Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere a variáveis específicas utilizadas em um programa, julgue os itens seguintes.
Um interruptor (switch) é um campo de memória cujo valor é incrementado sucessivas vezes em quantidades variáveis. Ele é muito utilizado para fazer que duas ações diferentes possam ser executadas alternativamente dentro de um laço.
Com relação a programação, julgue o seguinte item.
Em um programa de computador desenvolvido em linguagem de alto nível, quando uma variável é especificada como um parâmetro de valor, as alterações feitas nessa variável, durante determinada rotina, devem permanecer constantes depois de encerrada a rotina. Tanto as rotinas quanto as funções proporcionam modularidade em programas. A diferença entre funções e rotinas está no modo como elas retornam valores: a rotina atribui o resultado de um processamento a um parâmetro de referência, e o valor fica retido quando a rotina é encerrada; uma função pode produzir o mesmo resultado de uma rotina, entretanto não armazena o resultado em um parâmetro, mas o retorna por meio da própria função.
Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.
VAR_3 pode ser acessada apenas pelas sub-rotinas Q, C e D.
Considere que o esquema acima seja referente a um programa de nome M e a suas sub-rotinas. Com relação ao escopo das variáveis do programa esquematizado, julgue os itens de 70 a 72.
VAR_5 pode ser acessada apenas pelas sub-rotinas P, A e B.
Considerando a situação descrita, julgue os itens a seguir, relativos aos modelos de desenvolvimento de software aplicáveis ao sistema descrito.
Caso se deseje um software de alto desempenho, em especial no que diz respeito à visualização de mapas vetoriais que exigem grandes recursos de memória e processamento para serem exibidos, que seja portável para várias plataformas e se deva usar recursos de orientação a objeto na sua implementação, pode ser apropriada a escolha da linguagem C++ para a realização da fase de codificação do software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Abstração é a técnica utilizada pelos objetos para obter segurança, modularidade e autonomia.
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Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Os atributos e métodos protegidos (protected) são acessíveis no pacote e nos métodos da própria classe, mas não o são nas suas subclasses.
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Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
Encapsulamento significa ser capaz de incorporar os dados e métodos de uma classe previamente definida.
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Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.
O polimorfismo, em que se usa o mesmo nome de método com o mesmo retorno e argumentos idênticos, chama-se sobrecarga.
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A respeito de conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.
Por meio da relação de herança, é possível reutilizar ou alterar os métodos de classes existentes, bem como adicionar novos atributos e métodos a fim de adaptá-las a novas situações.
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