Questões de Ciência da Computação do ano 2007

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Figura para as questões de 32 a 35

O tipo de relacionamento entre a classe "A" e a classe "B", ilustradas na figura, denomina-se

  • A.

    agregação.

  • B.

    associação.

  • C.

    composição.

  • D.

    associação única.

  • E.

    composição única.

O processo de software, no qual especificação, projeto e desenvolvimento são entrelaçados denomina-se

  • a. V-Model.
  • b. Sequencial.
  • c. Espiral.
  • d. Evolucional.
  • e. Componentizado.

No contexto de ferramentas CASE, a refatoração (refactoring) é

  • a.

    a desfragmentação de um único código-fonte em vários pequenos módulos para auxiliar o processo de encontrar e corrigir os erros (bugs).

  • b.

    montagem de vários "pedaços" de código-fonte, compilados em linguagem de máquina, em um programa executável que pode ser executado em um computador

  • c.

    criação do modelo de classes, objetos, interfaces, associações e interações dos artefatos envolvidos no software com o objetivo de solucionar as necessidades-alvo do software final.

  • d.

    o processo de alterar o comportamento externo do software, através de modificações na estrutura interna do código.

  • e.

    o processo de modificar um sistema de software para melhorar a estrutura interna do código sem alterar seu comportamento externo.

No contexto da Engenharia de Software, nas metodologias ágeis os princípios de desenvolvimento valorizam

  • a.

    negociação de contratos ao invés de colaboração com clientes.

  • b.

    vasta documentação para propiciar um software funcional.

  • c.

    indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas.

  • d.

    seguir um plano para responder a mudanças.

  • e.

    software funcional a partir de processos e ferramentas.

Analise os itens abaixo, em relação à arquitetura de aplicações para ambiente web.

I. O objetivo do servidor de aplicações é disponibilizar uma plataforma, que abstraia do desenvolvedor de software algumas das complexidades de um sistema computacional, levando em conta as necessidades das aplicações relacionadas à segurança, garantia de disponibilidade, balanceamento de carga e tratamento de exceções.

II. Nativamente, a arquitetura de software de um servidor WEB lhe permite atender com páginas dinâmicas, qualquer pedido HTTP, sem necessidade de invocar outro programa, script ou API.

III. O MVC (Model View Controller) é um padrão de arquitetura de aplicações que visa separar a lógica da aplicação, da interface do usuário e do fluxo da aplicação, permitindo, dessa forma, que a mesma lógica de negócios possa ser acessada e visualizada por várias interfaces.

É correto o que se afirma em

  • a. II e III, apenas.
  • b. I, II, e III.
  • c. I e III, apenas.
  • d. II, apenas.
  • e. III, apenas.

Analise os itens abaixo em relação às fases do projeto no RUP (Rational Unified Process)

I. Na fase de iniciação, são tratados os riscos relacionados com o caso de negócio e verificado se o projeto é viável e financeiramente possível.

II. A fase elaboração concentra o foco nos riscos técnicos e arquiteturais. O escopo deve ser revisado e os requisitos devem estar mais compreendidos.

III. Na construção, onde a maior parte do trabalho será realizada, a atenção será voltada para os riscos lógicos.

IV. Na fase de transição, serão tratados os riscos associados com a logística de distribuição do produto para a base de usuários.

É correto o que se afirma em.

  • a. I e II, apenas.
  • b. I, II, e III, apenas.
  • c. II e IV, apenas.
  • d. III e IV, apenas.
  • e. I, II, III e IV.

A UML (Unified Modeling Language) é

  • a.

    um método de desenvolvimento que orienta o desenvolvedor sobre o que fazer primeiro.

  • b.

    uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração.

  • c.

    uma linguagem de modelagem proprietária de quarta geração.

  • d.

    um modelo, é uma representação gráfica da informação de um diagrama ou conjunto de diagramas.

  • e.

    uma notação dependente de processos e suas representações gráficas.

Em UML,

  • a.

    o Diagrama de Colaboração, diferentemente do Diagrama de Seqüência, consiste de um conjunto de processos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles.

  • b.

    Diagramas de Interatividade são variações de "Diagrama de Sequência", onde as sequências formam um fluxo de atividades, mostrando como elas trabalham em uma seqüência de eventos.

  • c.

    Instâncias representam os objetos das classes representadas no processo, sendo estas ilustradas como retângulos.

  • d.

    Diagrama de Pacotes descreve os pacotes ou pedaços do sistema, como o sistema é dividido em agrupamentos lógicos e mostra as dependências entre estes.

  • e.

    uma classe nada mais é do que um agrupamento de pacotes.

A engenharia da usabilidade engloba técnicas, processos, métodos e procedimentos para se projetarem interfaces visando usabilidade. Nesse sentido o foco principal

  • a.

    reside na filosofia de se colocar o usuário no centro do processo.

  • b.

    se constitui dos recursos de hardware para alcançar a otimização na usabilidade do produto.

  • c.

    são os recursos de software para alcançar a otimização na usabilidade do produto.

  • d.

    reside nas ferramentas de desenvolvimento disponíveis na engenharia de software.

  • e.

    se constitui dos recursos computacionais de hardware e software para otimizar a usabilidade do produto.

Em relação ao XML, analise a estrutura SOAP (Simple Object Access Protocol) abaixo.

A estrutura

  • a.

    refere-se ao atributo Actor.

  • b.

    refere-se ao atributo mustUnderstand.

  • c.

    refere-se ao atributo encodingStyle.

  • d.

    define a URI (equivalente à URL do http) à qual o HEADER se refere.

  • e.

    define qual elemento do HEADER deve aparecer para o receptor da mensagem.

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