Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.
Um padrão ou molde de projeto (design pattern) consiste em uma formatação específica que deve ser dada à representação das classes utilizando um subconjunto específico dos diagramas da UML.
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Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.
Na UML, uma agregação é um relacionamento que estabelece que uma classe define objetos que são parte de um objeto definido por outra classe.
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Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.
Em um diagrama de classes UML, uma associação entre classes pode ser documentada em termos da multiplicidade da associação.
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Acerca da análise e programação orientadas a objetos, julgue os itens subseqüentes.
Um diagrama de seqüência da UML apresenta tanto as interações entre atores e objetos quanto interações de objeto para objeto.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, atividades são organizadas em fluxos de atividades. Algumas atividades produzem artefatos, que podem ser de engenharia ou gerenciais. Entre os artefatos criados, há modelos que visam especificar o sistema a partir de certos pontos de vista e níveis de abstração.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, a vida de um sistema é dividida em ciclos; cada ciclo, por sua vez, é dividido em fases e, entre as fases, tem-se a fase Construção, na qual as atividades visam capturar requisitos ainda não capturados na fase anterior e produzir uma arquitetura executável, a ser usada na fase Elaboração.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
O Processo Unificado é iterativo e incremental. Ao final de cada iteração, a qual é um miniprojeto, os modelos que representam o sistema encontram-se em um determinado estado, denominado baseline. As atividades de cada fase de um ciclo de vida podem ser distribuídas entre várias iterações.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e suas restrições operacionais. O processo de descobrir, analisar, documentar e verificar esses serviços e restrições é denominado engenharia de requisitos. Requisitos de um sistema de software podem ser funcionais, não funcionais ou de domínio.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, um modelo de casos de uso é um artefato construído por analistas de sistemas e especificadores de casos de uso na disciplina Implementação. Esse artefato informa o que o sistema realiza para diferentes atores via casos de uso, que especificam as ações que o sistema executa ao interagir com os atores.
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Acerca de metodologias de desenvolvimento, julgue os itens de 79 a 90.
No Processo Unificado, modelos de projeto contêm classes de projeto e seus objetos; cada classe de projeto representa uma abstração de classes no modelo de análise; em uma classe de projeto, os atributos são conceituais e os comportamentos são definidos via responsabilidades, que são descrições textuais dos comportamentos.
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