Questões de Ciência da Computação do ano 2008

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A figura acima apresenta um modelo de ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações, composto por fases e atividades. Julgue os itens que se seguem acerca das informações apresentadas na figura e dos conceitos de desenvolvimento de aplicações e sistemas.

A gerência de configuração e mudanças, como um dos aspectos importantes do suporte ao ciclo de desenvolvimento de software, apóia de forma mais intensa as atividades de integração de produto e sistemas que as de definição de requisitos de funcionalidade

  • C. Certo
  • E. Errado

NÃO é um elemento da modelagem funcional (DFD)

  • A.

    o depósito de dados.

  • B.

    a entidade associativa.

  • C.

    o fluxo de dados.

  • D.

    a entidade externa.

  • E.

    a função ou processo.

Os mecanismos de extensibilidade da UML incluem

  • A.

    estereótipos, apenas.

  • B.

    valores atribuídos e restrições, apenas.

  • C.

    estereótipos e valores atribuídos, apenas.

  • D.

    estereótipos e restrições, apenas.

  • E.

    estereótipos, valores atribuídos e restrições.

Considere que 20 é o nível de influência global (ajuste fino total) aplicado em um cálculo de pontos por função. Então, o número de pontos por função ajustado (PFA) em relação ao bruto (PFB) é dado por

  • A.

    PFA = PFB × 0,15.

  • B.

    PFA = PFB × 0,20.

  • C.

    PFA = PFB × 0,45.

  • D.

    PFA = PFB × 0,85.

  • E.

    PFA = PFB × 1,20.

No processo de engenharia de software, os requisitos funcionais podem ser também definidos como requisitos de

  • A.

    qualidade.

  • B.

    capacidade.

  • C.

    segurança.

  • D.

    desempenho.

  • E.

    manutenção.

Considere:

I. Farol ligado.

II. Comprar produto.

 III. Máquina elétrica.

 Os itens acima são representados em diagramas UML, respectivamente, como

  • A.

    estado, caso de uso e classe.

  • B.

    estado, classe e caso de uso.

  • C.

    caso de uso, estado e classe.

  • D.

    caso de uso, classe e estado.

  • E.

    classe, estado e caso de uso.

Um critério de teste de software baseado no fluxo de dados de aplicação pode ser utilizado como uma técnica de teste baseada

  • A.

    na especificação.

  • B.

    no código.

  • C.

    em falhas.

  • D.

    no uso da aplicação.

  • E.

    na intuição e experiência do engenheiro.

No processo de gerenciamento de configuração de software, um conjunto de itens de configuração que deve ser controlado, formalmente designado e fixado num tempo específico do ciclo de vida do software, é denominado

  • A.

    software configuration.

  • B.

    item relationships.

  • C.

    acquiring items.

  • D.

    baseline.

  • E.

    version.

O objetivo da Engenharia de Software é estabelecer uma sistemática abordagem de desenvolvimento, através de ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis. A Engenharia de Software

I. não se confunde com a Ciência da Computação, pois enquanto esta visa o desenvolvimento de teorias e fundamentações, a Engenharia de Software se preocupa com as práticas de desenvolvimento de software.

 II. tem como foco único o tratamento dos aspectos de desenvolvimento de software, o que a diferencia da Engenharia de Sistemas, que trata dos sistemas baseados em computadores, incluindo hardware e software.

III. tem como métodos as abordagens estruturadas para o desenvolvimento de software que incluem os modelos de software, notações, regras e maneiras de desenvolvimento.

 IV. segue princípios, tais como, o da Abstração, que identifica os aspectos importantes sem ignorar os detalhes e o da Composição, que agrupa as atividades em um único processo para distribuição aos especialistas.

 É correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em Arquitetura de Software, um estilo de arquitetura é a descrição de tipos de componentes, dos padrões que guiam a interação entre eles e de suas restrições. Nesse sentido, considere:

Ele oferece decomposição controlada das tarefas em subtarefas cooperativas. Antes de projetar um sistema, coleta-se os requisitos, transformando-os em especificações, considerando-se que os requisitos estão bem definidos e estáveis. Inclui os padrões Camada (Layers), Canos e Filtros (Pipes and Filters) e Blackboard.

Trata-se do estilo de arquitetura:

  • A.

    From mud to structure.

  • B.

    sistemas distribuídos.

  • C.

    sistemas interativos.

  • D.

    sistemas adaptáveis.

  • E.

    time-sharing.

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