entidades identificadas darão sustentação para a definição das classes de objetos a serem implementadas.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.
O projeto orientado a objetos tem como um de seus objetivos a redução, a um mínimo, do número de relações de associação entre classes, o que resulta em diminuição significativa do acoplamento entre os módulos do software. Esse processo é denominado de particionamento funcional.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.
A definição da linguagem de programação a ser usada na implementação tem igual importância e impacto no projeto e na análise orientados a objetos.
Um DTE - Diagrama de Transição de Estado, da técnica de análise estruturada, representando um sistema realtime, deverá conter no mínimo
1 condição e 1 ação de mudança, apenas.
1 estado do sistema e 1 ação de mudança, apenas.
1 estado do sistema, 1 condição e 1 ação de mudança.
2 estados do sistema, 1 condição e 1 ação de mudança.
2 estados do sistema, apenas.
Os erros identificados nas categorias de funções ausentes, funções incorretas, falhas de término, entre outros, indicam que, na etapa de testes do ciclo de desenvolvimento, foram realizados testes do tipo
caixa branca.
caixa preta.
fluxo de dados.
estrutura de controle.
caminho básico.
O desempenho, a escalabilidade, os mecanismos de concorrência e de sincronização, segundo a UML, são os focos da arquitetura de um sistema sob a visão de
casos de uso.
processo.
projeto.
implementação.
implantação.
Na UML, as principais representações gráficas utilizadas na arquitetura de um sistema, sob a ótica de projeto, são os diagramas de
casos de uso e os de classes.
casos de uso e os de objetos.
classes e os de objetos.
classes e os de componentes.
objetos e os de componentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...