Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em programação em baixo nível, em geral é utilizada a linguagem assembly específica para cada tipo de microprocessador. As instruções são executadas seqüencialmente, havendo a possibilidade de desvios controlados nessa seqüência. Acerca de características típicas de programação em baixo nível de microprocessadores, julgue os itens a seguir.
As instruções de desvio condicional podem causar ou não desvios, dependendo da verificação de certos bits no contador de programa.
Em programação em baixo nível, em geral é utilizada a linguagem assembly específica para cada tipo de microprocessador. As instruções são executadas seqüencialmente, havendo a possibilidade de desvios controlados nessa seqüência. Acerca de características típicas de programação em baixo nível de microprocessadores, julgue os itens a seguir.
Um sinal de interrupção em um microprocessador pode causar o desvio do programa para uma sub-rotina de atendimento de interrupção.
Em programação em baixo nível, em geral é utilizada a linguagem assembly específica para cada tipo de microprocessador. As instruções são executadas seqüencialmente, havendo a possibilidade de desvios controlados nessa seqüência. Acerca de características típicas de programação em baixo nível de microprocessadores, julgue os itens a seguir.
A pilha de um microprocessador é utilizada para armazenar o conjunto de instruções associado a uma sub-rotina.
Em programação em baixo nível, em geral é utilizada a linguagem assembly específica para cada tipo de microprocessador. As instruções são executadas seqüencialmente, havendo a possibilidade de desvios controlados nessa seqüência. Acerca de características típicas de programação em baixo nível de microprocessadores, julgue os itens a seguir.
É comum existirem instruções de transferência de dados entre registradores internos do microprocessador e células de armazenamento da memória.
Acerca do LabVIEW, julgue os seguintes itens.
Programas desenvolvidos no LabVIEW são chamados de instrumentos virtuais.
Acerca dos recursos e tecnologias utilizados na área de informática, julgue os seguintes itens.
DOM, MP3, SAX e MPEG correspondem, respectivamente, a interface de programação de aplicações que fornece um conjunto de objetos e métodos para representar documentos em HTML e XML; arquivo de som; interface de programação de aplicações para análise de XML com base em eventos; e formato de arquivo de vídeo.
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
Um sistema de tempo real como o proposto exige programação orientada por eventos. Entre os ambientes integrados de desenvolvimento que oferecem recursos de programação orientados a eventos, incluem-se o Kylix e o Visual Basic.
Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.
Para a prototipação de interfaces com o usuário, ferramentas CASE de gerenciamento de mudança mostram-se adequadas, podendo inclusive apoiar todo o ciclo de desenvolvimento do sistema em apreço.
A respeito de estrutura de dados, julgue os itens que se seguem.
Os ponteiros são estruturas simples cujo conteúdo é justamente uma referência a outra variável. O valor de um ponteiro não é representado como número ou texto. O tipo de ponteiro indica o tipo de variável a que ele aponta.
No que se refere a variáveis específicas utilizadas em um programa, julgue os itens seguintes.
Um contador é um campo de memória cujo valor se incrementa por uma quantidade fixa, positiva ou negativa, geralmente associado a um laço. Tem um valor inicial antes de começar sua função, e cada vez que é chamado modifica seu valor.
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