Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de software, julgue os itens de 64 a 67.
A UML - Unified Modeling Language é um conjunto de especificações do OMG - Object Management Group. O conjunto completo da UML, em sua versão 2.0, está distribuída em três especificações: a Especificação de Intercâmbio de Diagramas, a Infraestrutura UML, e a Linguagem de Restrição de Objeto - OCL. A Especificação de Intercâmbio de Diagramas possibilita o compartilhamento de modelos entre diferentes ferramentas de modelagem. A infraestrutura define os conceitos fundamentais, sendo considerada um metamodelo, é utilizada para construir as demais especificações da UML. Por isto a infraestrutura UML é tipicamente utilizada pelo usuário final.
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Quanto às fases e tarefas no processo de desenvolvimento de software, julgue os itens de 64 a 67.
O MRmps - Modelo de referência para melhoria de processo de software compreende níveis de maturidade e um método de avaliação. Neste modelo a maturidade do processo está organizada em duas dimensões: capacidade e processo. A dimensão de processos é baseada na ISO/IEC 12207. A intersecção destas duas dimensões define a maturidade do processo, que no MRmps possui sete níveis de maturidade. O MPS-BR é um projeto que visa a criação e disseminação do MRmps em empresas brasileiras.
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Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.
A métrica de pontos por função serve para, entre outras utilidades, apoiar a gestão de projetos, especificamente no que se refere às estimativas de tamanho do software, medindo o tamanho funcional de projetos de software por meio da quantificação dos requisitos funcionais.
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Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.
As bases de dados históricas contêm medições de projetos que ajudam a estabelecer planos mais realistas, pois algumas das razões para medir software são entender, prever e controlar seu processo de desenvolvimento.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos ao CMMI e APF.
Os tipos de contagem de pontos por função podem ser de projetos de desenvolvimento, projetos de melhorias ou de aplicações, sendo a contagem de pontos por função por estimativa realizada nos estágios iniciais de contagem.
Ciência da Computação - Engenharia de Software - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Na modelagem com UML, qual a finalidade do Diagrama de Sequência?
Representar a estrutura e as relações das classes que servem de modelo.
Descrever a maneira como os grupos de objetos colaboram em algum comportamento ao longo do tempo.
Descrever a funcionalidade proposta para o novo.
Representar o estado ou a situação em que um objeto pode se encontrar no decorrer da execução de processos de um sistema.
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Engenharia de software é uma área do conhecimento voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos objetivando organização, produtividade e qualidade. Ela é composta pelas seguintes camadas:
Análise, desenvolvimento e testes.
Análise, prototipação, implementação e testes.
Objetos, classes e métodos.
Processos, métodos e ferramentas.
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Diagramas são os meios utilizados para a visualização dos blocos de construção da UML, utilizando representações gráficas de um conjunto de elementos que permitem visualizar o sistema sob diferentes perspectivas. Na UML 2.0, os diagramas são divididos em três categorias:
Estruturais, temporais e de instalação.
Estruturais, comportamentais e de interação.
Caso de uso, classes e atividade.
Sequência, tempo e classe.
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Na UML 2.0, é um exemplo de diagrama estrutural:
Diagrama de Transição de Estados.
Diagrama de Caso de Uso.
Diagrama de Classes.
Diagrama de Atividade.
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Práticas utilizadas para obter acesso a informações importantes ou sigilosas em organizações ou sistemas por meio da enganação ou exploração da confiança das pessoas.
Engenharia de Acessibilidade.
Engenharia Social.
Firewall Breaker.
Kerberos.
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