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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Figura para as questões de 32 a 35
O tipo de relacionamento entre a classe "A" e a classe "B", ilustradas na figura, denomina-se
agregação.
associação.
composição.
associação única.
composição única.
O processo de software, no qual especificação, projeto e desenvolvimento são entrelaçados denomina-se
No contexto de ferramentas CASE, a refatoração (refactoring) é
a desfragmentação de um único código-fonte em vários pequenos módulos para auxiliar o processo de encontrar e corrigir os erros (bugs).
montagem de vários "pedaços" de código-fonte, compilados em linguagem de máquina, em um programa executável que pode ser executado em um computador
criação do modelo de classes, objetos, interfaces, associações e interações dos artefatos envolvidos no software com o objetivo de solucionar as necessidades-alvo do software final.
o processo de alterar o comportamento externo do software, através de modificações na estrutura interna do código.
o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.
No contexto da Engenharia de Software, nas metodologias ágeis os princípios de desenvolvimento valorizam
negociação de contratos ao invés de colaboração com clientes.
vasta documentação para propiciar um software funcional.
indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas.
seguir um plano para responder a mudanças.
software funcional a partir de processos e ferramentas.
Analise os itens abaixo, em relação à arquitetura de aplicações para ambiente web.
I. O objetivo do servidor de aplicações é disponibilizar uma plataforma, que abstraia do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional, levando em conta as necessidades das aplicações relacionadas à segurança, garantia de disponibilidade, balanceamento de carga e tratamento de exceções.
II. Nativamente, a arquitetura de software de um servidor WEB lhe permite atender com páginas dinâmicas, qualquer pedido HTTP, sem necessidade de invocar outro programa, script ou API.
III. O MVC (Model View Controller) é um padrão de arquitetura de aplicações que visa separar a lógica da aplicação, da interface do usuário e do fluxo da aplicação, permitindo, dessa forma, que a mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada por várias interfaces.
É correto o que se afirma em
Analise os itens abaixo em relação às fases do projeto no RUP (Rational Unified Process)
I. Na fase de iniciação, são tratados os riscos relacionados com o caso de negócio e verificado se o projeto é viável e financeiramente possível.
II. A fase elaboração concentra o foco nos riscos técnicos e arquiteturais. O escopo deve ser revisado e os requisitos devem estar mais compreendidos.
III. Na construção, onde a maior parte do trabalho será realizada, a atenção será voltada para os riscos lógicos.
IV. Na fase de transição, serão tratados os riscos associados com a logística de distribuição do produto para a base de usuários.
É correto o que se afirma em.
A UML (Unified Modeling Language) é
um método de desenvolvimento que orienta o desenvolvedor sobre o que fazer primeiro.
uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração.
uma linguagem de modelagem proprietária de quarta geração.
um modelo, é uma representação gráfica da informação de um diagrama ou conjunto de diagramas.
uma notação dependente de processos e suas representações gráficas.
Em UML,
o Diagrama de Colaboração, diferentemente do Diagrama de Seqüência, consiste de um conjunto de processos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles.
Diagramas de Interatividade são variações de "Diagrama de Sequência", onde as sequências formam um fluxo de atividades, mostrando como elas trabalham em uma seqüência de eventos.
Instâncias representam os objetos das classes representadas no processo, sendo estas ilustradas como retângulos.
Diagrama de Pacotes descreve os pacotes ou pedaços do sistema, como o sistema é dividido em agrupamentos lógicos e mostra as dependências entre estes.
uma classe nada mais é do que um agrupamento de pacotes.
A engenharia da usabilidade engloba técnicas, processos, métodos e procedimentos para se projetarem interfaces visando usabilidade. Nesse sentido o foco principal
reside na filosofia de se colocar o usuário no centro do processo.
se constitui dos recursos de hardware para alcançar a otimização na usabilidade do produto.
são os recursos de software para alcançar a otimização na usabilidade do produto.
reside nas ferramentas de desenvolvimento disponíveis na engenharia de software.
se constitui dos recursos computacionais de hardware e software para otimizar a usabilidade do produto.
Em relação ao XML, analise a estrutura SOAP (Simple Object Access Protocol) abaixo.
A estrutura
refere-se ao atributo Actor.
refere-se ao atributo mustUnderstand.
refere-se ao atributo encodingStyle.
define a URI (equivalente à URL do http) à qual o HEADER se refere.
define qual elemento do HEADER deve aparecer para o receptor da mensagem.
{TITLE}
{CONTENT}
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