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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A figura acima apresenta um modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações, composto por fases e atividades. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas na figura e dos conceitos de desenvolvimento de aplicações e sistemas.
A análise de necessidades do negócio, apresentada na fase de gerenciamento, está mais relacionada a atividades de validação que às atividades de verificação do produto.
Na Engenharia da Informação são características visíveis durante o Planejamento Estratégico da Informação:
levantamento dos processos necessários para fazer funcionar determinada área de negócios e os dados necessários.
captação dos objetivos da alta administração, fatores críticos de sucesso, visão de alto nível da organização, suas funções, dados e necessidades de informações.
implementação e funcionamento dos processos selecionados em forma de procedimentos.
implementação dos procedimentos, usando, quando adequado, linguagens de quarta geração, geradores de programas e ferramentas de usuários finais.
vinculação do projeto à construção, por meio de prototipagem, e ferramentas de usuários finais.
Em um sistema cujo objetivo principal seja emitir guias de cobrança de impostos e fazer o controle de contribuintes, NÃO é um produto inerente ao trabalho de levantamento de requisitos
uma descrição da relação possível entre as linhas de código com os pontos de função.
uma declaração da necessidade e da viabilidade.
uma descrição do ambiente técnico do sistema.
uma afirmação limitada do escopo do sistema.
um conjunto de cenários que fornecem informações sobre o uso do sistema sob diferentes condições de operação.
Durante a medição do grau de complexidade de um sistema foram apurados 550 pontos de função brutos. Considerando que o somatório dos graus atribuídos aos fatores de ajuste foi 30, a medida final em pontos de função foi
520
522,5
552,5
580
585,5
Considere o diagrama:
Na UML 2.0 os elementos X1 e X2 (semicírculo e círculo) representam, respectivamente,
conexão passiva e conexão ativa.
componente de pacote e interface.
dependência passiva e dependência ativa.
interface requerida e interface fornecida.
interface e conector.
A maior parcela do fluxo dos processos fundamentais do RUP, correspondente à modelagem de negócio,
está distribuída entre as fases Inception e Construction.
está distribuída entre as fases Elaboration e Construction.
situa-se na fase Construction.
está distribuída entre as fases Inception e Elaboration.
situa-se na fase Transition.
Na modelagem funcional
uma entidade externa pode enviar ou receber um fluxo de dados de uma função.
uma função pode enviar, mas não receber um fluxo de dados de um depósito de dados.
uma entidade externa representa a mesma coisa que uma entidade no modelo entidaderelacionamento.
uma entidade externa pode enviar, mas não receber um fluxo de dados de um depósito de dados.
uma entidade externa pode receber, mas não enviar um fluxo de dados a um depósito de dados.
Um gerente de projetos solicita a imediata aquisição de ferramentas de apoio ao processo de software do tipo upper CASE. Com tal decisão, entre outros objetivos, ele busca
"abrir" o código executável para engenharia reversa.
controlar as alterações nos programas no nível de linha de código.
implementar o debug de programa.
apoiar a elaboração do código fonte.
apoiar a elaboração do projeto.
Um diagrama de objetos
tem a mesma função que um diagrama de atividades diferenciando deste apenas na representação gráfica.
capta um conjunto de abstrações como um grupo de interesse e em tal contexto expõe sua semântica e seus relacionamentos com outras abstrações existentes nesse grupo da mesma forma que em um diagrama de classes.
exibe um único conjunto de objetos relacionados uns com os outros em um determinado momento.
mostra a seqüência de execução de atividades entre objetos relacionados, no tempo, e a duração de cada objeto por meio de linhas de vida.
exibe diversos conjuntos de objetos relacionados uns com os outros em um determinado momento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A disciplina de engenharia de software é centrada no desenvolvimento de aplicações cobrindo desde aspectos técnicos até aspectos gerenciais, como gerência de projetos e análise de riscos, entre outros. No que se refere a esse tópico e a linguagens de desenvolvimento visual, julgue os itens seguintes.
A disciplina de engenharia de software é centrada no desenvolvimento de aplicações cobrindo desde aspectos técnicos até aspectos gerenciais, como gerência de projetos e análise de riscos, entre outros. No que se refere a esse tópico e a linguagens de desenvolvimento visual, julgue os itens seguintes.
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