Questões de Ciência da Computação do ano 2008

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O MPS.BR tem como uma das metas definir e aprimorar o modelo de melhoria e avaliação de processo de software, visando preferencialmente as micro, pequenas e médias empresas, de forma a atender às suas necessidades de negócio e ser reconhecido nacional e internacionalmente como um modelo aplicável à indústria de software. Os componentes em que o MPS.BR está dividido são:

  • A.

    ISO/IEC 12207, CMMI-DEV, ISO/IEC 15504.

  • B.

    modelo de referência, guia geral, guia de aquisição, guia de implementação.

  • C.

    guia geral, guia de aquisição, guia de implementação, guia de avaliação.

  • D.

    modelo de referência, método de avaliação, modelo de negócio.

  • E.

    guia geral, guia de avaliação e documentos do programa.

No MPS.BR são defi nidos níveis de maturidade que são uma combinação entre processos e sua capacidade. Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos, caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na organização.

Assinale a opção que identifica todos os níveis de maturidade do MPS.BR.

  • A.

    A (Otimizado), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • B.

    A (Otimizado), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • C.

    A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G (Parcialmente Gerenciado).

  • D.

    A (Em Otimização), B (Parcialmente Otimizado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado), G (Inicial).

  • E.

    A (Otimizado), B (Executado), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Defi nido), F (Gerenciado), G ( Parcialmente Gerenciado).

O propósito do processo Gerência de Projetos - GPR do MPS.BR é estabelecer e manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidade do projeto, bem como prover informações sobre o andamento do projeto que permitam a realização de correções quando houver desvios signifi cativos no desempenho do projeto. Assinale a opção que representa um dos resultados esperados do Processo de Projeto - GPR.

  • A.

    As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do produto e/ou serviço, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.

  • B.

    Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir de objetivos da organização e das necessidades de informação de processos técnicos e gerenciais.

  • C.

    As informações produzidas são usadas para apoiar decisões e para fornecer uma base objetiva para comunicação aos interessados.

  • D.

    Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identifi car seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidade de melhoria.

  • E.

    A viabilidade de atingir as metas do projeto, considerando as restrições e os recursos disponíveis, é avaliada. Se necessário, ajustes são realizados.

Os componentes de um modelo CMMI são agrupados em três categorias, que refletem como eles serão interpretados: Exigidos – metas específicas e metas genéricas; Esperados – práticas específicas e práticas genéricas; e Informativos – sub-práticas, produtos de trabalho típicos, definições ampliadas de disciplinas, elaborações de práticas genéricas, títulos e metas práticas, notas de metas e práticas de referências.

Em relação aos componentes do Modelo CMMI, é correto afirmar que

  • A.

    as práticas específicas são utilizadas nas avaliações para auxiliar na determinação de que a área de processo está sendo satisfeita.

  • B.

    as áreas de processo tratam de características únicas que descrevem o que deve ser implementado para satisfazer o modelo.

  • C.

    as metas específicas podem ser componentes opcionais no modelo.

  • D.

    as definições ampliadas de disciplinas são descrições detalhadas que fornecem um direcionamento para a interpretação de práticas específicas.

  • E.

    todas as áreas de processo do CMMI são as mesmas tanto na representação contínua quanto na representação em estágios.

As áreas de processos de suporte do CMMI cobrem as atividades que suportam o desenvolvimento e a manutenção de produtos. As áreas de processos de suporte tratam os processos de suporte que são utilizados no contexto da execução de outros processos.

Assinale a opção que identifica somente áreas de processos de suporte do CMMI.

  • A.

    Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • B.

    Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • C.

    Planejamento de projetos, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.

  • D.

    Integração de equipes, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, análise de causas e resoluções.

  • E.

    Gerenciamento de confi guração, garantia da qualidade do processo, garantia da qualidade do produto, medições e análise, treinamento organizacional.

O propósito do processo de Gerência de Requisitos - GRE do MPS.BR é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto.

Assinale a opção que identifica um dos resultados esperados do processo de Gerência de Requisitos.

  • A.

    As necessidades, expectativas e restrições do cliente, tanto do produto quanto de suas interfaces, são identificadas.

  • B.

    Mudanças nos requisitos são gerenciadas ao longo do projeto.

  • C.

    Os requisitos são validados.

  • D.

    Os requisitos funcionais e não-funcionais de cada componente do produto são refinados, elaborados e alocados.

  • E.

    Interfaces internas e externas do produto e de cada componente do produto são definidas.

Um modelo de qualidade define os requisitos que as organizações devem seguir para se capacitarem segundo o mesmo. Entre as opções abaixo, assinale a que se refere exclusivamente a modelos de qualidade de software.

  • A.

    CMMI, MPS.BR, COBIT.

  • B.

    CMMI, COBIT, ISO9001.

  • C.

    CMMI, MPS.BR, ISO9001, COBIT.

  • D.

    CMMI, MPS.BR, ISO9000-1.

  • E.

    CMMI, ISO12207, ISO15504, ISO20000, ITIL.

Existem diversos modelos CMMI disponíveis, gerados a partir do CMMI Framework. As organizações devem selecionar uma representação, contínua ou em estágios, e determinar as áreas de conhecimento que desejam incluir no modelo que irão utilizar.

Quando uma organização escolhe a representação em estágios do modelo CMMI, espera que o modelo permita

  • A.

    selecionar a seqüência de melhorias que mais atendem aos objetivos do negócio.

  • B.

    oferecer uma classificação única que resume os resultados de avaliações e realizar comparações entre organizações.

  • C.

    reduzir as áreas de riscos da organização.

  • D.

    facilidade de comparação de melhoria de processos para a ISO/IEC 15504 - International Organization for Standardization and International Eletrotechnical Commission.

  • E.

    oferecer uma migração fácil do Electronic Industries Alleance Interim Standard (EIA/IS) 731 para o CMMI.

A representação contínua do Modelo CMMI tem mais práticas específicas que a representação em estágios, uma vez que tem dois tipos de práticas enquanto a representação em estágios possui apenas um. Quanto às práticas em cada representação, é correto afirmar que

  • A.

    existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 1, 4 e 5 em ambas as representações.

  • B. na representação em estágios, somente aparecem práticas genéricas para os níveis de capacitação 2 e 3.
  • C.

    na representação contínua, as práticas genéricas existem para os níveis de capacitação 3 a 5.

  • D.

    na representação contínua, as práticas genéricas existem para todos os níveis de capacitação.

  • E.

    na representação em estágios, existem práticas genéricas para os níveis de capacitação 3, 4 e 5.

No MPS.BR, Guia Geral versão 1.2, para cada um dos níveis de maturidade é atribuído um perfil de processos que indica onde a organização deve colocar o esforço de melhoria.

Assinale a opção que representa corretamente todos os processos atribuídos ao nível de maturidade.

  • A.

    Nível E – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Defi nição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU, Gerência de Projetos - GPR (evolução).

  • B.

    Nível F – Processos: Garantia da Qualidade - GQA, Gerência de Configuração - GCO, Medição - MED.

  • C.

    Nível D – Processos: Gerência de Requisitos - GRE, Desenvolvimento de Requisitos – DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.

  • D.

    Nível D – Processos: Gerência de Recursos Humanos - GRH, Definição do Processo Organizacional - DFP, Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional - AMP, Gerência de Reutilização - GRU.

  • E.

    Nível E – Processos: Desenvolvimento de Requisitos - DRE, Verificação - VER, Validação - VAL, Projeto e Construção do Produto - PCP, Integração do Produto - ITP.

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