Questões de Ciência da Computação do ano 2008

Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.

Um componente do MPS.BR é o modelo de referência, que contém os requisitos que os processos das unidades organizacionais devem atender para estar em conformidade com o modelo MPS.BR. Nesse modelo, são definidos níveis de maturidade que estabelecem patamares de evolução de processos em sete níveis de maturidade, cuja escala se inicia no nível de menor maturidade A e progride até o de maior maturidade G.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.

A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização. A capacidade é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. Uma vez que níveis de maturidade são acumulativos, a organização está no nível F, esta possui o nível de capacidade do nível F que inclui os atributos dos níveis G e F para os processos relacionados no nível F.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.

São processos no nível de maturidade E: verificação, validação, projeto e construção do produto. São processos no nível D: gerência de riscos, desenvolvimento para reutilização, análise de decisão e resolução. São processos no nível F: garantia da qualidade, gerência de configuração, medição. São processos no nível G: gerência de requisitos, gerência de projetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.

O processo denominado desenvolvimento para reutilização (DRU) reúne os componentes do produto, gerando um modelo integrado consistente com o projeto e demonstra que os requisitos funcionais são satisfeitos para o ambiente alvo ou equivalente. O processo denominado integração do produto (ITP) projeta, desenvolve e implementa soluções para atender aos requisitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do MPS.BR, julgue os itens de 62 a 66.

O processo denominado verificação (VER) prevê que um produto ou componente atenderá a seu uso pretendido quando colocado no ambiente para o qual foi desenvolvido. Por sua vez, o processo análise de causas de problemas e resolução (ACP) identifica causas de defeitos e de outros problemas, assim como objetiva agir de modo a prevenir suas ocorrências no futuro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a gestão de tecnologia da informação (TI), julgue os próximos itens.

O modelo PMI, diferentemente do CMMI, trabalha com enfoque orientado ao processo. O PMI divide a gerência de projetos em 9 áreas de conhecimento, que incluem o gerenciamento de escopo de tempo e o gerenciamento da qualidade. O gerenciamento de escopo de tempo pode ser dividido em 5 processos independentes, entre os quais se inclui mencionar o processo de definição de atividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o modelo CMM, migrar do nível 3 de maturidade para o nível 4 representa uma melhoria da qualidade de processos

  • A.

    otimizados para processos gerenciados.

  • B.

    definidos para processos repetíveis.

  • C.

    definidos para processos gerenciados.

  • D.

    gerenciados para processos otimizados.

  • E.

    repetíveis para processos definidos.

A figura acima apresenta um esquema de associação entre diversos domínios de gerenciamento de sistemas de tecnologia da informação (TI), definidos conforme o modelo COBIT, e o uso da técnica de planejamento de sistemas chamada balanced score card (BSC). Considerando essa figura, em que as áreas A, B, C, D, 1, 2, 3 e 4 são destacadas, julgue os próximos itens acerca dos conceitos de planejamento de sistemas de informação, formalização e controle de TI.

Atividades que empregam modelos de gerenciamento de projetos de TI, especialmente as embasadas no PMI e CMMI, são mais associadas ao domínio de aquisição e implementação (área C) que ao domínio de entrega e suporte (área B).

  • C. Certo
  • E. Errado

No CMMI é possível a comparação entre os níveis de capacidade (representação contínua) e os níveis de maturidade (representação por estágios). Assim, uma comparação de mesmo nível entre eles é

  • A.

    Initial e Incomplete.

  • B.

    Managed e Defined.

  • C.

    Performed e Initial.

  • D.

    Performed e Incomplete.

  • E.

    Optimizing e Defined.

O nível de maturidade é uma maneira de prever o futuro desempenho de uma organização dentro de cada disciplina ou conjunto de disciplinas. Um nível de maturidade é uma etapa evolucionária definida de melhoria de processos. No modelo CMMI com representação em estágios existem os seguintes níveis:

  • A.

    inicial, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • B.

    inicial, parcialmente gerenciado, executado, gerenciado qualitativamente e otimizado.

  • C.

    inicial, parcialmente gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • D.

    parcialmente gerenciado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

  • E.

    inicial, incompleto, executado, gerenciado, definido, gerenciado quantitativamente e otimizado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...