Questões de Ciência da Computação do ano 2004

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A UML disponibiliza, para organizar os casos de uso, os relacionamentos do tipo:

  • a.

    atores, cenários e passos.

  • b.

    generalização, inclusão e extensão.

  • c.

    inclusão e extensão, somente.

  • d.

    cenários, somente.

  • e.

    passos, somente.

No processo de análise orientada a objetos, segundo Coad/Yourdon, as conexões de mensagens devem ser definidas no nível:

  • a.

    assuntos.

  • b.

    atributos.

  • c.

    classes e objetos.

  • d.

    estrutura.

  • e.

    serviços.

A engenharia de software deve ter como objetivo principal

  • a.

    a implementação do planejamento de projetos.

  • b.

    a implantação de procedimentos de testes.

  • c.

    a geração automática de códigos.

  • d.

    o aumento da satisfação dos usuários.

  • e.

    o estabelecimento de metodologias de sistemas.

O processo de controle de projetos, no sentido específico da função, NÃO deve ter como objetivo

  • a.

    providenciar correções de desvios em tempo hábil.

  • b.

    definir tarefas, responsabilidades e prazos.

  • c.

    prever e comunicar possíveis dificuldades futuras.

  • d.

    informar fatos e resultados ocorridos.

  • e.

    possibilitar que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

Sobre o surgimento e a evolução do paradigma de Orientação a Objetos (OO), podemos afirmar que linguagens OO:

  • A.

    surgiram naturalmente como uma extensão do paradigma funcional e dos conceitos de transparência referencial.

  • B.

    surgiram naturalmente como uma extensão do paradigma lógico e das técnicas de dedução.

  • C.

    emergiram como uma evolução natural de linguagens declarativas e mecanismos de concorrência.

  • D.

    surgiram a partir de linguagens de consulta a banco de dados e noções sobre restrição de integridade.

  • E.

    surgiram a partir de linguagens imperativas e conceitos de tipos abstratos de dados.

Um modelo de processo para engenharia de software é escolhido com base na natureza do projeto e da aplicação, nos métodos e ferramentas a serem usados e nos controles e produtos intermediários e finais que são requeridos. Conforme definições de alguns desses modelos, julgue os itens seguintes.

O modelo embasado em prototipagem é um modelo de processo incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto. A primeira fase do processo é a modelagem de negócio e a última é a fase de teste e entrega.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um modelo de processo para engenharia de software é escolhido com base na natureza do projeto e da aplicação, nos métodos e ferramentas a serem usados e nos controles e produtos intermediários e finais que são requeridos. Conforme definições de alguns desses modelos, julgue os itens seguintes.

O modelo em espiral evolui à medida que o processo avança, permitindo ao desenvolvedor e ao cliente entenderem melhor os riscos e reagirem em cada nível evolucionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um modelo de processo para engenharia de software é escolhido com base na natureza do projeto e da aplicação, nos métodos e ferramentas a serem usados e nos controles e produtos intermediários e finais que são requeridos. Conforme definições de alguns desses modelos, julgue os itens seguintes.

O modelo de processo concorrente é utilizado com freqüência no desenvolvimento de aplicações cliente/servidor, nas quais seus vários componentes são projetados e realizados concorrentemente, definindo uma rede de atividades em vez de uma seqüência de eventos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a conceitos de projetos orientados a objetos, julgue os itens subseqüentes.

As quatro camadas de projeto orientado a objetos são: camada de subsistema, camada de classes e objetos, camada de mensagens e camada de responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

Uma interface deve possuir pelo menos o construtor por default, que não necessita ser definido explicitamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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