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Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as seguintes afirmativas sobre conceitos do paradigma de programação orientado a objetos.
1. Herança é a definição de uma nova classe, com base em uma já existente. A subclasse herda todas as variáveis e métodos da superclasse. Cada subclasse pode ter uma única superclasse.
2. O mecanismo de polimorfismo permite que objetos diferentes respondam de modo diferente ao receberem uma mesma mensagem.
3. O polimorfismo para ser implementado exige a utilização do conceito de herança e aplica-se apenas aos métodos da classe.
4. Ocultamento de informação é o uso do mecanismo de encapsulamento para restringir as variáveis e métodos de uma superclasse que podem ser herdados por subclasses.
Assinale a alternativa correta
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere o diagrama de classes e as afirmativas abaixo:
1. Um objeto da classe B pertence a exatamente um único objeto da classe A.
2. A classe A realiza a interface C.
3. A classe A herda as variáveis e os métodos da classe D.
Assinale a alternativa correta
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre programação orientada a objetos.
I. Um dos pontos fortes da orientação a objetos é a possibilidade de utilizar conceitos mais intuitivos para modelar os sistemas, ao invés de funções ou instruções de máquina.
II. O principal conceito de orientação a objetos é o de Classe, que é a entidade que representa a abstração de uma função da programação funcional ou de um procedimento da programação imperativa.
III. Java, C# e Smalltalk são exemplos de linguagens orientadas a objetos.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III
Apenas II e III.
Todas as afirmações.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Escolha a alternativa INCORRETA sobre os conceitos de programação orientada a objetos.
Dois importantes conceitos a serem observados no desenvolvimento orientado a objetos são: modularidade e reuso.
Normalmente a modularidade é diretamente proporcional à coesão.
Acoplamento é normalmente inversamente proporcional à modularidade.
Componentes (classes) com muitos serviços (métodos) e interfaces pequenas (poucos parâmetros) são exemplos de componentes coesos e fracamente acoplados.
Desenvolver sistemas mais reusáveis e modulares implica em um maior investimento. Porém, tal investimento pode ser recuperado com um menor custo de manutenção, que pode representar até 70% do custo durante a vida do software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Julgue as seguintes afirmações sobre elementos de linguagens orientadas a objetos.
I. Construtores/inicializadores são operações especiais responsáveis por iniciar a execução de uma aplicação orientada a objetos.
II. Atributos são informações que definem as características que um objeto terá. Por exemplo, nome e cpf, para objetos que representem pessoas.
III. Métodos são responsáveis por definir qual será o comportamento dos objetos de uma classe. Em uma aplicação bancária típica, objetos que representam contas correntes teriam métodos como transferir, saldo e número.
Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s).
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III
Todas as afirmações.
Em programação orientada a objetos, é correto afirmar que herança múltipla:
A utilização de polimorfismo em programação orientada a objetos ajuda a eliminar a lógica
switch.
while.
for.
if/else.
do/while.
Um método especial utilizado, em programação orientada a objetos, para inicializar as variáveis de instância de uma classe é
um encapsulador.
um construtor.
uma extensão.
uma função especial.
uma estrutura de controle.
Relacione o conceito de Orientação a Objetos à sua respectiva descrição. Conceito I – Agregação II – Coesão III – Encapsulamento IV – Herança Descrição (P) É uma medida que indica até que ponto as partes de um objeto admitem a finalidade única do objeto. (Q) Tipo de associação que indica que um dos objetos participantes precisa desempenhar o papel de controlador do outro objeto. (R) Relacionamento entre classes que permite a uma classe especializada (subclasse) ter acesso às características de uma classe generalizada (superclasse). A relação correta é:
I – P , II – Q , III – R
I – Q , II – R , III – P
I – Q , II – P , IV – R
II– R , III– P , IV– Q
II– R , III– Q , IV– P
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas aos conceitos básicos relacionados a programação e Linguagens de Programação Orientadas a Objetos.
I. Na Programação Orientada a Objetos o overflow em operações aritméticas e a divisão por zero não podem ser tratados como exceções.
II. Uma vez que uma exceção é disparada o controle não pode retornar diretamente ao ponto de disparo.
III. Uma exceção termina o bloco no qual ela ocorreu.
IV. O tratamento de exceções é utilizado para tratar erros de sintaxe, isto é, erros que acontecem como resultado da compilação de um programa.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
I e II
II e III
III e IV
I e III
II e IV
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