Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos.
I. Modificações de uma classe base requerem, obrigatoriamente, que as classes derivadas mudem.
II. Uma classe derivada não pode conter atributos adicionais diferentes dos existentes na sua classe base.
III. Criar uma classe derivada não afeta o código-fonte da sua classe base. A integridade de uma classe base é preservada pela herança.
IV. Uma classe derivada contém os atributos e comportamentos de sua classe base.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em algumas linguagens de Programação Orientadas a Objetos, como por exemplo o C++, ao se derivar uma classe a partir de uma classe base, a classe base pode ser herdada como public, protected ou private. Quando a derivação é do tipo public, os membros
public e protected da classe base tornam-se, respectivamente, membros public e protected da classe derivada.
private da classe base serão acessados e utilizados diretamente a partir da classe derivada.
public e protected da classe base tornam-se membros public da classe derivada.
public e protected da classe base tornam-se membros protected da classe derivada.
public, protected e private da classe base tornam-se, todos, membros private na classe derivada, independentemente do tipo de herança utilizada.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de fundamentos de orientação a objetos, assinale a opção correta.
Um objeto pode corresponder à representação de uma informação no mundo real e pode sofrer alterações no decorrer da execução de um programa.
Uma classe representa o agrupamento de objetos com características distintas de sua organização inicial.
A herança permite que um objeto herde características de uma superclasse, sem capacidade de sobrescrever métodos herdados.
O polimorfismo evita que um objeto possa assumir valores diferentes dos declarados em sua classe correspondente.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca do uso e do desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, assinale a opção correta.
A execução de um código orientado a objeto depende da instanciação correta das classes no sistema de arquivo e na memória coletora de lixo do sistema operacional.
Para que um objeto herde uma característica vinda de um classe distinta, é necessário que a classe seja importada e declarado que o objeto herda a característica desejada.
A criação de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo read funcional.
A destruição de um objeto em tempo de execução depende de o objeto ter no mínimo o atributo destroy habilitado.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de conceitos de orientação a objetos, assinale a opção correta.
Os métodos definem o comportamento dos objetos de uma classe.
A associação versa sobre a separação de aspectos internos de um objeto.
O acesso direto aos atributos internos de um objeto é incentivado no desenvolvimento de programas orientados a objeto.
O agrupamento de uma ou mais classes acarreta o que se denomina polimorfismo.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
A herança entre classes e a composição de objetos possibilitam o reúso em software orientados a objetos. A herança entre classes é estabelecida em tempo de compilação. A composição é estabelecida dinamicamente em tempo de execução na medida em que objetos referenciam outros objetos.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a orientação a objetos, julgue os itens a seguir.
Uma classe abstrata define uma interface comum às suas subclasses. Interagir com objetos via interfaces definidas em classes abstratas possibilita que os clientes dos serviços providos pelos objetos não precisem conhecer as classes desses objetos. Os clientes precisam conhecer as classes abstratas que definem as interfaces.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que diz respeito à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.
Uma classe na análise orientada a objeto representa uma abstração que pode ser mapeada para mais de uma classe no projeto. As classes na análise podem ser fronteiras, controladoras ou entidades. Uma fronteira modela interações entre o sistema e atores, uma entidade modela apenas objetos persistentes e uma controladora só pode controlar interações entre instâncias de uma mesma classe.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que diz respeito à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue os itens que se seguem.
Os elementos que podem estar presentes em um modelo de projeto orientado a objetos incluem: subsistemas com suas dependências, interfaces e conteúdos; classes de projeto, incluindo classes ativas, com atributos, métodos e relacionamentos. Nas classes, os métodos podem ser especificados usando-se a sintaxe da linguagem de programação que será usada para implementá-los.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes, acerca do código ao lado em Java.
No código da classe CntrPersistencia: o método executar lança a exceção EPersistencia, se ocorrer SQLException; se não ocorrer a exceção SQLException, a linha 15 será executada após a execução do bloco delimitado pela palavra try; se ocorrer a exceção SQLException, a linha 15 será executada após a execução do bloco delimitado pela palavra catch.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...