Questões de Ciência da Computação do ano 2006

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Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos do paradigma de programação orientado a objetos.

1. Herança é a definição de uma nova classe, com base em uma já existente. A subclasse herda todas as variáveis e métodos da superclasse. Cada subclasse pode ter uma única superclasse.

2. O mecanismo de polimorfismo permite que objetos diferentes respondam de modo diferente ao receberem uma mesma mensagem.

3. O polimorfismo para ser implementado exige a utilização do conceito de herança e aplica-se apenas aos métodos da classe.

4. Ocultamento de informação é o uso do mecanismo de encapsulamento para restringir as variáveis e métodos de uma superclasse que podem ser herdados por subclasses.

Assinale a alternativa correta

  • A. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são falsas.
  • B. Apenas duas afirmativas são falsas.
  • C. Apenas uma afirmativa é falsa.
  • D. Apenas três afirmativas são falsas.
  • E. Nenhuma afirmativa é falsa.

Considere o diagrama de classes e as afirmativas abaixo:

1. Um objeto da classe B pertence a exatamente um único objeto da classe A.

2. A classe A realiza a interface C.

3. A classe A herda as variáveis e os métodos da classe D.

Assinale a alternativa correta

  • A. As afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Apenas a afirmativa 3 é verdadeira.
  • C. Apenas a afirmativa 1 é verdadeira.
  • D. As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.

I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.

II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.

III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    Todas as afirmações.

Escolha a alternativa INCORRETA sobre os conceitos de programação orientada a objetos.

  • A.

    Dois importantes conceitos a serem observados no desenvolvimento orientado a objetos são: modularidade e reuso.

  • B.

    Normalmente a modularidade é diretamente proporcional à coesão.

  • C.

    Acoplamento é normalmente inversamente proporcional à modularidade.

  • D.

    Componentes (classes) com muitos serviços (métodos) e interfaces pequenas (poucos parâmetros) são exemplos de componentes coesos e fracamente acoplados.

  • E.

    Desenvolver sistemas mais reusáveis e modulares implica em um maior investimento. Porém, tal investimento pode ser recuperado com um menor custo de manutenção, que pode representar até 70% do custo durante a vida do software.

Julgue as seguintes afirmações sobre elementos de linguagens orientadas a objetos.

I. Construtores/inicializadores são operações especiais responsáveis por iniciar a execução de uma aplicação orientada a objetos.

II. Atributos são informações que definem as características que um objeto terá. Por exemplo, nome e cpf, para objetos que representem pessoas.

III. Métodos são responsáveis por definir qual será o comportamento dos objetos de uma classe. Em uma aplicação bancária típica, objetos que representam contas correntes teriam métodos como transferir, saldo e número.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas I e II.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e III

  • E.

    Todas as afirmações.

Em programação orientada a objetos, é correto afirmar que herança múltipla:

  • A. é a instância de uma classe abstrata
  • B. define no máximo uma classe pai
  • C. permite que uma classe herde atributos e métodos de duas ou mais classes
  • D. ocorre quando uma classe é a instância de vários objetos
  • E. significa o mesmo que polimorfismo.

A utilização de polimorfismo em programação orientada a objetos ajuda a eliminar a lógica

  • A.

    switch.

  • B.

    while.

  • C.

    for.

  • D.

    if/else.

  • E.

    do/while.

Um método especial utilizado, em programação orientada a objetos, para inicializar as variáveis de instância de uma classe é

  • A.

    um encapsulador.

  • B.

    um construtor.

  • C.

    uma extensão.

  • D.

    uma função especial.

  • E.

    uma estrutura de controle.

Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva

descrição.

Conceito

I – Agregação

II – Coesão

III – Encapsulamento

IV – Herança

Descrição

(P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um

objeto admitem a finalidade única do objeto.

(Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes

precisa desempenhar o papel de controlador

do outro objeto.

(R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe

especializada (subclasse) ter acesso às características

de uma classe generalizada (superclasse).

A relação correta é:

  • A.

    I – P , II – Q , III – R

  • B.

    I – Q , II – R , III – P

  • C.

    I – Q , II – P , IV – R

  • D.

    II– R , III– P , IV– Q

  • E.

    II– R , III– Q , IV– P

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos relacionados a programação e Linguagens de Programação Orientadas a Objetos.

I. Na Programação Orientada a Objetos o overflow em operações aritméticas e a divisão por zero não podem ser tratados como exceções.

II. Uma vez que uma exceção é disparada o controle não pode retornar diretamente ao ponto de disparo.

III. Uma exceção termina o bloco no qual ela ocorreu.

IV. O tratamento de exceções é utilizado para tratar erros de sintaxe, isto é, erros que acontecem como resultado da compilação de um programa.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

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