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Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A figura acima, obtida a partir de IBM.com, apresenta documentação associada ao uso de modelo de processo RUP. Julgue os itens a seguir, acerca das informações apresentadas e dos conceitos de ciclo de vida de desenvolvimento de software.
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Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os itens que se seguem.
O modelo em cascata consiste de fases e atividades que devem ser realizadas em seqüência, de forma que uma atividade é requisito da outra.
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Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os itens que se seguem.
O modelo orientado a reúso parte de um software existente para que se crie outro, no todo ou apenas em parte de seus componentes.
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Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os itens que se seguem.
Os modelos ágeis são muito mais rápidos e eficientes que os modelos incremental e iterativo, não partilhando aqueles, portanto, das visões adotadas por estes.
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Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.
O Swebok é um documento de referência em engenharia de software, organizado pelo IEEE e pela ACM, contendo um conjunto de conhecimentos dividido em 5 áreas e suas respectivas 6 subáreas.
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Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.
O gerenciamento de requisitos inclui, entre outras, as seguintes atividades: levantar, analisar, especificar, validar e prototipar requisitos funcionais e não-funcionais.
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Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.
O levantamento de requisitos é importante, porém não é fundamental, pois recomenda-se avançar o quanto antes para as demais atividades que permitam uma visualização do software e reduzam a ansiedade do cliente em ver algo pronto.
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Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.
Na gestão de configuração de software, a manutenção pode ser feita de maneira proativa, reativa, preventiva ou corretiva.
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Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.
Na área de projeto de software, também conhecida como design de software, o software começa a ser implementado e validado pelos programadores.
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Abaixo, apresenta-se um diagrama UML obtido a partir da engenharia reversa de um código do projeto Foxes and Rabbits. O código implementa um simulador gráfico de ecossistema, no qual coelhos (da classe Rabbit) e raposas (da classe Fox) são animais (da classe Animal) que competem pela sobrevivência ocupando posições da classe (Location) em um espaço físico (da classe Field).
Julgue os itens seguintes, acerca das informações apresentadas e de conceitos de desenvolvimento de sistemas e de linguagens de programação.
As classes Field, Rabbit e Fox possuem, cada uma, um gerador de números pseudo-aleatórios, que é referenciado por uma variável de instância declarada em cada classe.
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