Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Dentre os recursos da Programação Orientada a Objetos, um está associado ao mecanismo que permite definir uma nova classe (subclasse) a partir de uma classe já existente (superclasse). Outro se preocupa em manter as propriedades e métodos de uma classe no mesmo bloco de código e impõe que a interface para uma classe seja separada da implementação. Esses recursos são conhecidos, respectivamente, por:

  • A.

    encapsulamento e modularidade.

  • B.

    modularidade e coesão.

  • C.

    coesão e polimorfismo.

  • D.

    polimorfismo e herança.

  • E.

    herança e encapsulamento.

Na orientação a objetos, um objeto é composto pelos seus dados e pelas funções que os manipulam, componentes que são conhecidos, respectivamente, por:

  • A.

    processos e atributos.

  • B.

    atributos e métodos.

  • C.

    métodos e propriedades.

  • D.

    propriedades e instâncias.

  • E.

    instâncias e processos.

Em relação à Orientação Objeto, analise as sentenças seguintes.

I - Objetos podem ser vistos como estruturas de dados encapsulados por classes.

II - Nas metodologias de modelagem orientadas a objetos, as entidades do domínio do problema são representados por objetos.

III - Os campos das estruturas de dados são os atributos do objeto, e os procedimentos são as respectivas mensagens.

IV - Objetos similares são agrupados em classes.

Em relação às sentenças acima. pode-se afirmar que apenas:

  • A.

    I, II e III são verdadeiras;

  • B.

    I, II e IV são verdadeiras;

  • C.

    II e IV são verdadeiras;

  • D.

    II e III são verdadeiras;

  • E.

    IV é verdadeira.

A respeito do paradigma de programação orientado a objetos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Uma classe pode ser entendida como um conjunto de objetos que possuem um conjunto de propriedades e métodos de acesso em comum.

  • B.

    Nas modernas linguagens orientadas a objetos, métodos virtuais devem ser obrigatoriamente instanciados ao especializar-se a classe à qual este método pertence.

  • C.

    Seja a classe C' uma especialização da classe C. O polimorfismo de sub-tipos torna possível atribuir estaticamente um objeto de uma classe C' para uma variável de objeto da classe C. A atribuição de C para C' deve ser resolvida por meios dinâmicos (tempo de execução).

  • D.

    As propriedades privadas de uma classe C não são acessíveis mesmo a classes que a especializam. Às especializações da classe C é permitido o acesso somente a propriedades ditas protegidas e públicas.

  • E.

    A herança múltipla, característica da linguagem C++, permite que uma classe especialize o comportamento de um conjunto unitário de classes, porém tem sido abandonado no projeto de linguagens de programação orientadas a objeto mais recentes, como Java e C#, devido à sua complexidade de implementação e questionável utilidade.

Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos.

I. Uma mensagem em um método é a ação de efetuar uma chamada a um objeto.

II. A herança serve para criar objetos que incorporem propriedades e métodos de outros objetos. Assim, podem-se definir objetos a partir de outros sem ter que reescrevê-los na sua totalidade.

III. As funcionalidades associadas aos objetos são denominadas atributos das classes.

IV. O polimorfismo caracteriza-se pelo uso do mesmo nome de método para identificar diferentes métodos em uma mesma classe ou diferentes métodos em classes diferentes.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A. II e IV
  • B. II e III
  • C. III e IV
  • D. I e III
  • E. I e II

Embora o design orientado a objetos possa apresentar semelhanças com o modelo relacional há súbitas diferenças. Assinale a alternativa que indica uma dessas diferenças:

  • A. A multiplicidade nos relacionamentos.
  • B. Capacidade de representar entidades.
  • C. Possibilidade de representar de atributos.
  • D. Os tipos de relacionamentos suportados.

Acerca da programação orientada a objetos (POO), assinale a opção incorreta.

  • A.

    POO é um método que produz arquiteturas de software embasadas nos objetos que o sistema manipula. Entre as linguagens de POO, incluem-se Java, Delphi e C++.

  • B.

    Reusabilidade, polimorfismo, encapsulamento e hereditariedade são características desse tipo de programação.

  • C.

    Na POO, objetos computacionais são compostos de atributos e métodos. Os atributos são propriedades que definem o estado do objeto (características), enquanto os métodos são ações ou procedimentos que alteram o estado do objeto (comportamento).

  • D.

    Nessa programação, os objetos são modelados por meio de classes, que são agrupamentos de objetos computacionais com propriedades em comum e podem realizar as mesmas ações. Este agrupamento e classificação deve refletir o agrupamento natural dos objetos reais.

Dadas as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos:

I. As mensagens que se movimentam de um objeto para outro são os únicos conectores do objeto com o mundo exterior.

II. As mensagens trabalham em resposta aos métodos e manipulam os valores das varáveis de instância.

III. Os objetos passivos são aqueles que não são mais necessários, sendo apagados para liberar memória.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

O compartilhamento automático de métodos e dados entre classes, subclasses e objetos é possibilitado, na programação orientada a objetos, pelo mecanismo de

  • A. encapsulação.
  • B. abstração.
  • C. polimorfismo.
  • D. persistência.
  • E. hereditariedade.

A engenharia de software é uma área do conhecimento que focaliza diferentes aspectos ligados à produção de programas de computador. Ela surgiu nos anos 70 do século passado com o objetivo de permitir um tratamento mais sistemático aos processos de desenvolvimento de sistemas de software. A fundamentação científica para esse ramo da engenharia envolve o uso de modelos abstratos e práticos que permitem a especificação, a análise, o projeto, a implementação e a manutenção dos sistemas de software. Com relação aos diversos aspectos ligados a essa área do conhecimento, julgue os itens subseqüentes.

Entre os diversos diagramas utilizados em análise e projeto orientados a objetos, o diagrama de casos de uso, por procurar representar todas as possíveis situações de utilização do sistema, é considerado o diagrama responsável por mostrar a estrutura estática do sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado
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