Lista completa de Questões de Ciência da Computação do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.
Entende-se uma organização como um conjunto de processos relacionados cada um com suas atividades, que podem ser desmembradas em tarefas e assim sucessivamente. Por ser uma ferramenta estratégica, o BSC deve contemplar apenas o nível gerencial.
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca do balanced scorecard (BSC), julgue os itens a seguir.
Os mapas estratégicos procuram demonstrar as relações de causa e efeito entre as diversas variáveis do BSC e são úteis para fixar as estratégias a partir das explicações obtidas pelas relações de correlação que emergem do modelo. Entre as técnicas possíveis para avaliar os indicadores, são exemplos a análise qualitativa de dados históricos, de dados de empresas do mesmo ramo, dados de concorrentes e quantitativa de dados de especialistas no assunto (benchmarking).
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Índices representam o padrão de medida dos indicadores, que possuem a desvantagem de não permitir o estabelecimento de metas e critérios de acompanhamento. Deve-se, sempre que possível, usar valores relativos, como, por exemplo, satisfação de clientes (número de reclamações / número de clientes) e produtividade.
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Recentemente vem ganhando destaque a implantação de painéis de controle, que informam os tomadores de decisão acerca da evolução da organização e de fatores críticos para o seu desempenho.
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Uma abordagem multidimensional e hierarquizada dos indicadores pode prover indicadores para o negócio, para seus processos e para as suas atividades e, quanto mais específico for um indicador, maior será seu nível de detalhe e sua frequência de cálculo.
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Enquanto indicadores estratégicos informam o quanto a organização se encontra na consecução de sua visão, os indicadores de produtividade medem a proporção de recursos consumidos com relação às saídas dos processos (eficiência).
Ciência da Computação - Gestão da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a indicadores de desempenho, julgue os itens subsequentes.
Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam determinado fenômeno e são utilizados para medir um processo ou seus resultados.
A partir do momento em que a atuação da TI começou a se envolver com o gerenciamento de valor para o negócio, implementando a Governança de TI, ela começa a se transformar em um parceiro de negócio, possibilitando não só o atendimento das demandas existentes, mas principalmente na criação de novas oportunidades de negócio. Neste estágio, busca-se a total integração entre os processos de TI e os processos do ciclo de vida do negócio, visando melhorar a qualidade dos produtos ou serviços prestados e no negócio. Em relação aos desafios enfrentados atualmente pelos gestores de TI, assinale a alternativa incorreta.
Necessidade de padronização dos serviços de TI independente das necessidades futuras do negócio.
Crescimento do número de usuários e complexidade dos ambientes de TI.
Aumento da pressão para alavancar tecnologia às estratégias de negócio.
Conformidade com normas regulatórias e exigências para redução de custos e riscos.
Um analista responsável pela segurança dos servidores com Apache da sua empresa fez as afirmativas a seguir.
I – As informações do cabeçalho Server: deveriam ser reduzidas ao máximo, pois quanto menos informação for fornecida a um potencial invasor, resguardando as versões específicas do servidor ou dos módulos do Apache que estiver sendo utilizado, menores serão os riscos.
II – O módulo mod_access deve ser utilizado, pois ele permite restringir o acesso aos recursos do servidor baseado nos parâmetros da solicitação do cliente, como a presença de um cabeçalho específico ou o endereço IP ou o hostname do cliente.
III – Para aumentar segurança do sistema, é aconselhável, em ambientes UNIX, utilizar o arquivo /etc/passwd para realizar a autenticação dos usuários no servidor Web ao invés de se realizar esta autenticação através de informações armazenadas em um banco de dados separado.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas
I, II e III.
Sabe-se que SOA é uma abordagem arquitetural corporativa que permite a criação de serviços de negócio interoperáveis que podem facilmente ser reutilizados e compartilhados entre aplicações e empresas. Sobre os princípios básicos da arquitetura SOA é INCORRETO afirmar que
o alto acoplamento entre os serviços é um dos princípios básicos de SOA e define que o consumidor de um serviço deve conhecer os detalhes de sua implementação para que possa reagir de forma rápida quando mudanças ocorrerem.
o princípio de dividir para conquistar é muito conhecido há anos e tem como principal objetivo simplificar os problemas encontrados no dia-a-dia. Assim, seguindo esta ideia, os serviços devem ser capazes de se compor e serem acessados de forma a atender um problema maior.
os serviços devem ser reutilizáveis, ou seja, não devem carregar particularidades técnicas de uma implementação ou regra de negócio específica e devem ser genéricos o suficiente para atender outros projetos.
os serviços devem evitar a alocação de recursos por muito tempo e devem possuir a capacidade de serem encontrados, além de serem autônomos.
todo serviço deve ter um contrato formal que descreve o que o serviço faz e, para tal, padrões de mercado são muito utilizados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...